da Associated Press, em San Jose (EUA)
Um estudo divulgado nesta quarta-feira (4) pela empresa de segurança McAfee aponta que os domínios ".hk" (Hong Kong), ".cn" (China) e ".info" são os menos seguros para navegação, por estarem muito sujeitos a ataques de pragas virtuais.
Entre todas as páginas testadas pela empresa, 19,2% dos sites com domínio ".hk" foram considerados perigosos ou potencialmente perigosos para os usuários. Entre os ".cn", o índice é de 11,8% e entre os ".info", 11,7%.
Shane Keats, analista da McAfee e principal autor do estudo, afirma que o aumento no número de sites maliciosos com os domínios ".hk" e ".cn" nos últimos anos é causado, em parte, pela melhor coleta de dados feita pela empresa nesses sites e por aparentes lapsos de segurança cometidos por empresas de registro de sites.
"Meu conselho sobre comportamento de navegação é que, se você estiver muito desesperado por comprar Prozac barato e as farmácias terminam com ".cn", não faça isso. Simplesmente não faça isso", afirma Keats. "Encontre outro lugar para comprar o seu Prozac."
O relatório da McAfee foi baseado na análise de 9,9 milhões de sites em 265 domínios que foram testados para códigos maliciosos, anúncios excessivos por pop-up ou fichas on-line de cadastros que são, na verdade, ferramentas para coletar endereços de e-mail para envio de spam.
Entre os domínios mais seguros estão o ".gov", com 0,05% dos sites registrando conteúdo malicioso, seguido por ".jp" (0,1%) e ".au" (0,3%). Um pouco mais de 5% de todos os sites sob o domínio ".com" --o mais popular na internet-- foram considerados perigosos.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário