[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 4 de março de 2010

Record deleta logo de hospital em entrevista


Ricardo Feltrin
Colunista do UOL

Usando mesmo recurso observado na Globo em duas ocasiões, a Record está radicalizando na eliminação da presença de marcas e logotipos espalhados em área urbana --e que porventura sejam captados em entrevistas.

O recurso, uma espécie de “cleaner”, borra a imagem do logotipo da empresa ou instituição, embaça a marca. O efeito, óbvio, chama a atenção de telespectadores, pois há reação àquela estranha textura que surge no vídeo. A medida, na verdade, chama ainda mais a atenção do telespectador para a marca que se tenta esconder.

Na última sexta-feira, na Record, o recurso foi usado duas vezes numa mesma matéria. Uma repórter entrevistava o cantor Luciano e o médico do hospital Pro-Matre. Ambos falaram do nascimento das filhas do cantor, prematuras e ainda internadas. Os dois deram entrevistas em frente ao hospital, mas a marca da instituição foi “deletada”.

Procurada, a GCRecord limitou-se a dizer que o recurso foi usado “não em uma reportagem jornalística, mas em uma matéria de entretenimento”.

Além de Globo e Record, Amaury Jr., na Rede TV!, tem feito o mesmo em algumas matérias.

Quem é legal

TV Brasil, de madrugada

Este colunista faz firme crítica do conteúdo e imagem da jovem e custosa estatal TV Brasil, mas uma coisa ali tem qualidade: a excelente programação da música clássica durante as madrugadas, quando o canal está fora do ar. Muitas obras encantadoras, compositores que fogem do clichê, como Elgar, Sibelius, Corelli e Strauss (o Richard, claro, porque o outro se tornou o próprio chavão do clássico)...

Quem Irrita

Conar (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária)

O famoso conselho tem histórico de sobriedade em seu papel de avaliar e mediar disputas e polêmicas publicitárias, entre outras incumbências. Mas, ao alegar apelo sexual excessivo na peça de uma determinada cerveja cabe-nos perguntar: Por que essa cerveja, Conar? Por que não as outras peças alcoólicas exibidas na TV aberta nos últimos dez ou quinze anos? Onde está a isonomia?




















LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters