[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Kassab diz que recuperação do lago da Aclimação será rápida


Publicidade

colaboração para a Folha Online

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta terça-feira que será rápida a recuperação do lago do Parque da Aclimação, que secou na noite desta segunda-feira (23) após uma forte pancada de chuva que atingiu a cidade.

O lago secou por causa de um problema no vertedouro, um canal artificial que controla o nível da água que entra pelo córrego Pedra Azul. O extravasor, equipamento que controla o fluxo de água, rompeu. Com o acidente, peixes, parte das aves e anfíbios que habitavam o lago morreram.

Em visita ao parque na manhã de hoje, Kassab atribuiu o acidente ao desgaste do material do vertedouro e disse que a recuperação não será difícil. "Falando como engenheiro, o projeto e a obra para recuperar o lago não são difíceis e serão executados o mais rápido possível", afirmou.

A prefeitura contratou uma empresa para investigar a causa do problema. Os resultados serão entregues até amanhã. Kassab afirmou ainda que obras que já estavam previstas no Parque serão antecipadas, para acelerar a solução do problema no lago.

A prefeitura informou que agentes da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente conseguiram recolher hoje parte dos animais que viviam no lago. Eles estão sendo levados ao parque do Ibirapuera, onde ficarão até a recuperação do lago da Aclimação.

Conforme a prefeitura, todas as aves aquáticas foram resgatadas, exceto por uma fêmea de cisne negro, que deve ser resgatada em breve.

O lago, de cerca de 33 mil metros quadrados, secou entre as 16h40 e as 17h30, após a forte chuva que afetou São Paulo. A prefeitura calcula que foram drenados cerca de 70 milhões de litros de água.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: