Publicada em 12/11/2009 às 23h59m
Marília MartinsNOVA YORK - Resultados da economia brasileira são destacados no exterior, mas o governo tem ajudado não só com medidas como também com propaganda. O jornal "New York Times" publicou nesta quinta-feira, em sua seção de negócios, um anúncio de duas páginas inteiras com material promocional que parecia simular uma reportagem sobre a economia brasileira. O título: "Brazil rising: an emerging economic super-power stakes its claim" ("Brasil cresce: uma potência econômica emergente reivindica a sua parte").
O texto do anúncio, patrocinado por grandes estatais brasileiras como Petrobras e Banco do Brasil, diz que a economia brasileira está vivendo um momento de dinamismo com a ofertas de oportunidades vantajosas para investidores americanos.
O texto, de propaganda e pago, não tem uma linha sequer sobre o apagão de terça-feira à noite, que atingiu 18 estados e mais de 60 milhões de brasileiros. É um material promocional, que apenas ressalta resultados positivos da economia pós-crise global.
"Nunca o momento foi tão propício para que empresas americanas invistam no Brasil", diz o texto do anúncio, redigido por Robert McGarney, um escritor free lancer que oferece seus serviços de redator pela internet e que já assinou mais de 1.500 textos, muitos deles em material publicitário que simula reportagens jornalísticas.
No material, especialistas são ouvidos
No material assinado por McGarvey, são ouvidos especialistas como Antonio Gil, presidente da Brazilian Association of Information Technology and Communication Companies (Brasscom) e Peter Firestein, consultor de empresas brasileiras em Nova York. Todos falam sobre o momento privilegiado da economia brasileira e de como seria interessante investir no Brasil.
Antonio Gil chega a dizer que o momento econômico do Brasil é tão propício que chegou a "recomendar ao governo brasileiro tornar o aprendizado da língua inglesa obrigatório nas escolas públicas do país".
Para ilustrar as duas páginas de anúncio, fotos da Estação da Luz, em São Paulo, do Masp, também em São Paulo, e de navios petroleiros apoiando o trabalho de prospecção no campo de Tupi, da Petrobras, na Bacia de Santos.
Em letras microscópicas, no pé do artigo, aparece um alerta para os leitores: este material não envolve a participação de repórteres ou de editores do "The New York Times".
O anúncio de duas páginas foi encomendado ao jornal pelo gerente do Banco do Brasil em Nova York e pelo escritório da Petrobras no Rio de Janeiro. O Departamento de Publicidade do "New York Times" não quis informar quanto cobrou por cada página de anúncio.
Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica
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