da Folha Online
O HPV é a abreviatura de "Human Papilomavirus", que significa papilomavírus humano. Causador do câncer do colo do útero, a doença pode ser prevenida por meio de vacina. O vírus pode atingir qualquer pessoa independentemente de sexo, idade ou raça e pode se instalar em diversas regiões do corpo. No entanto, a vulva, ânus e pênis são os locais infectados com mais freqüência.
Segundo o ginecologista Nelson Valente Martins, cerca de 70% dos jovens já entraram ou ainda vão entrar em contato com o HPV, porém nem todos desenvolvem o câncer do colo do útero. Mas é uma doença que exige atenção das mulheres e precisa ser diagnosticada e tratada. Neste videocast, o médico esclarece dúvidas sobre a vacina. Assista aos outros vídeos do programa "Mais saúde".
A prevenção denominada "primária" é dada pela vacina. Martins explica que o ideal é que as pessoas, antes de contraírem a doença, sejam vacinadas. A dose é recomendada em meninas de nove até 26 anos.
O médico ginecologista alerta para o controle da doença. Caso nenhuma medida seja tomada, ele explica que o número de casos poderá dobrar em dez anos.
O videocast é mais um produto gratuito que a Folha Online oferece para seus leitores. O programa é apresentado por Vivian Retz.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário