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domingo, 15 de novembro de 2009

Funcionários faziam obras não autorizadas na BR-116


Informações são de um boletim de ocorrência feito da delegacia de Embu
15/11/09 às 15:12 | Redaçao Bem Paraná


Um boletim de ocorrência, registrado por um engenheiro coordenador de tráfego da Autopista na delegacia de Polícia Civil de Embu (SP), região onde aconteceu o acidente no trecho Sul do Rodoanel da Régis Bittencourt, dá indícios do que pode ter sido a causa. Segundo ele, os funcionários das empreiteiras que constroem o trecho faziam obras na rodovia sem autorização da Autopista — concessionária que administra a rodovia — na última quinta-feira (12).

A obra estaria sendo feita no mesmo ponto onde as três pilastras de concreto desabaram, obstruíndo o trânsido sentido Curitiba São Paulo. O boletim foi lavrado para preservação de direito contra o consórcio, segundo as informações da delegacia. A empresa deveria ter sido avisada para que comunicar os motoristas que passavam no local.

A interdição da pista que foi feita por funcionários do consórcio com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda segundo o boletim, os guindastes seriam instalados na pista da rodovia para que pudessem içar as vigas.

Segundo a assessoria da Autopista, o boletim não é criminal, mas garante a isenção de responsabilidade da empresa caso algum acidente fosse provocado.

A Autopista disse ainda que o consórcio tinha autorização para colocação de dez vigas entre os dias 7 a 10 de novembro. No entanto, nos dias 7 e 8 a chuva impossibilitou que os trabalhos fossem feitos. No dia 9, um uma das máquinas apresentou um problema e no dia 10 foram colocadas as quatro vigas (três caíram no dia seguinte).

Acidente — As vigas, com 85 toneladas e 40 metros de comprimento cada uma, foram instaladas na rodovia no começo da semana. Na sexta-feira (13), elas despencaram de uma altura aproximada de 20 metros e atingiram um caminhão e dois carros. Três pessoas ficaram feridas.

As causas do acidente estão sendo investigadas tanto pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas quanto pelo Instituto de Criminalística de São Paulo, segundo as informações da Bandnews de São Paulo.O laudo da perícia do Instituto de Criminalística deverá ficar pronto em 30 dias.

Dersa — Segundo entrevista concedida neste sábado (14), as obras na região onde houve a queda das pilastras é de responsabilidade das empresas OAS, Mendes Júnior e Carioca. A Carioca é a mesma empresa responsável pela obra do viaduto do Fura-Fila que caiu na Vila Prudente, em abril de 2008. O lote cinco do Rodoanel, com 35 pontes e viadutos, tem mais de 18 quilômetros de extensão e representa 19,7% da obra.


Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








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