'Última parada - 174' estréia em Jundiaí e entra na disputa para representar o Brasil no Oscar com 'Meu nome não é Johnny'
Publicada em 09/09/2008 às 12h34m
Bianca KleinpaulRIO - Para entrar na pré-seleção de filmes que concorrerão a uma vaga no Oscar, "Última parada - 174" vai ser lançado discretamente em uma sala de Jundiaí, São Paulo. Assim como "Tropa de elite" em 2007, o longa de Bruno Barreto ficará uma semana em cartaz (entre 12 e 19 de setembro) para atender os requisitos do Ministério da Cultura (MInC) e poder ser escolhido como o representante do Brasil.
"Última parada" fez estréia mundial no Festival de Toronto esta semana e será lançado no Brasil na abertura do Festival do Rio em 25 de setembro. Entre os requisitos do MinC para aceitar a inscrição é a produção ter sido lançada entre 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008.
Outro filme que à primeira vista parece estranho na pré-seleção é "O passado", de Hector Babenco. A produção falada em espanhol foi aceita por ter diretor com residência permanente no país (Babenco nasceu na Argentina, mas é naturalizado brasileiro) e financiamento parcial da sua produtora, com endereço no país. A barreira pode ser em uma das cláusulas da própria Academia de Hollywood, que exige o elenco principal ser de origem do país de inscrição. No caso, o longa é encabeçado pelo ator mexicano Gael García Bernal e um elenco de vários países da América do Sul. O falecido ator Paulo Autran é o único brasileiro em cena.
Caberá à comissão escolhida pelo MinC decidir se o filme tenta a vaga ou não do Oscar.
Entre os destaques da pré-seleção está o filme nacional de maior bilheteria do ano, "Meu nome não é Johnny", "Estômago" e "Os desafinados".
No total, foram inscritas 14 produções nacionais na seleção do MinC para uma indicação brasileira ao Oscar de melhor filme de língua estrangeira. O longa-metragem que disputará uma das cinco vagas da premiação será divulgado dia 16.
A comissão que decidirá nosso representante será formada por profissionais da área audiovisual. São eles: Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cleber dos Santos, Silvia Maria Sachs Rabello, Maria Dora Genis Mourão, Giba Assis Brasil e Paulo Sérgio Almeida, e presidida pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin.
Cabe aos organizadores da premiação nos Estados Unidos selecionar os cinco filmes, dentre títulos indicados por mais de 90 países, que concorrerão na categoria de melhor filme em língua estrangeira. A cerimônia de entrega do Oscar 2009 acontece no mês de fevereiro.
Veja aqui a lista completa de inscritos e clique aqui para votar no seu favorito representar o Brasil no Oscar:
1 - "A casa de Alice", de Chico Teixera
2 - "A Via Láctea", dirigido por Lina Chamie
3 - "Chega de saudade", dirigido por Laís Bodanski
4 - "Era uma vez", de Breno Silveira
5 - "Estômago", de Marcos Jorge
6 - "Meu nome não é Johnny", de Mauro Lima
7 - "Mutum", dirigido por Sandra Kogut
8 - "Nossa vida não cabe num Opala", de Reinaldo Pinheiro
9 - "Olho de boi", de Hermano Penna
10 - "Onde andará Dulce Veiga?", dirigido por Guilherme de Almeida Prado
11 - "O passado", de Hector Babenco
12 - "Os desafinados", dirigido por Walter Lima Júnior
13 - "O signo da cidade", de Carlos Alberto Riccelli
14 - "Última parada 174", de Bruno Barreto
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário