[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Escritor que inspirou o filme 'Bicho de sete cabeças' morre em SP

Austregésilo Carrano Bueno tinha 51 anos.
Ele estava internado no Hospital das Clínicas.
Do G1, em São Paulo

Morreu na tarde de terça-feira (27), aos 51 anos, o escritor Austregésilo Carrano Bueno. Ele estava internado desde segunda-feira (26), no Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O trabalho mais conhecido de Carrano foi o livro "Canto dos Malditos", que originou o filme "Bicho de sete cabeças" (2001), dirigido por Laís Bodanzky e que tinha Rodrigo Santoro no papel principal.

No livro, Carrano Bueno narrava supostos abusos praticados em centros psiquiátricos em Curitiba e no Rio, dos quais era interno. A obra foi lançada no começo dos anos 90, foi reeditada pouco depois da estréia do filme e teve sua comercialização proibida pela Justiça em 2002, a pedido da família de um psiquiatra. Foi recolhida das livrarias do país e só teve permissão para ser reeditada no ano passado.

Segundo seu relato autobiográfico, Carrano Bueno foi internado aos 17 anos, em 1974, após que seu pai encontrou uma trouxinha de maconha. Ele narra que era submetido a sessões de eletrochoque e a tomar medicamentos fortes, além do relacionamento difícil com os funcionários dos centros em que estava internado.

Como conseqüência dos anos de internação, segundo ele, houve problemas de visão e seqüelas no crânio. Carrano Bueno tornou-se mais tarde um dos símbolos do movimento antimanicomial.

Em outra ação, o hospital Bom Retiro e a Federação Espírita do Paraná entraram com uma ação para que ele não fizesse mais palestras ou desse entrevistas sobre anos em que passou internado em instituições.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: