[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 19 de julho de 2011

Baião: Curso de Verão leva Queirosianos a estudar realismo na obra de Eça




Situada em Tormes, um lugar especial no imaginário queirosiano, a Fundação Eça de Queiroz vai promover entre 25 e 29 de Julho mais um encontro de estudiosos da obra do romancista português, desta vez subordinado ao tema “Formas do Realismo”.

O objectivo do XIII Curso Internacional de Verão, explica a sua coordenadora científica, Irene Fialho (membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz), é analisar as diferenças e coincidências entre as escolas realistas e naturalista enquadradas pela obra de Eça de Queiroz.

Nesse sentido serão analisadas obras de escritores e críticos literários seus contemporâneos como Fialho de Almeida, Teixeira de Queirós ou José Augusto Vieira, bem como a influência queirosiana no naturalismo espanhol, nomeadamente em Clarín e Pardo Bazan. As três sessões de trabalho diárias vão levar os participantes oriundos não só de Portugal mas de todo o mundo lusófono a analisar produções literárias até ao século XX.

Os trabalhos terão lugar na sede desta fundação situada em Santa Cruz do Douro, concelho de Baião sob a orientação de António Apolinário Lourenço (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Maria do Carmo Mendes (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho) e Izabel Margato (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Programa musical

Paralelamente ao programa cultural, este curso internacional de verão vai contemplar uma componente musical protagonizada pela Orquestra do Norte. Graças a uma parceria com a Câmara Municipal de Baião, os músicos daquela orquestra vão interpretar, na noite de 27 de Julho temas de Bartók, Grandjany, Ibert ou Dubois. Sob a direcção do maestro Ferreira Lobo, estarão os violinistas Alison Wyatt e Eduardo Rey Illán, Ana Ivanova (viola), Rosaliya Rashkova (violoncelo) e Emanuela Nicoli (harpa).








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: