[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 24 de março de 2011

impostos : Preço de carro no Brasil é o dobro dos EUA; compare


23 de março de 2011 | 16h33

Sílvio Guedes Crespo

toyota_corolla_gli_18_mecanico_divulgacao.JPG
Corolla 1.8: no Brasil, US$ 39,5 mil; nos EUA, menos de US$ 19 mil (foto: divulgação)

alcides_leite01.jpgO mesmo carro no Brasil custa o dobro ou até mais em comparação com o preço nos Estados Unidos, segundo levantamento feito por Alcides Leite* (foto), colaborador do Radar Econômico.

O Toyota Corolla GLI 1.8 mecânico, por exemplo, sai por R$ 65.959 no Brasil, equivalente a US$ 39.500. Já o consumidor nos EUA paga entre US$ 17.300 a US$ 19.000, a depender do imposto em cada Estado norte-americano.

Com este post, o blog Radar Econômico inicia uma série sobre preços praticados no Brasil e em outros países. Leite pesquisará dados disponíveis na internet e fará os cálculos que permitem uma comparação confiável.

No caso de carros, por exemplo, o site das montadoras nos EUA divulga apenas o valor sem o imposto estadual, enquanto no Brasil os portais mostram o preço efetivamente pago pelo consumidor. Na tabela abaixo, os números se referem ao que o cliente paga nos dois países. Os dois valores que aparecem para cada veículo nos EUA se referem ao que o consumidor paga no Estado com menor e com maior tributação.

Carros sedan médios
Brasil: Toyota Corolla GLI 1.8 mecânico US$ 39.500 (R$ 65.959)
EUA: Toyota Corolla 1,8 mecanic US$ 17.300 a US$ 19.000
Brasil / EUA = 2,08 a 2,28 vezes
Brasil: Honda Civic LXS 1.8 mecânico US$ 39.916 (R$ 66.660)
EUA: Honda Civic DX mecanic US$ 15.805 a US$ 17.385
Brasil / EUA = 2,30 a 2,53 vezes
Brasil: Nissan Sentra 2.0 L mecânico US$ 31.736 (R$ 53.000)
EUA: Nissan Sentra 2.0 mecanic US$ 15.550 a US$ 17.105
Brasil / EUA = 1,86 a 2,04 vezes
Carros sedan superiores
Brasil: Hyundai Azera GLS US$ 50.898 (R$ 85.000)
EUA: Hyundai Azera GLS US$ 25.495 a US$ 28.044
Brasil / EUA = 1,81 a 2,00 vezes
Carros SUV médios
Brasil: Toyota RAV4 2,4L 4-Cil US$ 54.491 (R$ 91.000)
EUA: Toyota RAV4 2WD 2,5L 4-cyl US$ 22.025 a US$24.000
Brasil / USA = 2,27 a 2,47 vezes

Nas próximas semanas, Leite fará comparação de outros modelos de carros e também de produtos como roupas, eletrônicos e tarifas de transporte público.

O leitor pode participar, por meio de comentários abaixo, com sugestões de mercadorias a serem analisadas e com informações sobre preços verificados em outros países.

Alcides Leite, colaborador do Radar Econômico, é professor de economia na Trevisan Escola de Negócios e inspetor-analista concursado do Banco Central. Autor de “Brasil: A trajetória de um país forte”.

OBSERVAÇÃO: O Estadão não aceita comentários em que predominam letras maiúsculas.

Tópicos relacionados

174 Comentários Comente também
  • 23/03/2011 - 16:50
    Enviado por: Joao

    Os preços seriam justos se ninguem comprase carro só pra se aparecer

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 24/03/2011 - 00:10
      Enviado por: Carlos Ferreira

      Prezado João,

      Vc é o cara!!!!!!, mas da próxima vez vê se nos ajuda com um comentário que construa alguma posição. Quem sabe você não nos diz o que realmente pensa e não essa babozeira.

    • 24/03/2011 - 00:31
      Enviado por: Samarkand

      Carros como Corolla e Civic no exterior vem de série com side-bags e outros dispositivos de segurança que não são incluídos nas versões nacionais.

      Levando-se em consideração que o custo da montadora é menor do que o preço sugerido de venda (MSRP em Inglês) e que hoje em dia é comum ver descontos nos EUA de 2 a 4 mil dólares sobre o MSRP, com financiamento em 60 meses a zero de juros, não só os importados poderiam estar custando uns 20% a menos aqui como os nacionalizados DEVERIAM também estar mais baratos.

      E não se esqueçam que os importados do México – Fusion, Accord, etc – pagam ZERO de imposto de importação, portanto mesmo com nossos já altos impostos o preço final contém muita ganância das montadoras.

      Quer que o preço dos carros baixe aqui? Fácil… compre o carro que vc precisa, não o que impressiona os vizinhos, e faça toda a manutenção periódica; fique com ele por dez anos antes de trocar.

      Ar condicionado? ABS? Direção Hidráulica? Sim, compre um carro com tudo o que te dê mais prazer de uso e segurança, assim vc fica com ele mais tempo sem querer trocar e o investimento se dilui ao longo dos anos.

      Cuide bem do carro, é um bem que custa muito; por exemplo faça as trocas de amortecedores junto com troca de buchas, guarnições etc da suspensão, assim o carro roda gostoso por mais tempo, mais uma vez prolongando o prazer de uso… sai mais barato fazer a manutenção do que comprar um novo.

      Troque os pneus na hora certa e por bons pneus, nada de porcaria barata que roda mais duro, freia pior e dura menos.

      Rodei 11 anos com meu carro anterior e o mantive bem; com a economia de não ter trocado de carro antes – por outro similar – pude trocar por modelo melhor e mais luxuoso, que pretendo manter por mais dez anos.

  • 23/03/2011 - 17:04
    Enviado por: vitor souza

    E ainda vale resaltar que os carros dos EUA, não podem nem comparar com os nossos em relação a seguraça e qualidade. Qual justificativa para essa disparidade? Será que os salários de lá são baixos como da China ou os impostos?

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 22:05
      Enviado por: Kurt Zirk Huitts

      Vitor, não estou aqui para defender os interesses de montadoras e suas margens de lucro, mas, se levarmos em consideração carros como o Corolla ou o Civic, veremos que a qualidade e a segurança são praticamente as mesmas. Já na questão do preço, podemos comparar o seguinte :
      Na importação de um carro “acabado”, com motor à gasolina com capacidade entre 1500cc e 3000cc seremos obrigados a incluir :
      35% de Imposto de Importação
      25% de IPI
      3% (aprox.) de custos portuários
      12% de ICMS
      11,6 % de PIS/COFINS
      Lembrando que os impostos são cobrados em cascata e que não está computado o lucro da operação, que incide diretamente sobre o ICMS, IPI, PIS/COFINS e precisam ser calculados “por dentro”. Não vou falar sobre o Imposto de Renda da operação. Chega-se facilmente a dobrar o preço inicial.
      Obs.: as alíquotas foram obtidas a partir de informação da Receita Federal

    • 23/03/2011 - 22:35
      Enviado por: Oseias

      Creio que a comparação deve ser feita, com algum modelo produzido no Brasil.
      Inserir os impostos de importação só mascaram o valor. Carros produzidos no Brasil não têm impostos tão elevados.

      Por exemplo:
      EUA: Toyota Corolla 1,8 mecanic US$ 17.300 a US$ 19.000

      US$ 19.000 x 1,6605 = R$ 31.548,55

      Podemos superestimar este valor, já que os impostos no Brasil são maiores que nos EUA.

      R$ 31.548,55 + 20% = R$ 37.858,26

      Com este valor, que carro compraríamos no Brasil?

      O que justifica um Vectra custar a partir de R$ 58.364,00?

      Se comprarmos com os carros populares, a discrepância aumenta. Não entendo o porque, já que estes são os mais vendidos, portanto deveriam ter preços mais baixos…

    • 23/03/2011 - 23:59
      Enviado por: Rosa Close

      Sao os impostos altissimos, imorais que o povo brasileiro paga e nao reclamam. Um carro + – tipo Santana da Wolks aqui NOVINHO – seguro, completo, esta saindo por menos de US$16 mil, eu sei porque estou de olho em um deles! Os gols da Wolks no Brasil esta um preco absolutamente VERGONHOSO em comparacao. O mesmo e para a gasolina aqui que e 50% mais barata e consertos/manutencao de rodovias ja esta incluidos no imposto da gasolina. Enquanto que ai se paga imposto da gasolina altissimo e os pedagios que e a maior roubalheira! Brasileiros, voces nao tem a menor ideia de quanto SAO EXPLORADOS!

    • 24/03/2011 - 00:28
      Enviado por: Carlos Ferreira

      Kurt,

      Com certeza você tem razão sobre os impostos, quase tudo certinho, com alguns pontos para te ajudar:
      1) vc sabia que os carros apresentados na notícia são, em geral, produzidos em países sob acordo de tarifas especiais.
      2) Argentina (Mercosul) e México (NAFTA)são parceiros estratégicos para o nosso país e em função disso contam com redução de certos impostos, quando negociam conosco.

      Assim, os carros deles chegam aqui sem o conjunto total de impostos e até onde já li na imprensa especializada, exemplo o Fusion, apenas para citar um deles, com preços muito abaixo disso que vc calculou e com uma taxa de marcação extremamente elevada pra essas empresas.

      Portanto, até onde se sabe, os preços no Brasil são altos, em parte por conta dos elevados impostos, mas também por conta dos lucros das montadoras – que por aqui são os melhores do planeta.

  • 23/03/2011 - 17:11
    Enviado por: Rafael Zardo

    Caro amigo, seguem alguns exemplos de modelos da ford

    Edge
    Brasil – R$ 140.000 – U$82.500
    EUA – R$ 46.000 – U$27.000

    Fusion
    Brasil R$ 80.000 – U$ 47.000
    Eua R$ 34.000 – U$ 20.000

    Focus
    Brasil R$ 51.000 – U$ 30.000
    EUA R$ 28.000 – U$ 16.500

    É duro viver aqui no Brasil e gostar de carros de verdade…

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 18:37
      Enviado por: luiz carlos

      Estes anuncios só para nos deixar mais revoltados. Os FDP´s dos Politicos roubam e sempre pagaremos mais e mais imposto o povo é burro e não faz nada. SEM PENSAREM NÃO TEMOS NADA “CARRO” SE NÃO PAGA IPVA E SEGURO NÃO É NOSSO “CASA” SE NÃO PAGARMOS IPTU JÁ ÉRA, NOSSSOS BENS NA VERDADE SÃO ALOCADOS. TEMOS QUE PAGAR PARA ELES GASTAREM

    • 24/03/2011 - 00:38
      Enviado por: Carlos Ferreira

      Zardo,

      Todos os carros que vc comentou são produzidos nas fábricas da Ford fora do Brasil.
      1) Edge importado do Canadá – sem tarifas especiais
      2) Fusion importado do México – com isenção de tarifas
      3) Fusion importado da Argentina – com isenção de tarifas

      Você pode ver que a Ford não tem uma estratégia muito boa em relação a esse carro por aqui. Mas, nos demais ela joga bruto, pois há muito lucro nisso, uma vez que, embora ela receba as isenções, não nos repassa as mesmas e embolsa a diferença.

      Assim, para usar uma expressão cara pra todos nós, a gente tá sendo roubados por essas montadoras. Basta ver a imprensa especializada.

  • 23/03/2011 - 17:12
    Enviado por: Maurício Pupo

    Fantástica a idéia. Roupas é um escândalo… Pagamos $ 300 paus uma calça jeans qualquer nota aqui, e na Espanha pago R$ 60 pela mesma coisa. Dá 10 vezes o preço em muitos ítens.

    Comparem ISSO:
    - café ao lado do rio Sena, em Paris: € 2 euros. Em SP: R$ 5,50 no Fran´s Café.
    - bota de couro em Paris, linda: € 55 euros (R$ 120 em média). Em SP: R$ 500 em média… 5 vezes mais.
    - jaqueta de couro na Espanha, linda: € 250 euros. Em SP: R$ 1600, 2.000 às vezes… 4 vezes mais.
    - pacote de bolacha importada Lindt: R$ 20 aqui, e € 2 na Holanda. 5 vezes mais no BR.

    Botem a boca no trombone mesmo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 18:17
      Enviado por: Agostinho Lopes

      Vale a pena mesmo fazer comparações:

      Numero de ladrões, corruptos e desonestos por 1000 habitantes:
      No Brasil: Tende ao Infinito
      Resto do mundo: Concerteza bem menos
      rsrsrsrsrs

    • 23/03/2011 - 21:00
      Enviado por: Leila

      Porque vc ñ vai morar lá!!!!!!! kkkkkkkkkkk

    • 23/03/2011 - 21:00
      Enviado por: Pérsio Lopes

      Isso só vai mudar quando houver investimentos massiços em educação. Enquanto existirem pessoas que escrevem “concerteza”, por exemplo, as coisas no Brasil não irão melhorar.

    • 23/03/2011 - 21:18
      Enviado por: Kurt Zirk Huitts

      Precisa mesmo de mais investimentos do que o Persio imagina. “O roto fala do rasgado”. Escreve-se MACIÇOS.

    • 23/03/2011 - 21:28
      Enviado por: Peres

      Pérsio, acho que a carapuça serve para você também. O erro que cometeu em “massissos” é igual “concerteza”.

  • 23/03/2011 - 17:15
    Enviado por: Alex

    Caro colega pq vc não muda pra la e passa a andar de carrão todo santo dia!

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 18:31
      Enviado por: Leonardo

      Espera aí, amigão. Pelo jeito você está defendendo o abuso dos preços praticados no Brasil? Você é dono de concessionária? É dono de loja de roupa? Vai VOCÊ morar lá fora e veja o que tu ganha com a sua canalhice por lá. Empresário brasileiro, com honrosas exceções, é um rato de terno e gravata. Quero ver um desses se estabelecer num país civilizado e competir mesmo, formar preço, administrar, etc.

    • 23/03/2011 - 18:58
      Enviado por: edmundo

      Sr Alex.
      Eu não consigo acreditar em um comentário como o seu.
      O Brasileiro é acostumado a aceitar as coisas como cordeiro, sempre.
      Quando alguém começa a mostrar isso, vem o Sr. e o critica?
      Não consegue entender que a reclamação dele favorece a todo mundo inclusive ao Sr. mesmo?
      Como jurìdicamente se diz, Vossa Excelência é uma anta!

    • 23/03/2011 - 21:40
      Enviado por: Paulo Wotz

      É por existirem pessoas que pensam como você (ou melhor, não pensam) é que nosso pais está nesta situação. Ou você é ignorante da nossa realidade política ou um egoísta abastado que só pensa em si mesmo! Lamentável!!

    • 23/03/2011 - 21:58
      Enviado por: ronaldo

      Com comentarios como o seu vemos como é bom ser politico brasileiro…..santo Deus……”quem não estiver satisfeito que se mude”…..putz…

  • 23/03/2011 - 17:20
    Enviado por: adriano

    40% dos carros brasileiros sao impostos e taxas,e pior esses impostos que sao verdadeiros roubos a sociedade,nao retorna para a sociedade e sim para pagar funcionalismo publicos e seus aposentados,e de obras corruptas qu enunca saem do papel,enquanto falta de tudo em hospitais onde a populaçao e tratada como lixo!!!calma que a onda de revoltas esta na libia ainda…

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 21:59
      Enviado por: Alberto S.

      Meu caro Adriano, a grana que escoa pelos ralos tributários deste país vai mesmo é para os paraísos fiscais do senhores feudais deste país, os políticos. Mesmo que os números divulgados (os divulgados) impressionem, porque chegam a bilhões, a conta com aposentados do serviço público neste país está longe de fazer cócegas na montanha de dinheiro arrecadado (na cifra de trilhão e meio). Se liga.

  • 23/03/2011 - 17:22
    Enviado por: adriano

    40% dos carros brasileiros sao impostos e taxas,e pior esses impostos que sao verdadeiros roubos a sociedade,nao retorna para a sociedade e sim para pagar funcionalismo publicos e seus aposentados,e de obras corruptas qu enunca saem do papel,enquanto falta de tudo em hospitais onde a populaçao e tratada como lixo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 17:24
    Enviado por: Ana Pinto

    Não é só nos EUA, no meu país,Guatemala, todos os carros são importados, não existe montadora e ainda assim são muito mais baratos do que aqui no Brasil. É como uma tia minha falou: Sabe onde vendem os sapatos brasileiros mais baratos?? Em Miami!!!. É a alta carga impositiva.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 18:32
      Enviado por: Leonardo

      Será que é só imposto? Faça as contas.

    • 23/03/2011 - 21:23
      Enviado por: Kurt Zirk Huitts

      Definitivamente, não é só a escorchante carga tributária. Há de se somar o absurdo “custo Brasil”.

    • 23/03/2011 - 21:27
      Enviado por: Jesus

      @Leonardo: Sim, em grande parte é o imposto. 60% de imposto de importação; se o automóvel tiver 1 chip importado, uma peça de plástico da China, já começa a encarecer. Isso é só a importação. O Brasil cobra imposto sobre imposto: existe o imposto porque o produto é industrializado, já pago esse imposto, ao vender, a montadora paga ICMS, e o que sobrou de dinheiro ela ainda tem que pagar imposto de renda. Mas a empresa não recebe e envia dinheiro em espécie, então ela ainda tem que pagar IOFs. E para pagar funcionários vem mais imposto. E depois as lojas ainda pagam novamente ICMS no local de venda.

      Faça você as contas com os EUA, onde os impostos de importação não chegam a 6%, e não existe a maior parte desses impostos, só o equivalente ao ICMS nos estados e o imposto de renda.

      A diferença é brutal; quase 35% do PIB brasileiro é imposto, acima da maioria dos países ricos, com excessão dos escandinávios.

    • 23/03/2011 - 21:37
      Enviado por: Jesus

      Ah, eu ainda esqueci do seguinte: nos EUA não existe IPTU ou IPVA, entre vários outros impostos que o Brasil tem. Então veja assim: a montadora, a loja, todas tem que pagar também o IPTU. Tudo isso encarece a operação do negócio, porque muito dinheiro tem que ser deixado para as diversas esferas do governo.

      É parte fundamental da razão do Brasil ser colocado como uma das piores economias do mundo no quesito de “facilidade de manter um negócio” (“easiness of doing business”).

    • 23/03/2011 - 22:17
      Enviado por: Sebastiao P Nunes, San Salvador, América Central

      É isso mesmo, Ana, vc tem razao. Moro em San Salvador e se paga precos similares aos de Guatemala, ou aqui, tirando do jornal de hoje, EL DIARIO DE HOY: Hyunday Santa Fé: $28,000; Hiunday I-10: $ 8,500; Elantra: $ 22,000; Accent: US$ 12,000; Tucson: $23,000; Corolla Automatico Top de linha: $24,500 — tudo financiável em 72 vezes e juros de 1.6% aa.
      Carros no Brasil sao caros porque se paga um exagero em imposto para poder manter o status quo dos políticos brasileiros que custam em media 20 vezes mais que seus similares britânicos ou 40 vezes mais que os similares suecos. Que país é este??? Despertem, compatriotas! Saludos…

  • 23/03/2011 - 17:26
    Enviado por: W. Rizzo

    Some-se a esse valor o dos juros, uma vez que mais da metade dos carros comprados no Brasil são financiados, quando consegue quitar o carro, o brasileiro acaba pagando de 4 a 5 vezes mais que o valor dos EUA.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 17:29
    Enviado por: W. Rizzo

    Não consigo achar ninguém que admita ter votado no Tiririca.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 17:41
      Enviado por: Jorge

      Eu não votei.
      Eu votei na Luiza Erundina.

    • 23/03/2011 - 18:34
      Enviado por: Leonardo

      Eu também votei na Luíza Erundina, com muito orgulho. Foi uma ótima prefeita e não ficou milhonária no poder.

    • 23/03/2011 - 18:36
      Enviado por: Haroldo Lago

      Eu votei! E sabe por que? Um congresso que tem Sarney, Color, Renan, Marta, João Paulo, Romário e ‘et caterva’, e que já teve Lulla, Palocci, Clodovil e etc não passa de um circo e sendo assim, faltava o palhaço. Agora não falta mais! Ou vai me dizer que errei e que deveria ser um eleitor consciente? Heim?!

    • 23/03/2011 - 18:42
      Enviado por: Leonardo

      Com a falta de noção do povo e o sistema político que está aí, meu caro, vamos ter Tiriricas por muitos anos.

    • 23/03/2011 - 22:52
      Enviado por: Oseias

      Sarney, Color e Marta são senadores. Portanto eles estão no SENADO e não no CONGRESSO, junto com o Romário e Tirica. Teria sido pior se você tivesse votado no dito cujo para senador, pois assim você teria dado o emprego para o incompetente por oito anos.
      Pior do que estava, ficou, quando você e um monte pessoas irresponsáveis votaram nesta criatura. Devemos lutar para reduzir o número de palhaços no poder público, e não aumentar. Palhaço é necessário. Mas seu lugar é no circo.

  • 23/03/2011 - 17:34
    Enviado por: Alberto

    Imagino que os impostos tenham uma parcela de culpa grande na diferença de preços. Mas não toda. Segundo várias reportagens (pesquisem “preço carro caro brasil eua” no google), as montadoras no Brasil tem margens de lucro mais altas que em outros países.
    Somado a isso ainda temos a diferença no poder aquisitivo entre EUA e Brasil. Ou seja, efetivamente, os preços aqui são maiores que 2x os dos EUA.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 17:49
      Enviado por: Andre

      Na verdade as margens praticadas pelas montadoras no Brasil são absurdamente maiores.
      Já li vários comparativos de preços ressaltando isso.
      Óbvio que os impostos pesam no preço, mas não é só isso.

    • 23/03/2011 - 18:05
      Enviado por: kuki

      Este fato é verdade Alberto. E pior ainda nos importados de luxo, cuja margem do importador é maior ainda.
      Acredito que as revisoes no eua tambem sejam mais baratas que aqui. Ja viu revisao custar 200 reais a hora? Preco de consulta médica para um “trocador de pecas” (nao sao mecanicos) olhar para seu carro e trocar um oleo ou filtro.
      Outro detalhe: Voce ja viu preco de automovel baixar, mesmo em epoca de crise?

  • 23/03/2011 - 17:45
    Enviado por: Jorge

    Se nossa economia movimentasse a quantidade de dinheiro que eles movimentam, os impostos poderiam ser bem mais baixos. E se eles tivessem a carga tributária que nós temos, não movimentariam aquela quantidade de dinheiro. E agora? Ovo ou galinha?

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 18:37
      Enviado por: Leonardo

      Alguém tem que começar a mudar isso. E quem deve fazê-lo é o consumidor, com um mecanismo simples e muito usado pelo americano: o boicote.

    • 23/03/2011 - 21:29
      Enviado por: Jesus

      @Leondaro: a melhor solução não é deixar de comprar carros, convenhamos…

    • 23/03/2011 - 21:34
      Enviado por: Jesus

      @Jorge: a questão é que a maior parte da ecnomia do Brasil é estatal; é muito diferente de um país rico como os Estados Unidos, onde mais de 76% da economia é da iniciativa privada. Os dois maiores bancos desse país são do governo; as maiores empresas são todas do governo devido a uma mentalidade retrógroda de que elas são “estratégicas”, e o próprio governo brasileiro custa caro, de fato, um dos mais caros do mundo. Não tem como baixar imposto se o objetivo da coleta de imposto é garantir que a Câmara dos Deputados e o Senado tenha um orçamento de 8 bilhões de reais, maior que o orçamento de muito minstério. E mesmo o dinheiro que chega em órgãos como os ministérios e secretarias, a maior parte é para pagar salário de burocrata, e não o serviço final. É por isso que o MEC gasta mais com educação no Brasil, em dólares, do que o governo do Canadá, e o salário do funcionário público de alto cargo político brasileiro é equiparável ao canadense, mas o salário do professor da escola pública no Brasil é 1/4 do salário do professor canadense. Em países ricos, a maior parte do dinheiro vai para o serviço, porque há pouca ou nenhuma burocracia.

  • 23/03/2011 - 17:47
    Enviado por: mario

    Completem as comparacões com a enorme distância entre o imposto do tipo IPVA, que por aqui é um verdadeiro assalto aos proprietários de veículos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:00
    Enviado por: Erica

    Adorei a iniciativa. Morei dois anos dos EUA e vi que a diferença de preços são exorbitantes em várias setores. Eletrodomésticos são os que mais me chamavam a atenção, seguido de eletrônicos e roupas. O preço da educação também é bem mais barato. As mensalidades de faculdades e cursos de pós são mais baratos do que aqui. Outro detalhe são as tais ‘promoções’ das lojas. Lá, os produtos em promoções podem chegar a ter 95% de desconto. Aqui, essas promoções nsão apenas para Inglês ver!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:00
    Enviado por: Mario Jungi

    Pera aí, eu só vi carros japoneses e coreanos na matéria. Por acaso a fábrica da Ford, GM e Chrysler fecharam?

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 18:59
      Enviado por: Luiz AG

      Não, apenas os modelos das outras montadoras estão defasados tecnologicamente, o que nem tem como comparar.

  • 23/03/2011 - 18:04
    Enviado por: Luca

    Os precos praticados no Brasil sao absurdos!

    Morei por 15 anos no Japao e Sao Paulo é mais cara que Tokyo!

    Roupas roupas de marcas como Diesel, Polo Ralph Lauren, Armani sao para os muito ricos com precos que chegar a ser 10 vezes mais caras…

    Internet a cabo por fibra otica 100 mega equivala a R$40,00 …

    Um Honda Fit Hibrido por U$ 16.000,00

    Nao ha desculpa para nosso precos absurdos!
    Nao pago e nao compro !

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:06
    Enviado por: Ricardo

    A desculpa dos impostos não é suficiente. O imposto lá nos EUA é menor, mas existe; fica entre 5% e 10%. Aqui gira em torno de 40%-50% do valor do carro. Isso justificaria que o carro no Brasil custasse até uns 50% a mais do que lá, e não 150% como em alguns casos.

    Essa diferença acontece principalmente porque as montadoras decidiram que no Brasil se vende carro caro. É um oligopólio, as montadoras praticam o preço que quiserem.

    Prova disso é que, apesar dos prejuízos anotados em vários países nos últimos anos, no Brasil as montadoras não param de lucrar.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:09
    Enviado por: luidi

    Absurdo………..

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:10
    Enviado por: RD

    - Mudar de país para ter carrão?
    Mude de impostos, aqui mesmo, e tenha seu carrão. Libere a importação com impostos baixos para ver como a indústria entra rapidinho na linha…

    - Comprar carro para aparecer deixaria o carro mais caro?
    Na realidade, se mais gente comprasse carros por qualquer motivo, para aparecer, ou até mesmo para destruí-los, o maior volume de carros poderia reduzir (um pouquinho) o custo de produção. Já comprar carros sem saber o valor do dinheiro, pode fazer o comprador pagar caro demais. Por isso a reportagem acima é útil, informando o leitor do tamanho da roubalheira de impostos e sobrepreços de fabricantes.

    - Se nossa economia fosse maior, teríamos menos impostos?
    Não reduzirão enquanto governos populistas como os nossos continuarem arrecadando dinheiro para torrarem em corrupção e cabides de empregos, sem retorno social, e a cultura da população não evoluir, votando por mérito de programas e cobrando pessoalmente os resultados.
    Nos EUA a cultura sempre foi de livre iniciativa, e menor interferência governamental, desde o século 18. Provavelmente por isto tenha crescido tanto.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:13
    Enviado por: CORREA

    Sr. Alcide Leite, gostaria de ter as comparações de tributação para os veículos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:15
    Enviado por: Renato

    O engraçado é que muito brasileiro acha que esses carros são carrões por aqui (eu moro nos Estados Unidos).

    O preço do carro no Brasil é muito mais alto por duas razões óbvias:
    1. Imposto
    2. Falta de vergonha na cara (das montadoras e concessionárias)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:16
    Enviado por: mat

    O honda city é produzido no Brasil com itens de série que não tem para os brasileiros e exportado para o México. O carro chega lá para o consumidor por U$23.000.00. Governo ladrão dar nisso. IPVA e outros tantos impostos embutidos no preço do automóvel seriam para voltar em forma de benefícios para a população como estradas seguras.
    Brasileiro foi feito para sofrer.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:17
    Enviado por: Amir

    O grande problema são as montadoras, se escondem atrás dos impostos, mas esquecem de dizer que as maiores margens de lucro são aqui no Brasil, e aumenta o valor bruto dos impostos pois o valor é cobrado em cima do total (veículo+lucro da montadora). Não caio mais nesta conversa de que carro no Brasil é caro só por causa dos impostos, é a mesma tática suja dos cartéis de combústíveis…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:17
    Enviado por: Durval Clementino Filho

    O que observo é que deveria se fazer uma comparação, entre os preços de agora e os de alguns anos atrás, já foi pior, em 2003 com o dolar a R$ 4,00, um carro popular custava uns R$ 20.000,00, hoje custa R$ 25.000,00 com o dolar a R$ l,70, e além do mais, para muitos que querem artigos com empregos no exterior, tem que arcar sim com o valor maior, compremos os nossos produtos, valorizemos o que se produz aqui, use perfume do Boticário, Natura, tênis nacionais, roupas nacionais, o que é de fora, inclusive os carros, são para enriquecer os além mar, nós não temos “industria nacional de veículos”, isso é inverdade,paremos e pensemos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 24/03/2011 - 00:00
      Enviado por: Luca

      Me recuso a pagar por um perfuma Natura ou Boticario o mesmo preco que um Chanel, Gucci ou Prada! Isso eh absurdo!
      Roupas feitas com tecidos ordinarios mal acabadas que desmancham na primeira lavada … Por precos superiores a grifes francesas… kakakaka Bela industria nacional …

  • 23/03/2011 - 18:19
    Enviado por: Adriano C. Teixeira

    Senhores, para que ir tão longe ? Passem pela Argentina, atravessem a cordilheira e desembarquem em Santiago do Chile. Os preços de muitos carros lá também são metade do preço daqui. a comparação fiuca mais justa por que o Chile não tem indústria automobilística, então todos são importados.
    Mas no Chile existem ainda outras coisas interessantes : 1 – se o carro custa a metade, posso dizer que o seguro e o IPVA também custam, estou certo ? Se o imposto e o seguro são proporcionais ao valor do carro… 2 – para licenciar um carro novo, acreditem, não é piada. Você compra o carro e paga o licenciamento (o IPVA no ato da compra você não paga, afinal o carro já vem com impostos), quando você vai retirar o carro eles lhe dão duas placas de papelão, uma você coloca no painel dianteiro do carro e o outro você fixa na parte interna traseira do veículo, dependendo do modelo, vai no vidro no bagagito, e pode rodar o país inteiro com isso. Passada uma semana você volta à concessionária e recebe as duas placas e 4 parafusos. LACRE É COISA DE PAÍS QUE ACREDITA QUE TODO CIDADÃO É BANDIDO. Você mesmo instala a placa.Como sei isso ? Minha esposa é chilena, em 2008 quase me mudei para lá e fiz estes levantamentos. Detalhe o mesmo vale para quase tudo, eletrodomésticos, roupas, tênis, etc… Depois querem mais impostos para a saúde ???

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:20
    Enviado por: Felipe

    Se ainda fosse somente impostos e custos de importação! Esse final de semana eu e meu pai após vermos o custo do A1 na Alemanha e o preço que será praticado aqui chegamos a conlusão que mais de 1/3 do preço do carro é margem de lucro. Detalhe: o carro custará 90.000 no Brasil. Ou seja, não é apenas uma mera questão de logística e tributação.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:20
    Enviado por: Marcelo dos Santos

    E mesmo custando caro não há mais espaço nas ruas para mais automóveis. Imagine se fosse barato.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 20:58
      Enviado por: kuki

      Aqui o problema é outro. Se tivessemos transporte publico de qualidade, a maioria deixaria o carro em casa.

  • 23/03/2011 - 18:20
    Enviado por: Arthur Schulz

    Bom Jorge se os EUA tivessem a nossa carga tributária não seriam a 1a economia do mundo… Com relação aos exemplos de carro importados, neste mesmo jornal foi anunciado o lançamento do AUDI RS3 no Brasil por “apenas” R$ 290.000,00. O mesmo carro na Alemanha é vendido por € 50.000,00 (R$ 120.000,00). Se aplicarmos a esse valor a alíquota de 35% sobre carros importados chegamos ao preço de R$ 162.000,00. A diferença ao preço que será aplicado aqui é exatamente o valor original. Perverso não? Compre 1 e pague 2…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:22
    Enviado por: Cicero

    Pesquisem sobre som (denon, b & w, energy – citando os baratos).

    Além de não venderem por aqui (somente importando), o preço chega a ser 5X maior (com imposto de 60%).

    Aqui só tem sony. Não dá nem pra comparar (exaudi não conta. é artesanal e não consegue ter preço).

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:27
    Enviado por: Argemiro Sifuentes

    Olá articulistas.
    Vocês tem a informação da carga tributária para carros nos Estados UNidos? Acho que seria necessario para compararmos adequadamente os preços.

    Grato.
    Argemiro.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:28
    Enviado por: daniel

    é uma barbaridade o povo brasileira esta sendo roubado, compara os preços com os carros da españa… o sector automotivo do brasil é uma verdadera vergonha as montadoras estao facturando muito nas costas dos brasileiros ….povo vamos acordar …parem de comprar esses lixos sem airbag de serie,nem direçao ,ar acondicionado acorda brasillllllllll

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:28
    Enviado por: Tetsuo Shimura

    Adicione-se à carga tributária os custos Brasil. Imaginem os custos envolvidos para entregar um veículo Fiat fabricado em Betim – MG até S. Paulo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 18:38
      Enviado por: Leonardo

      Agora imagina os custo de se fabricar um carro em Detroit e entregá-lo no Alasca…

  • 23/03/2011 - 18:29
    Enviado por: Harlei Fatturi

    Não é à toa que tantas montadoras querem instalar-se no Brasil. As maiores margens de lucro são praticadas nestas paragens. As fábricas de automóveis de outros países soltam foguetes atingindo margens de lucro entre 5 e 10% de retorno sobre o investimento. Aqui, passa dos 100%, só não evidecnidas nos balanços e demonstrativos financeiros por uma série de manobras contábeis e fiscais que também só são possíveis em terra brasilis.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:33
    Enviado por: Lothar

    O brasileiro também poderia ser um pouco mais crítico na hora da compra. Óbvio que existe uma ineficiência tributária gigantesca no Brasil (a ponto de um carro fabricado aqui ser mais barato fora do que aqui dentro), fazendo com que os custos no nosso país se inflem. Porém, quantos produtos são excessivamente caros só porque nós carecemos de critério para comprar e estivemos dispostos a pagar qualquer preço?? Que motivação os canais de distribuição vão ter em ser mais eficientes se o cliente final vai pagar qualquer preço de qualquer maneira?? Acho que muito dos preços abusivos no Brasil poderiam ser minimizados por nós mesmos se formos consumidores mais maduros.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:36
    Enviado por: Lisandro Fiorentino Rodrigues

    Nada tenho contra o capital internacional,dependendo da dose, não dosamos e agora pagamos altos preços.

    As montadoras e fabricantes de auto peças dominaram o mercado por culpa única dos brasileiros.
    Agora pagamos o preço por nossa acomodação história em entregar o País e a nossa economia para não nacionais.

    Ainda vivemos em um País que “pensa” somente no futuro, quando tal tempo parece que vai chegar surge novamente a frase:

    Vivemos em um País que vai ter futuro, sem percebermos que tal momento nunca chega.

    Somente temos esperança que um dia quando o futuro chegar tudo vai dar certo.

    Enquanto o futuro não chega vamos financiando os dominantes.

    LFR.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:39
    Enviado por: Marcelop

    A notícia seria bem mais completa se fose aprofundada. Fazer uma pesquisa na internet e publicá-la fica muito vago. O que mais importa ficou de fora. Porque essa diferença de preço? Impostos, Margem de Lucro, Falta de concorrência, etc… O que será que vai acontecer quando os carros chineses chegarem? Se souberem aproveitar a oportunidade e melhorar a imagem da qualidade duvidosa com certeza os preços despencam…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:42
    Enviado por: Getulio Galvão dos Santos

    Quanto o imposto subio nos ultimos anos? O preço do carro nos Estados Unidos é barato porque o governo não pode pagar bolsa família para o povo. Daí o povo não tem dinheiro para comprar carro. Aí o preço tem que baixar. Nós no BRASIL não temos este problema.CONCORDA UO NÃO!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:42
    Enviado por: luiz carlos

    Quando os Brasileiros irão acordar e deixar de sustentar o Governo. A Libia e outros Paises no ensinam. Deputados danças a dança da pizza e tão ai, fogem com dinheiro na cueca e estão ai. aqui tudo se pode

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:45
    Enviado por: Cesar

    Ganância do governo brasileiro!! O que falar então do preço da gasolina e do álcool. O governo subsidia o álcool com o dinheiro do consumidor enriquecendo uma dúzia de usineiros. Cada litro de gasolina possui, obrigatoriamente 25% de álcool implicando em maior consumo de combustível e manutenção.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:46
    Enviado por: Marcio

    É por isso que sou revoltado. Possuo o perfil idel para os mercenários donos do dinheiro, que me habilitam a conseguir bons financiamentos e adqurir meu carro zerinho, mas sigo andando em minha carroça. Um voyage 87 a álcool. Ah. E por falar em álcool….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:46
    Enviado por: Marcos

    Deveria haver um movimento no Brasil para ficar 6 meses sem comprar carro zero, ai sim haveria uma revolução nos preços. Sendo assim contentemos em pagar 3 vezes mais que nossos hermanos Mexicanos e Chilenos por exemplo. Leia essa matéria da exame que menciona porque pagamos tanto por nossos carros. Enquanto isso bota o nariz de palhaço porque somos feito de palhaço mesmo.
    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/carros-brasileiros-custam-tao-caro-557974

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:48
    Enviado por: Marcos

    voce sabe quanto custa o Sandero no Mexico feito em São jose dos Pinhais , repito feito no Brasil e exportado para o México?????/?? Sabe ?????? lá custa 16 mil Reais….. Pagamos 42% de impostos sobre o valor do carro e as montadoras aproveitam e enfiam mais a faca, e se o brasileiro náo acordar , vai continuar enfiando a faca e nos dando carro pelado. um detalhe sandero no Mexico por 16 mil Reais, feito no Brasil e Completo, com Air bag, Abs , etc. Precisamos largar mao de sermos feitos de trouxas e so dizer amem.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:49
    Enviado por: Tulio

    …estamos vivendo uma escravidao democratica , nos trabalhamos e ela e eles vivem as custas do nosso suor, é hora de irmos para as ruas o sinal vem do Oriente terra dos Deuses

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:49
    Enviado por: Gil

    Não são apenas os impostos, embora saibamos que a nossa carga tributária é campeã mundial na relação custo x benefício (contra o povo). Mas também a taxa de lucro das montadoras aqui deve ser a maior que eles conseguem no mundo: as que ainda não estão aqui estão pedindo e se preparando pra entrar. Nenhuma tem prejuízo no Brasil e mandam seus lucros pra salvar a matriz.
    Carga tributária astronômica + lucros excessivos = preço Brasil.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:51
    Enviado por: Rômulo

    E se nós achamos os americanos consumistas, imaginem o que pensam do povo brasileiro!

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 20:04
      Enviado por: Sergio Sá Silva Barros

      Eles não pensam nada porque para o povo Americano nós não existimos.

  • 23/03/2011 - 18:56
    Enviado por: Charles Obama

    E pra “equilibrar a balança”, os salários diferem pelo menos 50%…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 18:58
    Enviado por: Marcos

    Como foi a obrigatoriedade do Airbag e ABS para 2014, o SUGESTÃO DE MATÉRIA: CRASH TEST OBRIGATÓRIO NO BRASIL (LATIN NCAP) O CONTRAN deveria obrigar os carros vendidos no Brasil a sofrerem rigorosos testes no LATIN NCAP , incluindo-se laterais e obrigar as montadoras a informar com adesivos no vidro dianteiro a classificação conquistada para que os consumidores escolhessem o mais seguro.
    Aliado a isso, uma boa campanha de midia patrocinada pelo governo para conscientizar a população e saber a diferença; Creio que somente a partir dessa exigência é que o brasileiro começara a analisar os carros, como é feito com o selo da PROCEL nos eletro-domésticos.
    Avaliação de alguns carros nacionais em crash testes. É preocupante e de se lamentar. http://www.proteste.org.br/central-content/crash-test-confira-os-resultados-s525571.htm

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:00
    Enviado por: Fabio Figueiredo

    Leonardo, não seja injenuo. Empresário não é bonzinho em nenhuma parte do mundo. O que o faz reduzir preços é a necessidade de vender mais, limites do poder aquisitivo e a concorrência. O resto é besteira. O que torn custo mais alto no Brasil é o brutal volume de impostos, os juros maiores do mundo, a falta de infra-estrutura ocasionando custo elevado em transporte, a ineficiencia da mão de obra ( em alguns casos) e a burocracia.Se não reconhecer isso é porque V é mais uns dos desajustados do PT ou PSB!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:07
    Enviado por: Nestor

    Ha, ha, ha, ha. Gringo pensa que brasileiro é rico!!! No nosso pais tudo é caro!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:07
    Enviado por: Talleyrand

    Nada mais justo que custe o dobro. Afinal de contas, nós não somos um país rico !? Não vivemos um milagre econômico segundo o Grande Mentecapto !?
    É isso aí… Durma-se com um barulho desses…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:09
    Enviado por: Albert Oller Poch

    Pesquisem e comparem os preços praticados no Brasil nào só nos automóveis, roupa, comida, vejam os preços dos imóveis por m2 de cidades cómo Sao Paulo, Rio, Brasília, com os praticados nos Estados Unidos e Europa. Penso que na formaçao dos preços no Brasil incide fortemente a carga tributaria, e a margem de lucro dos empresarios, más no momento atual, ao comparar preços com o exterior a taxa de cámbio do Real sobrevalorizado comporta os resultados absurdos que podemos constatar.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:11
    Enviado por: Fabio Figueiredo

    Leonardo, o problema do transporte não é a distância. Do contrário, China,Japão e Coréia não venderiam importados aqui. O problema é o custo do transporte no Brasil. Não esqueça que o governo está nos DEVENDO em portos, ferrovias e rodovias,ainda no papel, alguns há 50 anos. E não adianta boicotar, V pode sair no jornal, no máximo, mas vai precisar o carro para trabalhar, levar o filho na escola, ir à praia, etc.O importante, Leonardo, é V votar melhor, não em enganadores como nosso último presidente, mas num que prepare a economia para dias melhores, como o antecessor.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:15
    Enviado por: Gustavo Leal

    Moro no Canada e vejo essa diferenca. Seria interessante uma tabela de precos antes dos impostos para sabermos exatamente quanto pagamos pelo carro. Eu, por exemplo, tenho um Nissan Versa (Tiida no Brasil) com todos os acessorios brasileiros + alguma coisas de inverno (como controle remoto pra ligar) e me custou 19500$ + 12.85% de impostos (dolar canadense).

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:18
    Enviado por: Renato Bortman

    Concordo com o Fabio, mas quero resaltar ainda um ponto muito importante, o empresariado americano tem uma outra mentalidade referente a precos, quanto mais vende mais quanha, enquanto no Brasil, o empresario prefere tirar o coro do consumidor que ele conseguir agarrar, cabe ao Povo Brasileiro brigar por igualdades globais….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:20
    Enviado por: Antonio

    este é´o custo Brasil! 40% detudo o que produsimos comemos
    vestimos,e serviços em geral,o pais que imbute impostos em tudo para manter os nossos politicos + e+ corrupitos

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:22
    Enviado por: paulo

    COMPARE tambem os tais “snaks” como batata fritas enlatadas, etc. Vc vai ver o absurdo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:22
    Enviado por: Mauro Ribas

    …Eu cruzo a fronteira toda semana aki no sul só para tratar dos dentes, e tá saindo muito mais barato.(produtos utilizados são importados e a taxa no Brasil é altissíma).

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:23
    Enviado por: Wrosa

    Sempre falei sobre este absurdo, mas, o mais absurdo ainda é o IPVA que se paga aí no Brasil. Aqui quando você compra um carro, se qual for, só se paga o imposto uma vez, o que pagamos anualmente é registro que nos custa por volta de $70.00 isso mesmo (Setenta) Dollars e a inspeção que é de $39.75 também anual.
    Um abraço e vamos lutar por um método igual ao daqui.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:28
    Enviado por: Bom Cabrito que berra

    Brasileiro ganha 10.000 dólares, e o americano quase 50.000 dólares por ano Por isso, coitados que eles pagam tão pouco pelos automóveis, aliás, não podem pagar mais, mesmo. E as tarifas telefônicas,os combustíveis então? Aliás, lá, tudo o que depende de máquina é bem barato, e o que depende de mão de obra é caro. Já aqui, tudo é caro, o gordo governo leva 40% de tudo, a corrupção come quase outro tanto, e o que sobra o ladrão leva. É por isso que eu me ufano do meu País! Viva o Brasil…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:28
    Enviado por: FRED

    Muito boa a materia , faltou o mais importante colocar os impostos e valores cobrados por cada um em cascata (icms , ipi , pis , confins e por ai vai) !
    O Brasileiro so vai comecar a cobrar dos politicos quando todos forem imformados de o quanto pagam de imposto por produto.
    Alias , me parece nao e interesse da classe politica ter em cada etiqueta do produto pago a descricao e o valor destacado do que sa paga de imposto total por produto,
    EX agua mineral 500 ml R$ 2,50 50% IMPOSTO OU R$ 1,25 E IMPOSTO.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:32
    Enviado por: Boy UK

    Calça Diesel em UK R$ 300.00
    Mesma Calça Diesel no Brasil R$ 1.000.00.

    Diesel aqui não eh luxo, eh básico (luxo êh ter um jeans da Dior que no Brasil deve ser o preço de um carro)

    Enfim preços e luxo a parte, se pelo menos os brasileiros tivessem certeza que seus impostos fossem investidos devidamente e não usurpados por corruptos profissionais, seria um prazer pagar impostos. Como aqui na Inglaterra. Sinto muito pelo Brasil, pois a transparência e confiança êh zero. Comessem uma revolução, como os países árabes!!!!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:34
    Enviado por: rogerio

    Eh isto, voltei ao Brasil no final do ano passado depois de 6 anos nos EUA, e foi duro ter de trocar meu excelente Ford Edge 2005 em Washington que vendi por US$ 13 mil (so com 30 Mil KM), e ter que comprar um Palio weekend 2008 tambem com 30 mil KM por US$ 21 mil. Nao se compara os carros.

    Aqui no Brasil compramos na verdade 2 carros, um para nos e outro pro governo. Enfim, pagamos impostos de primeiro mundo, e temos servicos de terceiro mundo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:39
    Enviado por: Edivelton Tadeu Mendes

    A cadeia de impostos; os sindicalistas agindo em favor dos seus bolsos e mais próximos – Lula é campeão -, legislação trabalhista; peças e sua logistica; outros.E assim (des)caminha o Brasil, que chegou a ter 78% de tolos!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:41
    Enviado por: Gilberto

    Esta mais que certo, trouxa tem que pagar dobrado, pois sabemos que e so colocar uma propaganda em Ingles, que a classem media compra, isso e o mal das COLONIAS.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:45
    Enviado por: brito cavalcante

    A informação é ótima, gostaria que informasse os preços dos veículos no MERCOSUL,e se é verdade que o vestuário na argentina e de 150% mais baixo que aqui, parabéns pela reportagem, e uma pena que não aparece as primeira paginas de jornais

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:51
    Enviado por: Alberto Fabrizio

    A nossa democracia já esta completando 26 anos, e sinto
    que o ciclo dos trinta anos esta se aproximando, nossa sociedade civil organizada, jpa não tolera mais esta mes
    missima ter que carregar nos ombros esta falta de transparencia dos 3 poderes.
    Ainda bem que a visita do Sr Obama,independenten de acordos práticos, levou a nossa sociedade refletir sobre
    aspectos basicos da Administração Pública Norte americana
    onde, estes preços dos bens de consumo acima e todos os
    demais por eles produzidos, estão dentro dos principios
    dos direitos universais, que lá são respeitados, uma vez
    que a economia Yank,prioriza todos os setores ( primario], segundario e terciario) com o mínimo de impos
    tos, de forma a que haja uma melhor distribuição de rendas e consequentemente uma agressiva crizção de empre
    gos.

    COM A PALAVRA A SRA PRESIDENTA DILMA ROSSELF. ESTA NA
    HORA DE VSA JUNTO COM SUA BASE DE GOVERNO, INICIAR URGENTEMENTE AS REFORMAS, DE FORMA QUE NOSSA SOCIEDADE
    CIVIL ORGANIZADA,TENHA RECONHECIDO SEUS DIREITOS UNIVER
    SAIS ATENDIDOS, COM UMA TRANSPARENCIA NA GESTÃO DOS 3
    PODERES.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:52
    Enviado por: Joe Lago

    O Brasil está absurdamente caro, precisa começar urgentimente a desoneração de suas cadeias de produção.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:55
    Enviado por: Geraldo

    Sugestao: coloque tambem o preco que se paga no leasing. Por exemplo, SAnta Fe- $ 200 ,00 por 36 Meses sem entrada

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:56
    Enviado por: Carlos Soares

    O dobro coisa nenhuma. É muito mais que o dobro. Não se pode fazer a conversão em dolar e comparar. É preciso levar em conta o salário do americano que é muito maior e o carro pesa MUUUUIIIIITTTTOOOO menos no orçamento. Uma SUV que é vendida por 130 mil reais deveria ser vendida por 40 mil reais no máximo. Se fosse assim pagaríamos relativamente o mesmo que paga um americano. Somos letralmente roubados.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:56
    Enviado por: Ademir

    É uma vergonha! veja que ainda não se comparou no valor dos veiculos a media salarial o que nos distancia ainda mais…..não so encargo/impostos a margem de lucro dos empresário assusta, somos enganados.
    Parabéns pelo trabalho mas veja que também temos: a mistura chamada gasolina mais cara do Mundo,telefone mais caro do Mundo,Parlamento esta ente os mais caro Mundo,juros embutidos nos cartões mais caro do Mundo, ainda ouvimos os comerciais de juros “ZERO” e nos acreditamos,etc…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:57
    Enviado por: Sergio Sá Silva Barros

    OK Mesmo os impostos sendo 40%, acontece que o preço aqui é o dobro dos EUA ou seja 100% mais caro. Ora, os fabricantes também estão roubando.
    É por isso que eu só compro carro importado.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 19:59
    Enviado por: canova

    Parábens pela iniciativa do blog.

    No Brasil os preços dos produtos são divulgados já com os tributos, quando a gente tiver os preços divulgados sem tributos ai sim o povão vai começar a se tocar que somos assaltados dos os dias mesmo enquanto dormimos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:01
    Enviado por: victor

    Estranho, muito estranho. O Fiat Bravo no Brasil com motor 1.8 16v 132 cavalos custa 23.700 Euros ou 55.480 Reais. o Fiat Bravo com motor 1.4 16v 120 cavalos (o mais similar ao que temos) custa 19.700 Euros ou 46.100 Reais . A diferença não é absurda.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 20:19
      Enviado por: luiz

      O Stilo 1.8 completo da Fiat estava quase 90 mil reais
      Quase o Dobro.
      VW Polo completo = 10.000 Euros, Aqui, 50 mil reais e não vem compelto como lá.
      Na europa é quase metade no geral, com a diferença de todos os nossos opcionais lá já saem de linha.

    • 23/03/2011 - 21:55
      Enviado por: Renato

      Não devemos esquecer que os americanos ganham em dolares, muitas vezem mais do que nós brasileiros , a conversão deve ser 1/1 , por exemplo , EUA: Honda Civic DX mecanic US$ 15.805 a US$ 17.385 , é como se pagasse realmente R$ 15.805 a R$17.385 , extremamente barato comparado com o Brasil

  • 23/03/2011 - 20:04
    Enviado por: Carlos

    I travel to Brazil and I do agree that the prices there are high.

    One medium pizza around the Barrio Mooca = 50 Reais….that is about 30 dollars.

    In the US you can buy a LARGE size Pizza for 10 dollars.

    I agree, Brazil is very expensive!

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 20:38
      Enviado por: decesar

      Where kind of pizza is that? Gold? Are y crazy? And where here in USA can y buy a LARGE pizza for 10 bucks? Wake up my brother.
      By the way, they are talking about car price compare not junk food.

  • 23/03/2011 - 20:13
    Enviado por: Rodrigo

    Ressalto que a grande diferença de preço não se justifica só pela carga tributária brasileira.

    A composição dos preços das montadoras no Brasil, bem como a alta margem de lucro praticada, é sempre uma incógnita aqui.

    Apesar de eventuais queixas das montadoras, o fato é que todas elas são empresas LTDA. Nenhuma delas abriu capital aqui no Brasil a fim de capitar recursos e dividir seus lucros com o mercado brasileiro. Ora, se não há a necessidade de abertura de capital é porque as margens de lucro são altíssimas e satisfatórias às matrizes européias, asiáticas e norte-americanas.

    Senão assim, por que razão, então, as montadoras não são mais transparentes de modo a se estabelecer maior concorrência entre elas e, consequentemente, maior vantagem ao consumidor com preços menores e, também, melhores ganhos ao mercado de capitais local com a abertura da empresa e governança mais moderna?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:16
    Enviado por: Eduardo Garcia

    Acho que povo que elege Lula e Dilma merece mesmo pagar o dobro, o triplo por qq coisa… Aliás, merece mesmo é andar de ônibus… Fora que não vejo a hora de voltar a CPMF, mas de uns 5%… Bem feito pra esse povinho desinformado ! Vai camelar muito pra sustentar ptista vagaba… hahahaha…

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 21:14
      Enviado por: kuki

      Eduardo,
      O problema não é o partido que esta no poder, mas sim os politicos, nao importa que sigla seja.
      EStes precos abusivos vem desde a epoca da ditadura, so foi aumentando e piorando. Na epoca de fhc, os impostos dos carros tambem eram caros, com o PT ficou mais caro, mas ainda assim ja era caro. O Ipva em Sao Paulo é 4% no Parana 2%. No parana ja se devolve o ipva de carro roubado a muito tempo, aqui esta comecando agora.

  • 23/03/2011 - 20:17
    Enviado por: OREV

    Proponho todo mundo a aguentar a vontade de comprar carro novo financiado e comprar ou ficar com o modelo usado por 3 anos. Não dou 3 meses para as montadoras começarem a fazer grandes promoções e o que é melhor: começarem a pressionar o governo para baixar os impostos para as vendas voltarem ao normal.
    Meus amigos e amigas: nestes tempos de internet é só nos organizarmos para conseguirmos tudo que queremos. Nós somos a razão do mercado existir. Forte abraço.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:19
    Enviado por: Marcelo A.

    Voce esqueceu de adicionar os 4% de
    IPVA que la não existe para licenciar o carro.
    E o licenciamento dos carros la é de 2 em 2 anos praticamente sem impostos, apenas ter o seguro obrigatório contra terceiros até +-80.000 Reais, dependendo do estado, que se pode contratar de qualquer seguradora privada

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:24
    Enviado por: Durval Clementino Filho

    O Leonardo, não te conheço pessoalmente, mas você deve ter problemas de memória, ou amnésia, sem contar que tem algum problema de falta de conhecimento, o que argumentei, meu amigo, é que existe sim diferenças de preços, mas que já foi muito pior, ou não se lembra de quando nem poder financiar um veículo se podia, eu mesmo, que sou empresário, comprei um veículo pelo BNDES, tive desconto na compra e ainda pago juros baixos, agora quem não sabe negociar, problema de cada um, ah! outra coisa, se tem uma coisa que nós empresários sabemos é nos estabelecermos, desde que ajam oportunidades, e o mundo está começando a saber disso, o Brasil nunca teve tanto investimento de empresas brasileiras no exterior como agora, a situação mudou e você não percebeu, que pena, e também não precisa ofender tá, isso não te fará uma pessoa melhor nem mais esclarecida, obrigado!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:30
    Enviado por: decesar

    Tenho um Smartfortwo cabriolet 2010 que paguem em NJ 17,500 dolares, quanto ele vale ai no Braza?
    Outra indecencia: Voce tem um carro aqui e devido a crise vai embora pro paizinho. Vende o carro aqui pra fazer dinheiro, vendendo mais barato. Chegando ai, se for comprar a mesma marca o dinheiro que conseguiu aqui nao dá. Ja na maioria dos paises, voce pode levar o seu carro. Penso que algum politico em um momento qualquer, deveria fazer uma lei onde quem vive fora, voltando poderia levar o carro e teria que ficar no nome da pessoa por 5 anos. Ele nao poderia nem ser doado pra nao ter falcatrua.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:31
    Enviado por: Luiz

    Não é apenas carros.Os proudutos eletr:onicos e acessórios tambem é mais que o dobro.
    Ao iniciar os preços do combustível,o litro de gasolina misturado com etanol é mais caro que gasolina pura em realção aos países de custo de vida mais cara como no Japão e países europeus.
    Muitos modelos de carros montados no Brasil é ultrapassado de 5 a 10 anos.O que é novidade no Brasil são modelos antigos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:34
    Enviado por: Walter

    Senhores,

    Entrem neste site (http://www.fleetrates.com ) e vejam o preço de carros de verdade.Tentem achar o que você poderia comprar, com o mesmo valor de um carro médio brasileiro com todos opcionais.

    Pasmem isso ‘e verdade!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:35
    Enviado por: rogerio

    É bom ressaltar que naqueles preços estão incluídos o lucro da montadora e da revenda!!!
    Somos os maiores otários ou os mais ricos do mundo?!?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:36
    Enviado por: Silva

    De fato, um pouco da culpa pelos preços exorbitantes praticados no Brasil é CULPA do consumidor, que se sujeita a isso. Bastaria um pouco de tempo sem ostentar um possante, que logo as empresas ávidas por lucro fácil abririam o bico, depois de pressionar o (des)governo a melhorar a alíquota de impostos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 21:13
      Enviado por: PAulo

      Carro é necessidade e nao luxo. Todos querem carros com ar, direçao, vidros e travas eletricas, air bag e abs. Segurança no Brasil paga imposto. Deixa os chineses chegarem de vez com mais opçoes e qualidade para pagarmos menos.

  • 23/03/2011 - 20:39
    Enviado por: Carlos Millan

    O custo de morar num pais como o Brasil é altissimo, será que isso vale a pena com tanta violência e corrupção, além de outras mazelas e sem esquecer da carga tributaria opressiva.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:40
    Enviado por: winston smith

    Proponho a todos os brasileiros o total boicote a quaisquer tipos de imposto ou taxa provenientes deste governo criminoso que está aí. Seja IPVA, IPTU ou mesmo uma mera multa. Sonho com o dia em que a maioria se conscientizasse do poder que o Povo tem. Se não vai ser pelo voto e nem pelas armas, que seja então pelo bolso..

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:50
    Enviado por: julio

    faltou citar o exemplo dos excelentes computadores da apple… dá pra cair pra tras com as diferenças, aqui nunca pude ter um… :(

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:53
    Enviado por: jc

    espanha compro uma captiva por 35mil reais, motorzao diesel, faz quase 1000 kilometros com 1 tanque… e aqui? pais que fabrica alcool e gasolina e nao temos acesso ao diesel muito mais rentael pro usuario…ah sim aqui a captiva custa cemzao…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 20:57
    Enviado por: Pintacuda

    E também o vinho, aparelhos de som e eletrônicos,
    etc, etc, etc .

    Sem falar que lá fora ganham 4 vezes mais do que por
    aqui; e os juros são de cerca de 3% ao ano e olhe lá,
    a taxa mensal daqui.

    E ainda dizem que o governo tem aprovação recorde !

    Somos um país de tolos.Até quando ?

    Pintacuda

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:03
    Enviado por: Gisella Penco

    Ola. Gostaria que os senhores abordassem o custo dos veículos para pessoas doentes, com alguma deficiência.

    No Brasil o deficiente físico está também condenado a comprar veículos montados no Brasil com valor não superior a R$ 70.000,00, com isenção de IPI e ICM.
    Uma baita descriminacao com as já fragilizadas criaturas,não e mesmo.
    Grata
    agisella Penco

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:04
    Enviado por: GG Oliveira

    Não nos esqueçamos de que as montadoras aqui mandam lucros para as matrizes, ou seja, subsidiamos o preço baixo dos carros nos EUA, além de pagamento de royalties e utilização de ferramental já amortizado de modelos mais antigos (por que nossos carros são sempre atrasados em relação aos países de origem ?)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:07
    Enviado por: Luciano Frugoni

    Uma das justificativas é IMPOSTO, mas uma comparação com as tributações caia bem, acho que na verdade as empresas de automovel é que abusaram do mercado nacional oferecendo produtos de baixa qualidade e principalmente conforto ganhando muuuito vendendo latas de sardinha, mas se tem mercado pra vender sardinha porque eu vou querer vender caviar? Os tempos estão mudando e espero que num futuro próximo sejamos contemplados com mais qualidade e conforto.Mas que da vontade de chorar da, deem uma olhada nesse link http://www.chevrolet.com/camaro-family/ e veja que até que nao sai tão caro ter um CAMARO na garagem….é o mesmo preço que eu paguei no meu AGILE que de agile nao tem nada….vamos mudar Brasil!!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:09
    Enviado por: PAulo

    É por isso que temos de boicotar as compras no Brasil e nos intupirmos de produtos adquiridos em viagens aos EUA. Além de parques tematicos de primeirissima e estradas com excelente pavimentaçao, é mais barato ficar uma semana em Orlando com todos os parques do que viajar p/ o nosso nordeste. Haja imposto. Tristeza. E em Brasilia ainda aumentaram o imposto da nossa cervejinha.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:11
    Enviado por: Marcelus

    VEM AI A PLACA FLUORESCENTE .O CONTRAN inventou esta nova necessidade a partir de 2012 para todos os veiculos zero ou usados!!! Mais despesas para nois contribuintes otários que somente obecemos e não exigimos transparência do governo!
    Lembram do kit socorros/do selo no para brisa?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:16
    Enviado por: Pepe

    O carro custa o dobro, mas o combustivel tambem! Todos falam em livre mercado, mas quanto a nos brasileiros… quem vai nos proteger se o Estado é o próprio vilão.
    Que Deus nos acuda…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:25
    Enviado por: Henrique

    O eleitor brasileiro merece pagar a maior carga tributária do mundo. Viva a política econômica brasileira: quanto mais altos os impostos, melhor. Afinal, o voto é tão importante, que os parlamentares, com um aumento de salário de R$ 10.000,00, graças aos fezes humanas que os elegeram, vão conseguir comprar o novo corolla, enquanto os tontos vão continuar a andar de ônibus bem lotado. Ô delícia.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:26
    Enviado por: Fabio de Senzi Miguel

    Imagine se o preço fosse igual ao dos EUA! Faltariam ruas e avenidas para a enxurrada de carros transitando!
    Dona Dilma, infra-estrutura é o que nosso Pais precisa!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:27
    Enviado por: Marcelus

    BITRIBUTACAO. O carro importado no Brasil paga imposto quando entra no Brasil.Depois vem o IPVA de 4% que deveria ser taxado sobre o valor FOB antes de entrar no porto.
    Assim o brasileiro vai vivendo feliz em pagar IMPOSTOS quase de países Nordicos e não ter o retorno como estradas e ruas asfaltadas com qualidade.
    Um amigo meu tem um Audi A4 na Inglaterra com 250mil km! Perguntei a ele sobre a manutenção e me disse que somente troca oleo, pastilhas e pneus.
    O meu A3 deu borra no motor e na época paguei quase 5mil reais pra retificar o motor,fora os buracos nas estradas que cai,estorei pneus ,e danifiquei parte eletronica.
    O CUSTO BRASIL vai além da imaginação!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:28
    Enviado por: João Vicente

    O pior não é o preço do carro lá e aqui, mas sim quanto tempo o sujeito precisa trabalhar para comprar um carro. Aí é que a coisa pega. Os 19 mil dólares de um Toyota Corolla pesam muito menos no bolso de um americano do que os 66 mil reais no bolso de um brasileiro. Toyota Corolla nos EUA é carro de classe média, um carro simples. Aqui é carro de luxo. E para piorar, os juros fazem uma diferença brutal. Brasileiro comemora quando consegue uma taxa de juros de 0,99% ao mês, dando uma boa entrada. Lá nos EUA, imagino, os juros sobre esse tipo de empréstimo não devem estar chegando a 1,5% AO ANO (e estou chutando alto)… e sem entrada. Não dá para comparar.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:30
    Enviado por: Roberto

    Então podemos concluir que estamos sendo roubados dos dois lados? Por isso que as montadoras estão vindo para cá em massa!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:31
    Enviado por: Daniel

    O assunto é muito bom e toca no ponto mais sensível do Homem …O BOLSO!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:38
    Enviado por: Marco

    Nós precisamos nos mobilizar para realizar as 2 revoluções essenciais para que possamos consolidar nossa posição entre as maiores economias do mundo: 1-revolução tributária, que permita que todos paguem poucos impostos e ninguém sonegue ou seja obrigado a trabalhar na ilegalidade para se manter. 2- revolução educacional, para que possamos exercer a cidadania, a capacidade de mobilização e não deixemos que disparidades e abusos como estes dos impostos onerosos nos oprimam, humilhem, achicalhem.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:39
    Enviado por: Rodrigo

    Não estou defendendo os preços praticados no Brasil, mas a reportagem não pode ser sensacionalista. Fazer uma comparação usando simplesmente a conversão da moeda está ERRADO. O certo é usar a paridade do poder de compra. O tal PPP (Purchase Power Parity). Qual o poder de compra que o cidadão tem em outro país? Quanto a compra de um carro, por exemplo, representa no orçamento familiar?
    De novo, tenho certeza que o preço de automóveis aqui é absurdamente mais caro que por lá (onde quer que seja) e isso está muito errado, mas vamos comparar, como dizia minha avó, laranja com laranja.

    responder este comentáriodenunciar abuso
    • 23/03/2011 - 22:20
      Enviado por: Alberto S.

      Olá Rodrigo, você tem razão. A comparação tem que considerar outros fatores também. O PPP que você citou é comparado no link http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_%28PPP%29_per_capita.
      Aí a gente pode ver que nos EUA o valor per capita é de US$ 47.4 e no Brasil de US$ 10.9 9ambos na média de 3 entidades). Ou seja, além de pagarmos de 2 a 5 vezes mais pelos produtos, temos um poder de compra 4 vezes menor. É, piorou a situação.

  • 23/03/2011 - 21:43
    Enviado por: Rodrigo

    Ahh, complementando o meu comentario sobre o PPP, ou poder de compra, lembrem que o que define o preço nao é o custo + impostos, mas sim o mercado. Aqui aceita-se pagar R$80.000 por um Corolla, carro de entrada nos EUA.
    Se isso não fosse aceito, certamente a Toyota reduziria os preços.
    Não é por nada que a FIAT só da lucro no Brasil, a FORD só da lucro no Brasil, a GM só da lucro no Brasil, a TOYOTA …….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:48
    Enviado por: marques

    desculpe minha ignorancia mas sera que valeria a pena importa los, com essa diferença de preço.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:49
    Enviado por: emerson dias

    tudo isso e uma vergonha, estou no japao e também aqui os preços sao muitos abaixo, seja calçados, roupas, carros e pasmem até a gasolina sendo que o japao nao produz uma gota de combustivel kkkkk. eu nunca consegui entender porque de tao caro as coisas no brasil se o salário é uma miséria, o povo japones, ex: um operário ganha até cinco vezes mais do que o brasileiro tb operário. NO brasil deveria ser mais barato e nao mais caro, já faço essa pergunta há anos kkkkk.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:53
    Enviado por: NoronSumel

    Seria interessante Alcides fazer uma analise sobre quanto o governo deixaria de ganhar em imposto e comparar com o aumento de volume de compras com o preço mais baixo para ver qual seria o numero de veículos que deveriam ser vendidos com o preço menor para compensar a redução no imposto. Se este estudo já estiver disponível, poderia referir o link para os leitores no próximo update do blog?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 21:54
    Enviado por: newton

    Desde 2002, quando o dólar atingiu quase R$4,00, os preços dos materiais necessários ao tênis só subiram, apesar da queda do dólar: bolas de tênis, raquetes etc.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:00
    Enviado por: celia cardenas

    Sinceramente, O preco de carros no Brazil sao abusivos, eu morei no japao e atualmente vivo nos est. Unidos, carros nesses paises sempre foram baratos, e todo mundo tinha emprego e nenhuma empresa fechou porque nao cobravam precos exorbitantes nos carros. Agora o brazil quer tirar a ventagem na venda de um carro e ganhar milhoes de dinheiro, e as pecas? Nao se ganha comprando pecas de reposicao? Enquanto isso o brasileiro tem que trabalhar duro para comprar um carro tao caro, os que nao podem tem que usar o onibus. Porque nao dar a chance ao povo brasileiro de ter um bom carro, e ele sair para gastar com a familia, isso movimenta a economia. O que nao se movimenta muito e vender carro com preco exorbitantes que nao sao praticados em nenhum pais so Brazil.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:05
    Enviado por: joão carlos

    praque ir longe a gasolina na BR do BRASIL custa r$ 2,89 e
    a gasolina na BR do Paraguai custa R$ 1,89.. não entendo mais nada.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:06
    Enviado por: Alberto S.

    Comprei Centrum Silver a US$ 17.00 (R$ 29,75) – frasco com 220 drágeas (US$ 0,077 por drágea). No Brasil se compra Centrum (que não é Silver), frasco com 130 drágeas, a R$ 119,00 (US$ 68.00), ou seja, US$ 0,52 por drágea – quase 7 vezes mais. É muito roubo (dos políticos, laboratório, funcionários que autorizam e fiscalizam e outros tantos)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:06
    Enviado por: José

    Nossaa! Como voces estão ficando espertos! Afinal vão fazer essa comparação. E que tal o custo de cerveja e outros itens? Daqui há pouco voces vão descobrir
    o quanto oneram os impostos ESTADUAIS e TAXAS! Principalemte em SÂO PAULO, os maiores do país!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:07
    Enviado por: Umberto

    Que os preços no Brasil são muito mais altos, estamos todos carecas de saber. O articulista prestaria um serviço ao leitor se explicasse as razões dessa enorme diferença de preços. Seriam só os impostos escorchantes cobrados aqui em Pindorama pra alimentar a máquina pública parasitária e corrupta? Ou as montadoras se acostumaram a nos fazer todos de trouxas?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:11
    Enviado por: meiri altoe

    Nossa…um dia conversando com um americano perguntei sobre a lista de material escolar do seu filho , e ele me mostrou . Era APENAS lapis, cadernos, estojos , regua e outras coisas baratas, dai eu contei a ele que aqui no Brasil , NOS TINHAMOS QUE COMPRAR livros e uniformes, tinhamos que pagar pra alguem levar e buscar e se vc quisesse uma educacao melhor teria que ser particular…ele virou pra e me disse ….nossa voces sao ricos entao no Brrasil!!!!!!!!!!!!!!!!!! e quanto a essas pessoas que dizem se vcs querem isso ou aquilo vao morar la…. sao uns IDIOTAS porque poderiamos ter tambem tudo isso aqui, se nao fossemos estorquidos pelos altos impostos e nao haveria tanta desigualdade…………..

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:13
    Enviado por: ronaldo

    Parabéns pela matéria. Muita coragem pblicar uma matéria demonstrando a bandalheira de preços dos carros no Brasil.

    Cometem por favor no Chile, Mexico, Argentina…. assim vão notar como carros aqui são caros. Não precisa ir tão longe……

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:14
    Enviado por: Gerson

    Deve-se evidenciar cada vez mais esse absurdo! Dizer para mais e mais pessoas! Eu procuro fazer minha parte, não comprando coisas caras e procurando o menor preço. Outra, fica difícil a maioria das pessoas com boa educação e qualificação continuar no País e estar sujeito a absurdos em todas as áreas. Mídia, preços, saúde, impostos, insegurança. Quem tem a oportunidade viaja para outro país e na maioria dos casos com sucesso. Acredito que a única coisa que faz acontecer mudanças é como você usa o salário que você obteve no mês. O problema é a criação de impostos e cobranças obrigatórias como o CONTROLAR em São Paulo e breve em várias capitais.

    Sou de Salvador, estudo Eng. na USP e vejo 70% dos meus colegas formando e indo trabalhar no exterior. O que agente precisa é cada vez mais de educação séria. Pública ou privada (que seja séria e não cobre 1500/mês).

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:16
    Enviado por: Eduardo A.

    Essa diferença enorme existe pq temos os PIORES políticos do planeta?!

    Façam a conta de quanto pagamos para um deputado federal aqui e um equivalente na Europa. Por favor comparem!

    Temos que sustentar toda esta corja que aí está há décadas. Somos um povo que há muito não se rebela, não exige, e não sai as ruas! Pq não começamos a sair nas ruas, boicotar produtos, exigir menos privilégios de governantes e principalmente não votar em bocais, 90% do nosso congresso.

    Precisamos parar de pensar somente em nós, no dia a dia, nos problemas individuais de cada um, e nos doar um pouquinho só pelo coletivo. Um pouco só seria o suficiente para mudar muitas coisas. Acredito que muitos aqui se acham superiores (tecnológicamente, culturalmente) aos líbios e egípcios, mas não conseguem nem se articular e organizar uma revolta contra toda essa mer** que existe no nosso país.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:19
    Enviado por: Juliano

    Gostaria de deixar aqui minha indignação com os nossos políticos e com a nossa política econômica, pois no fim de tudo a culpa é somente do nosso governo, que cobra impostos absurdos (sem retorno para a população) somente para abastecer os bolsos dos corruptos e ainda permitem que as empresas (e não são só as do ramo automotivo) tenham lucros no Brasil, que nunca sonharam ter em seus países de origem!
    A minha indignação é que nós brasileiros, aceitamos tudo isso de braços cruzados, assim como o preço da gasolina e por aí vai. Faça uma pesquisa dessas na europa, na Argentina ou algum país com mais consciência política que verão a reação do povo. Aqui nem protestar nõs protestamos, claro que a festa vai continuar né! O jeito é boicotar e NÃO CONSUMIR, mas isso é quase impossível!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:25
    Enviado por: zezinho

    e o preço nos nacionais? estou vendendo um uno fire 1.0 07/08 com 38.000 por R$ 18,500,00. Um novo me custará no mínimo 26 mil; Sem contar o seguro. Trata se de uma carroça, como o Collor já disse já 20 anos passados.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:41
    Enviado por: Rui Tavares sa Fonseca

    Os preços são justos tanto aquí quanto lá fora. Primeiro, somos uma potência super dinâmica. Temos o Lula, a Dilma, a Angela da Pizza, o Mensalão, o Zé Dirceu e tantas outras jóias que são exclusivas. Segundo, o nosso real é mais forte que o dólar.Terceiro, sua força deriva do primeiríssimo lugar na taxa de juros do planeta. Quarto, somos ricos e podemos pagar alto. Quinto, americano é paupérrimo, portanto seus recursos são escassos. E por último, nosso carnaval reflete a alegria vivida pelos cidadãos eternamente felizes que só o Brasil tem.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 22:44
    Enviado por: Andre Corsini

    Carros, eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil custam cerca de 2 vezes mais que nos EUA e Europa, sendo que a renda média do brasileiro é 4,5 vezes menor que a do americano e 3,5 vezes menor que a do alemão.
    Se este brasileiro – que ganha 4,5 vezes menos que nos EUA e 3,5 vezes menos que na Alemanha – quiser comprar um produto que custa 2 vezes mais por aqui, necessitará provavelmente de um financiamento, que custa no Brasil 45 vezes o que custa nos EUA e mais de 11 vezes o que custa na Alemanha – ou que custava até dez/2008 nos EUA em condições econômicas normais antes da crise (comparando-se de forma simplista apenas taxas básicas de juros).
    Como explicar esta aberração? Impostos exorbitantes elevam o custo dos produtos. A falta de educação e de capacitação profissional puxa a renda para baixo. O gasto do governo com sua administração é absurdamente elevado, consumindo todos os impostos, o que não gera espaço para queda de juros e investimento em educação e infra-estrutura. É um ciclo vicioso.
    O que fazer? Coragem política dos governantes e pressão forte da população sobre políticos para cumprimento de: reforma tributária, redução dos gastos do governo e investimento pesado em educação e infra-estrutura. Só assim há desenvolvimento econômico. Aí então poderemos diminuir as distorções. Obs: comparações baseadas em dados da revista The Economist.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 23:24
    Enviado por: Glúon

    .
    _______________
    .
    VENDO OU TROCO
    .
    _______________
    .

    Por moto. OPALA cor cinza ano 79, STANDARD, ORIGINAL, EM DIA, C/ ALGUNS REPAROS, 2º dono. 1º proprietário ex-presidente.
    .
    ______________________________
    .

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 23:26
    Enviado por: J.BRASIL

    Imposto cara para um Estado forte. É para acabar com qualquer aspecto do “neoliberalismo”. Muita arrecadação. Demais mesmo. Desde que a saúde e educação pública não valham nada, e em qualidade estejam já privatizadas no Planos de Saúdes e escolas particulares. Viu? O Lula é contra privatizações! Forças Armadas bem equipada pra quê? O Itamaraty do Lula e pós-Amorim vai garantir nossa fronteiras com nosso assento no Conselho de Segurança da ONU no futuro, pois o Obama esteve aqui – no Estadão rolou nesses dias que a Marinha tem um caça funcionando! Um somente!

    É o regime político dos cretinos! Cretinos!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 23:33
    Enviado por: finha

    entao… conta uma novidade

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 23:45
    Enviado por: J.BRASIL

    Acho que até a comida dos norteamericanos é mais barata do que a nossa. Ouso dizer, caro amigo, quiça, talvez!

    Camisa de algodão, fio 60, se acha por U$ 20,00, ou menos, dizem os turistas recentes. Uma assim por aqui não fica menos de R$ 70,00, ou mais ou menos US$ 40,00.

    Combustível de rua por lá é menos da metade do nosso ; http: http://www.eia.doe.gov/Coastoog/info/gdu/gasdiesel.asp. Nosso comparativo é Gulf Coast. O litro da gasolina deve estar em R$1,40; essa gasolina deve render mais do que a nossa. Quando o petróleo caiu em 2008, 2009, 2010, o litro por lá ficou em R$ 1,10, ou mais ou menos.

    Telefone é outro serviço que temos que comparar. Um amigo me disse que por US$ 45 mensais se fala a vontade, e com banda larga. Esse é fácil de conferir.

    O excesso de impostos rouba o dinheiro do nosso bolso. Pagar R$ 20 ou R$ 30 mil a mais por um carro é uma maneira de furtar uma possível poupança do cidadão. Se ele trocar de carro a cada 4 anos calcule o estupro que o Estado faz na sua renda.

    Coitado do Brasil.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 23:52
    Enviado por: J.BRASIL

    Só de IPVA o gado paga a metade do valor do carro nos EUA; e em São Paulo o mané paga pedágio pra valer pra ter estrada decente.

    E ser gado do Lula, do Sarney, do Maluf, do Tiririca… É o país do fim do mundo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 23:52
    Enviado por: Rosa Close

    Isso e REALMENTE verdade….tudo no Brasil custa o dobro do que aqui nos Estados Unidos. Estive ai e fiquei DESORIENTADA com os precos. So me pergunto como e que o povo brasileiro esta conseguindo comprar comida, calcados, medicamento, enfim o basico! E todo mundo parece estar de carro novo……E tudo no crediario, nao e? O Preco de tudo e uma ABSOLUTA vergonha! Tambem para sustentar os politicos, os tres poderes e tudo mais – cada um ganhando 26.7 mil por mes, com 15 salarios por ano, mais o resto?!!! HAJA IMPOSTO!!!! Brasileiro engole tudo mesmo, nao tem jeito!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 23/03/2011 - 23:55
    Enviado por: J.BRASIL

    Excelente abordagem do Blog. Só com informações verazes e impactantes poderemos ter uma opinião pública melhor; e ela que define nas urnas.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 24/03/2011 - 00:06
    Enviado por: J.BRASIL

    No Brasil o transporte de massas é carro ou moto; todo mundo é obrigado a tê-los, ou viver espremidos em terminais de ônibus imundos. Agora, pergunte ao mané se ele tem algum Plano de Saúde.

    No Brasil é um carro para cada 7 ou 8 habitantes. Para se ter uma boa idéia coloque o custo de um carro ( combustível, prestações, seguro, garagem, IPVA, manuntenções, pedágios, alarmes, estacionamento,juros, etc.) e a renda média de uma família. O que está fazendo diferença é que as famílias classe média quaisquer estão tendo dois ou um filho apenas; isso é um dado que tem que ser considerado nessas últimas décadas quando se mensura renda.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 24/03/2011 - 00:39
    Enviado por: J.BRASIL

    “TUDO PELO SOCIAL!” Brada, heróico e etílico, o Lula. Enquanto isso Sarney, escarnece com um sorriso de dentes escondidos; Collor de Melo, pega o rebote e marca mais um gol no jogo da sua vida medíocre.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: