[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Falsa notícia sobre caso Isabella é usada para infectar computadores

E-mail circula com link que pode levar usuário a baixar códigos maliciosos.
Mensagem falsa associa a marca do G1 a uma notícia inexistente do caso Isabella.
Do G1, em São
Foto: Reprodução
Reprodução
E-mail com notícia falsa usa nome do G1 para enganar internauta (Foto: Reprodução)

Um e-mail com notícias falsas está circulando pela internet com o objetivo de fazer o internauta clicar em um link e inadvertidamente infectar seu computador com programas maliciosos.

A mensagem tenta reproduzir a marca do G1 e traz uma notícia falsa sobre o caso Isabella. Como é comum em mensagens fraudulentas na internet, apresenta erros gramaticais.


A notícia falsa incentiva o internauta a clicar no link para assistir ao vídeo, mas o endereço guarda, na verdade, códigos maliciosos que podem infectar o computador e abrir portas para piratas virtuais roubarem dados.


No início de 2008, golpes parecidos usaram notícias falsas sobre o Big Brother Brasil e o apresentador Silvio Santos para infectar computadores de usuários desavisados.

Códigos maliciosos
Os programas maliciosos, que não são capazes de se espalhar sozinhos, facilitam o acesso de piratas de computador ao PC do usuário, permitindo o roubo de informações como dados sobre sua conta bancária.

Esse tipo de ameaça é chamada de phishing scam. Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Clique aqui para aprender a se proteger dos golpes virtuais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: