[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Alma deixa 42 mil sem eletricidade, mas já virou tempestade tropical

Agência AFP

CHOLUTECO - Alma se converteu novamente em tormenta tropical nesta quinta-feira, após atingir o grau de furacão da categoria 1 na escala Saffir-Simpson, informou o Serviço Meteorológico Nacional hondurenho (SMN).

- Alma está a 83 km ao sul da cidade de Choluteca (Pacífico), com ventos de 100 km/h e rajadas de até 165 km/h - declarou à AFP o especialista do SMN Alfredo León Flores, às 17H00 local (20H00 Brasília).

A tormenta tropical tinha se transformado em furacão da categoria 1 na escala Saffir-Simpson na tarde desta quinta-feira, com ventos firmes de 120 km/h, segundo a Comissão Permanente de Contingências (Copeco) de Honduras.

Mais de 800 pessoas evacuadas, 42 mil sem eletricidade, dezenas de deslizamentos de terra e 30 comunidades afetadas é o saldo que deixou até o momento a passagem da tempestade tropical "Alma" pelo Pacífico da Costa Rica, onde se mantém o alerta vermelho.

O último relatório oficial da Comissão Nacional de Emergências (CNE) indica que foram habilitados sete abrigos para o atendimento de desabrigados, enquanto 888 pessoas foram retiradas de suas casas na comunidade de Parrita, província de Puntarenas (Pacífico central).

A tempestade fica no litoral do Pacífico da América Central e é considerado pelos especialistas como incomum, não só pelo mês em que ocorre, mas por sua localização, já que este tipo de fenômenos costuma aparecer no Caribe.

Além disso, é a primeira vez que uma tempestade deste tipo é formada em frente à costa do Pacífico da Costa Rica, segundo relatórios do Instituto Meteorológico Nacional (IMN).

No total, foram registrados vários deslizamentos e bloqueios em 24 lances de estradas, incluindo a Interamericana, que liga San José com a zona sul e que conecta ao Panamá, além de muitas na zona do Pacifico.

Foram reportadas 30 comunidades afetadas nas províncias de Guanacaste e Puntarenas, assim como onze rios transbordados.

Na Península de Nicoya, província de Guanacaste e Puntarenas, foram registradas quedas de postes elétricos e árvores sobre os cabos devido a fortes ventos que castigaram esses lugares.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: