[Valid Atom 1.0]

sábado, 31 de outubro de 2009

Obras em shopping em construção atingido por incêndio em SP prosseguem neste sábado


Publicada em 30/10/2009 às 19h42m

Marcelle Ribeiro - O Globo, SPTV e Jornal Hoje Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em incêndio em shopping em obras na Vila Olímpia - Luciana Bonadio/G1

SÃO PAULO - A administração do Shopping Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, informou que apenas a loja que foi atingida por um incêndio na manhã desta sexta-feira ficará interditada. No acidente, um operário morreu carbonizado e outros quatro ficaram feridos. Segundo a assessoria de imprensa do centro comercial, as obras foram interrompidas, mas como uma avaliação técnica atestou a integridade da estrutura e das instalações, os trabalhos de construção terão prosseguimento neste sábado.

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Ele teria começado com uma faísca de um maçarico usado nas prateleiras que atingiu materiais inflamáveis (lã de vidro e papel) durante a obras. Para a Defesa Civil, o incêndio teria sido causado por um curto-circuito, que teria provocado uma explosão e em seguida o incêndio.

Em nota, a assessoria do centro comercial informou que a loja do primeiro piso do Shopping Vila Olímpia estava sendo montada quando o incêndio começou, por volta das 9h30m desta sexta-feira. O fogo teria sido prontamente controlado pela Brigada de Incêndio da obra do empreendimento e o sistema de sprinkler começou a funcionar ao mesmo tempo em que a brigada trabalhava para conter as chamas.

Segundo a assessoria do shopping, no momento do incêndio, cinco funcionários da Totus Engenharia, empresa responsável pela montagem da loja, travalhavam no local. O shopping lamentou a morte de um dos operários e informou que os outros quatro que ficaram feridos foram hospitalizados e não correm risco de morte. Um dos feridos foi levado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar para o Hospital das Clínicas, com queimaduras na região do peito.

O shopping Vila Olímpia fica na Rua Fidêncio Ramos, 384. Cerca de dez carros dos bombeiros foram enviados para o local. De acordo com o corpo de bombeiros, o incêndio já havia sido controlado quando os homens da corporação chegaram ao centro comercial.

O shopping é administrado pela empresa Multiplan, a mesma que cuida do Morumbi Shopping, Shopping Anália Franco, Ribeirão Shopping e Shopping Santa Úrsula, todos no estado de São Paulo. Segundo o site da Multiplan, o Shopping Vila Olímpia estava previsto para inaugurar em novembro deste ano. Ele terá cerca de 200 lojas, cinemas, teatro e centro gastronômico.

Segundo a prefeitura, o shopping teve a construção aprovada pelo município em 16 de fevereiro de 2007. Segundo a prefeitura, a obra é regular. O prédio tem oito andares, cinco subsolos e seis mezaninos.

Ainda na manhã desta sexta, um princípio de incêndio atingiu o canteiro de obras da Linha 4-Amarela do Metrô, no Centro . Um operário passou mal ao inalar fumaça e foi socorrido ao pronto-socorro da Santa Casa.

Nas últimas semanas outros shoppings de São Paulo passaram por problemas. No dia 10 de outubro, um incêndio no teto do Shopping Bourbon, um dos maiores de São Paulo, na Pompeia, zona oeste da capital, provocou pânico entre as pessoas que faziam compras no local. As atividades do centro de compras foram suspensas por cerca de 15 minutos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um conjunto de telhas de fibra que estava armazenado no último andar do shopping, no estacionamento. As chamas se alastraram rapidamente e foram contidas pelos bombeiros.

O incêndio ficou restrito a uma área de cerca de dez metros quadrados. Uma pane no exaustor de uma loja do terceiro andar pode ter gerado faíscas e queimado as telhas.

No dia 24 de outubro, um acidente na obra de expansão do shopping SP Market, na Marginal Pinheiros, zona Sul de São Paulo, deixou quatro operários feridos. Uma estrutura metálica, que funciona como uma espécie de andaime de sustentação, e uma laje de cerca de 400 metros quadrados desabaram . A queda foi de uma altura equivalente a dois andares. Pelo menos 20 funcionários trabalhavam na obra no momento do acidente, mas a maioria conseguiu escapar antes do desabamento.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters