[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 4 de junho de 2008

DEM e PSDB vão recorrer ao Supremo contra nova CPMF

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A oposição já preparou uma contra-ofensiva à virtual aprovação da nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), batizada de CSS (Contribuição Social para a Saúde). DEM e PSDB preparam uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a contribuição.

"Não vamos aceitar o novo imposto. Isso já é certo. Vamos à Justiça, vamos apelar para evitar que mais uma cobrança injusta ocorra", afirmou o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Maia afirmou que ele e o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), já orientaram suas equipes jurídicas para preparar o recurso que será encaminhado à Justiça. A idéia é aguardar a votação da CSS --prevista para ocorrer na noite de hoje-- e apelar ao STF.

Desafio

Os democratas levantam dúvidas sobre os números que os governistas afirmam ter para garantir a aprovação da CSS nesta quarta-feira no plenário da Câmara. Segundo líderes da base aliada que apóia o governo, há, pelo menos, 280 votos favoráveis.

"Eles dizem ter 280 votos em uma base que tem aproximadamente 400? É muito pouco apesar de garantir a aprovação. Isso quer dizer que eles estão com dificuldades para convencer até os próprios aliados", ironizou Maia.

O DEM prepara para a tarde de hoje uma manifestação intitulada "Feirão da Inflação", na qual, com humor, os parlamentares pretendem atacar os números do governo, criticar o novo imposto e ainda defender que há ausência de gerenciamento para administrar os recursos públicos.

"O governo Lula gasta pouco e mal com a saúde. E, antes, criticava o governo Fernando Henrique Cardoso", disse Maia.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: