[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Quadrilha desarticulada no Rio tem 'chefes políticos', diz PF

Ex-governador Garotinho é acusado de formação de quadrilha e deputado é preso por lavagem de dinheiro

Marcelo Auler, de O Estado de S. Paulo


RIO - A operação Segurança Pública Sociedade Anônima, desencadeada nesta quinta-feira, 29, pela Polícia Federal (PF) no Rio, teve por objetivo "desarticular uma quadrilha que atuava no âmbito da secretaria de segurança e tinha um chefe político maior e um segundo chefe político e operacional", explicou em entrevista o superintendente da PF no Rio, Valdinho Jacinto Caetano. Mais cedo, policiais entraram na casa do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PMDB), para cumprir mandados de busca e apreensão. Ele foi denunciado pelo crime de formação de quadrilha armada.

Veja também:

link Entenda a Operação Segurança Pública, que envolve Garotinho especial

link PF prende ex-chefe de polícia do RJ e denuncia Garotinho

link PF entra na casa de Garotinho para cumprir mandado de busca

link As ações da Polícia Federal no governo Lula especial

Nessa manhã, o deputado estadual Álvaro Lins (PMDB-RJ), ex-chefe da Polícia Civil no Rio, durante o governo de Garotinho, foi preso em flagrante, por crime permanente de lavagem de dinheiro. Sua ex-mulher Luciana Gouvêa dos Santos e o atual sogro, Francis Bullos, também foram detidos. Caetano não quis identificar os chefes políticos do grupo.

Dos sete mandados de prisão preventiva, foram cumpridos quatro, sendo que dois dos alvos já estavam presos: Fábio Menezes de Leão, o "Fabinho"; e Jorge Luiz Fernandes, o "Jorginho", que estão recolhidos no complexo penitenciário de Bangu por outras operações policiais.

Foram presos ainda os dois inspetores de Polícia Civil, Alcides Campos Sodré; e Mário Franklin Leite Mustrange de Carvalho, o "Marinho". Segundo a PF, estão foragidos os delegados Ricardo Hallac, que substituiu Lins na chefia da Polícia Civil, e Luiz Carlos Santos, ex-chefe de gabine te de Lins. Também não foi encontrado o inspetor Hélio Machado da Conceição, o "Helinho" que estava preso pela Operação Gladiador, também da PF, em 2007, e que foi libertado na semana passada.

Os outros réus foram denunciados pelos crimes de corrupção, formação de quadrilha armada, facilitação de descaminho (introduzir no País produtos sem pagamento de impostos); e lavagem de dinheiro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: