Praia - O presidente da República de Cabo Verde propôs esta quarta-feira, na cidade portuguesa de Coimbra, o nome de Lula da Silva para o Prémio Nobel da Paz 2011.
Pedro Pires prometeu aplicar toda a sua influência junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para que seja a organização a propor o nome do ex-Presidente brasileiro ao Comité do Nobel da Paz, em Oslo.
O chefe de Estado cabo-verdiano justificou a sua posição por Lula da Silva ser um adepto da paz, que muito fez para a estabilidade da América do Sul e de África.
Pedro Pires destacou também o empenho do ex-Presidente brasileiro no reforço das relações bilaterais entre Cabo Verde e o Brasil e ainda a visibilidade internacional que deu à CPLP.
O Presidente de Cabo Verde fez as declarações esta quarta-feira, depois de ter assistido à cerimónia de doutoramento honoris causa de Lula da Silva, na Universidade de Coimbra, que também, no passado, já entregou o mesmo título a dois ex-Presidentes cabo-verdianos, Aristides Pereira e António Mascarenhas Monteiro.
Esta quinta-feira Pedro Pires vai à Assembleia da República portuguesa agradecer aos deputados o seu trabalho para a consolidação das parcerias existentes entre Cabo Verde e Portugal e, na sexta-feira, será recebido em audiência pelo Presidente Cavaco Silva.
(c) PNN Portuguese News Network
2011-03-31 11:59:05
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário