[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ciclone extratropical pode provocar ventos de 100 km/h no RS


08 de fevereiro de 2011 12h17


Um ciclone extratropical deve se formar até a madrugada de quarta-feira no sul do Rio Grande do Sul. Estimativa feita por simulações de computadores indicam que as rajadas de vento poderão alcançar os 100 km/h na costa do Estado e do Uruguai até sexta-feira. As informações são da Climatempo.

Ciclones extratropicais são caracterizados por uma área de baixa pressão atmosférica intensa e normalmente associados a uma frente fria. Esse tipo de sistema é mais comum com frentes fria de outono e inverno e podem provocar fortes rajadas. Os ventos ao redor desta área de baixa pressão giram no sentido horário. Alguns ciclones extratropicais podem produzir bandas de nuvens que provocam chuvas com intensidade que varia de moderada a forte.

Este tipo de fenômeno é comum na costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil e não têm nenhuma semelhança com ciclones tropicais que atingem a Austrália nesta época do ano. Os ciclones tropicais, por sua vez, são fenômenos meteorológicos parecidos com furacões.

TERRA


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: