[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vereadores abriram comporta na Usina: medida não serve para nada



Clique para ampliar ou ver outras fotos

Dedel e Wanderley comandaram a operação abre comporta na Usina

Os vereadores Josué Luiz de Oliveira, o Dedel e o presidente da Câmara de Atibaia, Wanderley Silva de Souza, participaram junto com um grupo de moradores de áreas alagadas, da abertura de uma das comportas da represa da Usina. Apesar de cientes de que a medida não teria reflexos nos alagamentos registrados em vários bairros na cidade, o grupo decidiu, por conta própria, aumentar a vazão da represa. O Atibaia News consultou três fontes diferentes para descobrir o que muda efetivamente com a abertura da Usina. Nada muda, segundo elas.

A represa da Usina recebe uma carga de 90 metros cúbicos de água por segundo. E libera a mesma quantidade por meio das comportas e do vertedouro (devido à cheia). A carga de água, segundo o Atibaia News apurou, é proveniente do Rio Atibaia e das sete micro-bacias que o formam. Dessas micro-bacias, as mais significativas são os córregos: Folha Larga (Jardim Maracanã); Onofre (Clube da Montanha) e Itapetinga (Grota Funda, que passa a se chamar Piqueri quando alcança a Estância Lynce).

De acordo com o técnico Ernesto Schaill, responsável pela obra de reforma da represa da Usina, todas as comportas da represa estavam abertas. “Apenas na unidade 2, a passagem era parcial”, explicou.

Para ser melhor compreendido, Ernesto apresentou um comparativo interessante à reportagem do Atibaia News. “Se você tem uma caixa d’água com um registro que funciona com duas polegadas e uma torneira de meia polegada ligada a ela, a quantidade de água que sairá pela torneira, será a mesma se o registro estiver aberto total ou parcialmente”, comparou. “Não adianta abrir todo o registro imaginando que vá sair quantidade maior de água, quando a capacidade é de meia polegada”, concluiu.

Em suma, todo o espaço que existe para a passagem de água na represa da Usina, conforme disse Ernesto, já estava preenchido pela água, independente da abertura da comporta ocorrida hoje e comandada pelo vereador Dedel e que teve o auxílio do presidente da Câmara (veja vídeo). Dedel não aparece nas imagens. Apenas um de seus colaboradores move o equipamento na hora da gravação. Dedel já estava em outro ponto da represa quando a reportagem do Atibaia News chegou no local.

Usina

A represa da Usina atualmente está sendo gerida por um empresário que participou de uma licitação. O empresário está reformando a usina hidrelétrica, na parte das turbinas de geração de energia. Questões de vazão não serão alteradas segundo o responsável pela obra, o técnico Ernesto. (AC)

Veja a movimentação para a desnecessária abertura da comporta da Usina.


Fonte: Atibaia News (www.atibaianews.com.br)



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters