[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 24 de março de 2011

Caça francês derruba avião militar líbio, diz ABC; França não confirma


Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Um caça francês derrubou um avião de guerra líbio que violou a zona de exclusão aérea sobre o país, disse a emissora norte-americana ABC News nesta quinta-feira (24), em seu site.

A ABC citou como fonte um oficial militar francês, e descreveu o avião supostamente derrubado como um "Galeb" monomotor.A informação ainda não foi confirmada.

Segundo a BBC, o ministério da Defesa francês disse que não vai confirmar a notícia da ABC "para evitar a declaração incorrecta dos acontecimentos que ainda não estão claros", e que todas as informações referentes às ações do país na Líbia serão reunidas em um boletim que será divulgado mais tarde.

A emissora disse que o ditador líbio Muammar Gaddafi "desafiou pela primeira vez hoje a zona de exclusão aérea imposta pelos EUA e seus aliados, e enviou um avião de guerra a Misrata, onde foi derrubado rapidamente por aviões de combate franceses".

Apesar da não confirmação do fato pelos franceses, um oficial americano disse à BBC que o avião abatido poderia ser um avião de treinamento militar e estaria pousando na hora do ataque. Outro soldado, do Exército francês, informou à Reuters que o avião foi derrubado no aeroporto de Misrata.

A coalizão militar ocidental liderada pelos Estados Unidos contra o líder líbio Muammar Gaddafi disparou 14 mísseis Tomahawk durante a noite, informaram as Forças Armadas norte-americanas.

Um porta-voz do Comando dos EUA na África disse que os países da coalizão também atiraram bombas em alvos na Líbia, onde Gaddafi permanece desafiando a campanha militar internacional que começou no fim de semana e vem se intensificando.

Para França, operação não vai durar meses

Nesta quinta feira, a França afirmou que acredita que a operação militar durará "dias ou semanas, mas não meses" e já se prepara para o contexto de uma Líbia sem a liderança de Muammar Gaddafi, na qual estarão presentes o Conselho Nacional de Transição (CNT) e outras "personalidades" políticas, segundo declarações do ministro das Relações Exteriores francês, Alain Juppé.

Juppé declarou que o CNT "não tem o monopólio" da representação dos rebeldes em seu país, pois podem haver "outras personalidades" na Líbia, cuja opinião deve ser levada em conta.

"O que posso dizer é que já pensamos no fim da crise. A operação militar não tem vocação de uma duração indefinida. Temos que impedir que Gaddafi agrida a população civil" e temos também o objetivo "de colocar as forças líbias a favor da democracia. E quando isso estiver feito, a intervenção militar poderá terminar", disse o ministro.

"É preciso identificar que personalidades (políticas) estão disponíveis", acrescentou Juppé.

Em relação ao comando político da intervenção internacional, Juppé considerou que "está bastante claro". "É uma operação das Nações Unidas", ressaltou.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: