[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 18 de março de 2011

Manifestantes protestam no Rio contra visita de Obama

Plantão | Publicada em 18/03/2011 às 20h41m

Reuters/Brasil Online

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Na véspera da chegada do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil, um grupo de manifestantes fez na sexta-feira um protesto na porta do consulado dos Estados Unidos no centro do Rio de Janeiro que terminou em tumulto.

O movimento foi organizado por grupos sociais e antiamericanos e contou com a participação de integrantes de alguns partidos políticos. Ele carregavam faixas repudiando a presença de Obama no país e uma delas dizia "Obama go home" (Obama vá para casa).

O tumulto começou quando os manifestantes lançaram um coquetel molotov na fachada do consulado, atingindo um segurança que estava de plantão no local.

A Polícia Militar, que acompanhava o movimento desde a sua concentração na Cinelândia, local onde Obama faria um discurso, interveio. Houve correria e empurra-empurra. A situação ficou ainda mais grave porque os policiais lançaram gás de pimenta e lacrimogêneo contra os manifestantes.

Os grupos prometem novos protestos durante a passagem de Obama pela cidade no fim de semana. O presidente norte-americano estará no sábado em Brasília e no domingo no Rio.

"Vamos lavar com creolina e cloro a nossa Cinelândia após a passagem do líder do império", afirmou o coordenador da Central Sindical Popular, Miguel Malheiros.

Obama cancelou na sexta-feira o discurso que faria no domingo para populares na Cinelândia devido a preocupações com a realização de um evento ao ar livre. O discurso foi transferido para o Theatro Municipal.

"Nós íamos calçar sapatos velhos e quando nos aproximássemos de Obama, íamos jogar os sapatos nele, todos ao mesmo tempo", disse Wagner Vasconcellos, do Movimento pela Cultura e Riqueza do Brasil.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: