[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 26 de março de 2010

Promotor estranha emoção de casal na TV


Laura Diniz


"A única novidade da entrevista que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá concederam anteontem ao Fantástico, da Rede Globo, foi, na opinião do promotor Francisco Cembranelli, ‘a emotividade, não observada quando interrogados pelas autoridades policiais’. Nos depoimentos, Anna Carolina pouco se emocionou e Nardoni chorou ao ver fotos da filha desde a infância até o laudo necroscópico.

Na TV, Alexandre e Anna Carolina disseram, entre outras coisas, que o relacionamento da família era harmonioso, que nunca encostaram um dedo na menina, que o sonho de Isabella era morar com eles e que são ‘totalmente inocentes’. Evitaram dar detalhes sobre o dia do crime, não mencionando fatos importantes ligados à morte de Isabella que pudessem, até mesmo, servir de provas a favor deles.

Ao Estado, o promotor Cembranelli disse que nada muda no caso com a entrevista, já que o casal repetiu a versão da negativa de autoria e comentou apenas informações periféricas, mal falando sobre o crime. Cembranelli afirmou que ‘eles não responderam o que a população gostaria de saber’, referindo-se à indagação de como justificariam a presença de sangue no carro. A resposta foi, assim como nos interrogatórios, ‘não sei’.

A escritora Ilana Casoy, especialista na elaboração de perfis criminais, notou que os dois ‘estavam constrangidos’, mas foram ‘corajosos’ ao tentar reverter o prejulgamento feito pela opinião pública. Mas criticou a exposição exacerbada do caso. ‘Isso não é plebiscito. O caso será decidido no Tribunal do Júri, se eles forem pronunciados.’

Para o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, a entrevista legitima o julgamento do casal pelo povo. ‘O público tem o direito de saber das coisas, mas há que se respeitar o sistema de Justiça. Acredito que o réu deve falar apenas para a Justiça’, afirmou. ‘Nossa Justiça tem um sistema de freios. É ele que pune, mas é ele que segura a execração pública, os linchamentos e a justiça com as próprias mãos.’ Para o advogado, que não viu a entrevista, ao dar satisfações ao povo pela TV, o casal autoriza que as pessoas os julguem.

O jurista Tales Castelo Branco acredita que as declarações de Nardoni e Anna Carolina ‘não alterarão absolutamente nada’ na cabeça das pessoas. Segundo ele, é possível apenas que a entrevista aumente o rancor de quem já os prejulgou e condenou."



Jovem reclama de pré-julgamento e gera confusão em frente ao fórum

Um jovem que protestava em frente ao Fórum de Santana, na Zona Norte, reclamando do pré-julgamento do casal Nardoni causou um princípio de confusão no local por volta das 16h desta sexta (26).

Manifestantes que clamam por justiça e pedem a condenação de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá se revoltaram com a atitude e partiram para cima do jovem.

A Polícia Militar teve de intervir e levar o jovem para dentro do fórum, em segurança. (Por Juliana Cardilli)


LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters