[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 24 de março de 2011

#news #crime Brazil police filmed 'shooting boy' in Manaus












Video frame grab showing a police officer apparently pointing a gun at a boys head The footage was recorded by a private security camera

Related Stories

Five Brazilian police officers have been arrested after television stations broadcast a video in which some of them appear to shoot a 14-year-old-boy.

The footage - captured by a security camera in the city of Manaus - shows uniformed men pushing the teenager before shooting him in the chest.

The boy survived with several wounds and is now in a witness protection programme along with his family.

The incident happened in August but has only recently come to light.

The boy's family and the person in charge of the security camera, as well as the first reporter to see the footage, initially held the video back because they feared retaliation if it was made public, prosecutors said.

Amazonas state prosecutor Joao Bosco Sa Valente said the officers would face charges of attempted homicide.

"I have been fighting organised crime for 30 years, but every time I see those images I feel indignation and disgust," the prosecutor told the Brazilian newspaper Folha de Sao Paulo.

The images have attracted widespread media attention across Brazil.

Police officers in Brazil are frequently accused of using excessive force against criminal suspects, including extrajudicial execution.




Exibir mapa ampliado

Juiz decreta prisão preventiva de PMs que atiraram em adolescente

Decisão foi dada na tarde desta quinta-feira pelo juiz Antônio Bismarck. Todos os sete envolvidos já estão presos administrativamente desde quarta-feira (23)

Manaus, 24 de Março de 2011

Márcio Azevedo

PM atira friamente contra adolescente de 14 anos

PM atira friamente contra adolescente de 14 anos (Reprodução)

O juiz plantonista criminal Antonio Bismarck Leite decretou, na tarde desta quinta-feira (24), a prisão preventiva dos sete policiais militares da Força Tática que no dia 17 de agosto de 2010, agrediram, humilharam e atiraram contra um adolescente de 14 anos.

De acordo com o despacho do magistrado, a preventiva foi em acordo com a “brutalidade e violência das imagens que toda a sociedade assistiu”. “Para nos acautelarmos de qualquer investida contra a conveniência da instrução processual criminal; pela periculosidade dos indiciados, e para manter a segurança da aplicação da lei penal”, explicou o magistrado ao sustentar a decisão pela prisão dos PMs.

As prisões preventivas foram em favor de André Luiz Castilhos Campos, Wesley Souza dos Santos, Rosivaldo de Souza Pereira, Marcos Teixeira de Lima, Wilson Cunha, Alexandre Souza Santos e do cabo Janderson Bezerra.

Todos já estavam presos administrativamente desde a quarta-feira (23).


Schwarzenegger diz que é preciso aprender com erros ambientais

Em Manaus, James Cameron também afirmou que no Brasil soluções para energia devastam o meio ambiente mesmo quando são verdes

Maria Fernanda Ziegler, enviada a Manaus* | 24/03/2011 14:35 - Atualizada às 20:07


Foto: Ag.News

Arnold Schwarzenegger brinca com óculos escuros durante coletiva no Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus

O ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger disse em coletiva de imprensa, no Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus, que a água é uma boa fonte de energia renovável. No entanto, foi cauteloso ao defender as hidrelétricas. Para ele, devemos criar uma forma de nos redimir dos séculos em que usamos combustível fóssil como fonte de energia. “Muitas pessoas estão morrendo por causa disto. Podemos eliminar o uso do combustível fóssil e usar outros tipos de energia como solar e eólica. Mas estamos aqui para aprender uma solução”, disse, respondendo às perguntas dos jornalistas, enviadas à produção do evento por escrito.

Leia também:
Especial: Construção da usina de Belo Monte mobiliza população da região de Altamira
Schwarzenegger chega a Manaus e sobrevoa Rio Xingu

Schwarzenegger e Cameron preparam manifestação contra Belo Monte

Schwarzenegger demorou para responder as perguntas dos jornalistas, agradecendo à organização do evento e principalmente ao seu amigo, o cineasta James Cameron, diretor de Avatar, que também participa do Fórum.

Cameron foi menos político quando o assunto foi o projeto da hidrelétrica de Belo Monte. “No Brasil soluções devastam o meio ambiente mesmo sendo soluções verdes. Precisamos aprender e ter um comprometimento pessoal e cobrar do governo”, disse. Mais tarde, em um mesa redonda elaborada pelo evento, Cameron foi questionado sobre o que achava de Belo Monte e então assumiu ter tido "arrogância ao tentar influenciar um debate que é brasileiro". Para a mesma pergunta, Schwarzenegger, se esquivou e disse que "não seria inteligente da parte dele responder esta pergunta".

Ainda sobre o assunto das hidrelétricas, o ex-governador californiano afirmou que é necessário antes saber como lidar com as pessoas e animais que precisam ser retirados das áreas onde se constroem hidrelétricas. “Nos EUA, nos não temos uma política ambiental por causa da briga de democratas e republicanos. E eu estou tentando fazer com que trabalhem junto para termos um futuro verde". Já James Cameron cobrou do Brasil maior uso de energia solar e comparou o país com a Alemanha, “que não está na linha do equador e faz um uso muito grande deste tipo de energia”, disse.

Perguntado sobre como salvar o mundo, Schwarzenegger foi bem humorado: “Claramente você está falando sobre ficção científica. Entraríamos em uma maquina do tempo podemos voltar e reconhecer nossos erros e consertá-los. É importante entender o que foi feito. Unir os países para podermos trabalhar juntos e saber comunicar para a massa. Precisamos criar a idéia de ecológico ser mais sexy. Não importa a meta que estabelecemos, é preciso trabalhar o engajamento das pessoas”, disse.

Sobre dicas verdes, Cameron falou que é preciso é aprender as respostas: “Precisamos ver nossos problemas ambientais e saber as respostas. E ter um comprometimento que os problemas”.

No fim da coletiva, o ex-governador, relembrando seu sucesso no filme "O Exterminador do Futuro" colocou um óculos escuros e disse “Hasta La vista, Baby. I”ll be back”.

*A repórter viajou a convite da organização do evento.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: