[Valid Atom 1.0]

sábado, 2 de janeiro de 2010

Deslizamentos matam ao menos 30 em Angra dos Reis (RJ); buscas continuam neste sábado


Talita Boros
Do UOL Notícias
Em São Paulo
A chuva que castigou a cidade de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, e provocou dois grandes deslizamentos na cidade, já matou ao menos 30 pessoas, segundo informou o governo do Estado. Do total de mortos, 19 foram encontrados na praia do Bananal, na Ilha Grande, e mais 11 no Morro da Carioca, no centro da cidade.

As buscas por corpos e sobreviventes continuam neste sábado (2). De acordo com o vice-prefeito de Angra dos Reis, Essiomar Gomes (PP), 350 homens do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das policias Civil, Militar e Federal trabalham na operação de resgate. Segundo o Gomes, ainda há esperança de encontrar sobreviventes.
  • Divulgação/AP/UOL

    Foto da pousada Sankay antes e depois do deslizamento de terra em Ilha Grande. Estima-se que 40 pessoas estavam hospedadas no momento do acidente


De acordo com a assessoria do governo, o número de mortos pode ser ainda maior já que a tragédia ocorreu durante a virada do ano. Por isso, o número de visitantes nas casas que ficam na região do deslizamento e nas pousadas da cidade era alto. Ao todo, 52 pessoas morreram em todo o Estado em decorrência das chuvas nos últimos três dias.

Apostando e torcendo para que não chova mais no final de semana, a Defesa Civil minimiza o risco de novos deslizamentos. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteoreologia), as chuvas devem continuar neste sábado (2) na região de Angra dos Reis, mas com intensidade menor. A tendência é o tempo melhorar nos próximos dias, segundo o instituto.

Tragédia em Angra dos Reis



Do total de mortos até agora em Angra, 19 foram encontrados na praia do Bananal, na Ilha Grande, e mais 11 no Morro da Carioca, no centro da cidade. De acordo com a assessoria do governo, três corpos localizados no alto do Morro do Carioca estão em difícil acesso e só poderão ser resgatados no sábado (2) pela manhã.

Algumas das vítimas que morreram na Ilha Grande estavam hospedadas na pousada Sankay, uma das mais nobres do local. O governo do Estado não divulgou o número exato de pessoas que se hospedaram na Sankay. A pousada cobrava até R$ 490 por quarto.

As informações sobre irregularidades na construção e ampliação da pousada foram negadas pelo secretário de Obras da Prefeitura de Angra dos Reis, Ricardo Tebet. A administração municipal informou também que 80 casas foram interditadas e moradores foram retirados desses locais por questões de segurança. De acordo com a assessoria, o governo ainda não há balanço fechado sobre desalojados e desabrigados no município.

Dez pessoas foram resgatadas com vida na região dos deslizamentos. Todos os sobreviventes da praia do Bananal, em Ilha Grande, e do Morro da Carioca foram levados para hospitais do Rio e de Angra. Os corpos resgatados foram levados ao IML (Instituto Médico Legal) da cidade. Oito corpos ainda não identificados, provavelmente de turistas, segundo a assessoria do governo, foram levados para o IML do Rio.

MAPA COM LOCAIS DOS DESLIZAMENTOS DE TERRA

  • UOL

    Deslizamento de terra em Angra dos Reis deixou pelo menos 11 mortos no Morro do Carioca (1) e mais 19 na Praia do Bananal (2), em Ilha Grande


O prefeito do município, Tuca Jordão (PMDB), decretou luto oficial de três dias na cidade e cancelou todas as festas programadas para esta semana. Duas das principais festas de Angra, a procissão marítima que tradicionalmente ocorre no primeiro dia de cada ano e o aniversário da cidade, no dia 6, estão, portanto, canceladas.

A rodovia Rio-Santos tem ao menos cinco pontos de bloqueios, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Ajuda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o Ministério da Integração Nacional fique à disposição do governo do Rio de Janeiro para auxiliar no resgate às vítimas. O pedido do presidente foi feito diretamente ao ministro da pasta, Geddel Vieira Lima, por telefone.



Segundo a assessoria da Presidência da República, Lula, que está de férias na Bahia, determinou ainda que a Marinha também colabore no trabalho de resgate das vítimas em Angra dos Reis. Em conversa por telefone com vice-governador fluminense, Luiz Fernando Pezão, o presidente da República disse que está sensibilizado com a tragédia no estado e informou das medidas de ajuda do governo federal.

Outros locais
Em Magé, um casal de idosos que estava desaparecido desde a última quarta-feira (30) foi encontrado na tarde de hoje (1º) pelas equipes do Corpo de Bombeiros, na área de Piabetá. Eles foram soterrados em um deslizamento de terra seguido de desabamento. Com isso, o número de mortos no município chega a quatro.

As outras mortes ocorreram na capital (11) e nos municípios de Niterói (duas), Belford Roxo (duas), São João de Meriti (duas) e Duque de Caxias (uma).

*Com informações da Agência Brasil e da Folha Online







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters