[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 26 de março de 2010

Senadora colombiana chega ao Brasil para buscar reféns das Farc

SÃO PAULO (Reuters) - A senadora colombiana Piedad Córdoba, que lidera os esforços para a libertação de reféns das Farc, já está no norte do Brasil, de onde partirá uma missão que receberá dois reféns mantidos pela guerrilha na região de floresta da Colômbia, confirmou o Comitê Internacional da Cruz Vemelha (CICV) na noite desta sexta-feira.
O governo brasileiro, que no início de 2009 participou da missão de entrega de outros seis reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, emprestará dois helicópteros e os militares para a missão humanitária.

Segundo a delegação regional do CICV no Brasil, o avião pousou em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, por volta das 19h30 (horário de Brasília), trazendo de Bogotá a senadora do Partido Liberal, o bispo da região de Magangué, monsenhor Leonardo Gómez Serna, um integrante da organização "Colombianos e Colombianas pela Paz" (CCP), Hernando Gómez, além da delegada do CIVC na Colômbia, Roberta Falciola.

Os integrantes da missão irão pernoitar na cidade amazonense, de onde deverão partir às 8h da manhã do sábado em direção à região de floresta da Colômbia para dar início à operação, a bordo dos helicópteros do Exército brasileiro.

O representante do CICV para Brasil e Cone Sul, Felipe Donoso, também participará da missão que receberá os reféns e já está em São Gabriel da Cachoeira, informou sua assessoria de imprensa.

A expectativa é de que a ação humanitária aconteça em duas etapas, uma no domingo e outra na terça-feira, em duas localidades colombianas diferentes --Villavicencio e Florencia--, uma para cada refém.

O processo para a libertação do suboficial Pablo Emilio Moncayo e do soldado Josué Daniel Calvo avançou nesta semana depois de as Farc aceitarem um protocolo com as garantias de segurança por parte do governo da Colômbia.

As Farc adiaram, no entanto, a entrega dos restos mortais do policial Julián Ernesto Guevara, que morreu em cativeiro, que aconteceria simultaneamente com a libertação dos dois reféns.

(Reportagem de Bruno Marfinati)





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters