[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Paraíba confirma primeira morte do ano por superbactéria; hospital contesta


Plantão | Publicada em 14/06/2011 às 20h55m

Paraíba 1

JOÃO PESSOA - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba confirmou, nesta terça-feira, a primeira morte causada pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) no estado, este ano. De acordo com o site Paraíba 1, a vítima é um bebê de cinco meses, que morreu no último dia 7 no Hospital da Unimed, em João Pessoa. O hospital, no entanto, garante que a morte não foi provocada pela KPC.

Por nota, a SES informou que recebeu na manhã desta terça-feira a notificação do hospital constando que a criança apresentava quadro de infecção pulmonar. No dia 11 de abril, segundo a notificação, foi realizado o isolamento da bactéria KPC por secreção traqueal. Porém, as autoridades de saúde do estado da Paraíba só receberam o documento notificando o caso com a data desta terça-feira.

De acordo com o diretor geral da Unimed, Fábio Rocha, do caso do bebê Isaac Magliano Santana era "considerado perdido". Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, ele garantiu que, ao contrário do que o pai do bebê afirmou, não houve negligência e o hospital forneceu todo o atendimento adequado para a criança, disponibilizando todos os especialistas necessários, inclusive geneticistas, e chegou a gastar mais de R$ 400 mil com o tratamento.

No entanto, divergindo da informação passada pela SES, que disse só ter sido notificada da ocorrência da bactéria nesta terça, o hospital informou que já havia comunicado a secretaria sobre o caso desde o dia 30 de abril.

Além disso, a chefe da UTI pediátrica do hospital, Janine Valença, garantiu que Isaac não morreu de infecção pela bactéria KPC. Ela informou que a morte do bebê foi decorrente de uma série de complicações, como atrofia cerebral, problema no metabolismo, que impedia que a criança digerisse proteínas e laringomalácia, má formação da laringe.

- Os esforços foram feitos, mas era um caso extremamente perdido, não dava para corrigir problema de metabolismo com tratamento - disse Fábio Rocha.

No ano passado foram notificados 34 casos da superbactéria com 25 mortes na Paraíba. Para evitar novos casos do contaminação a Secretaria de Estado da Saúde desenvolveu uma série de medidas preventivas.



© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: