[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Oscar 2009 :Sai lista dos inscritos para brigar por vaga

'Última parada - 174' estréia em Jundiaí e entra na disputa para representar o Brasil no Oscar com 'Meu nome não é Johnny'

Publicada em 09/09/2008 às 12h34m

Bianca Kleinpaul
Cena de 'Última parada - 174', de Bruno Barreto/ Divulgação

RIO - Para entrar na pré-seleção de filmes que concorrerão a uma vaga no Oscar, "Última parada - 174" vai ser lançado discretamente em uma sala de Jundiaí, São Paulo. Assim como "Tropa de elite" em 2007, o longa de Bruno Barreto ficará uma semana em cartaz (entre 12 e 19 de setembro) para atender os requisitos do Ministério da Cultura (MInC) e poder ser escolhido como o representante do Brasil.

"Última parada" fez estréia mundial no Festival de Toronto esta semana e será lançado no Brasil na abertura do Festival do Rio em 25 de setembro. Entre os requisitos do MinC para aceitar a inscrição é a produção ter sido lançada entre 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008.

Outro filme que à primeira vista parece estranho na pré-seleção é "O passado", de Hector Babenco. A produção falada em espanhol foi aceita por ter diretor com residência permanente no país (Babenco nasceu na Argentina, mas é naturalizado brasileiro) e financiamento parcial da sua produtora, com endereço no país. A barreira pode ser em uma das cláusulas da própria Academia de Hollywood, que exige o elenco principal ser de origem do país de inscrição. No caso, o longa é encabeçado pelo ator mexicano Gael García Bernal e um elenco de vários países da América do Sul. O falecido ator Paulo Autran é o único brasileiro em cena.

Caberá à comissão escolhida pelo MinC decidir se o filme tenta a vaga ou não do Oscar.

Entre os destaques da pré-seleção está o filme nacional de maior bilheteria do ano, "Meu nome não é Johnny", "Estômago" e "Os desafinados".

No total, foram inscritas 14 produções nacionais na seleção do MinC para uma indicação brasileira ao Oscar de melhor filme de língua estrangeira. O longa-metragem que disputará uma das cinco vagas da premiação será divulgado dia 16.

A comissão que decidirá nosso representante será formada por profissionais da área audiovisual. São eles: Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cleber dos Santos, Silvia Maria Sachs Rabello, Maria Dora Genis Mourão, Giba Assis Brasil e Paulo Sérgio Almeida, e presidida pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin.

Selton Mello e Cleo Pires em 'Meu nome não é Johnny'/ Divulgação

Cabe aos organizadores da premiação nos Estados Unidos selecionar os cinco filmes, dentre títulos indicados por mais de 90 países, que concorrerão na categoria de melhor filme em língua estrangeira. A cerimônia de entrega do Oscar 2009 acontece no mês de fevereiro.

Veja aqui a lista completa de inscritos e clique aqui para votar no seu favorito representar o Brasil no Oscar:

1 - "A casa de Alice", de Chico Teixera

2 - "A Via Láctea", dirigido por Lina Chamie

3 - "Chega de saudade", dirigido por Laís Bodanski

4 - "Era uma vez", de Breno Silveira

5 - "Estômago", de Marcos Jorge

6 - "Meu nome não é Johnny", de Mauro Lima

7 - "Mutum", dirigido por Sandra Kogut

8 - "Nossa vida não cabe num Opala", de Reinaldo Pinheiro

9 - "Olho de boi", de Hermano Penna

10 - "Onde andará Dulce Veiga?", dirigido por Guilherme de Almeida Prado

11 - "O passado", de Hector Babenco

12 - "Os desafinados", dirigido por Walter Lima Júnior

13 - "O signo da cidade", de Carlos Alberto Riccelli

14 - "Última parada 174", de Bruno Barreto

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: