‘Um Mar de Contos’ para escritores dos 12 aos 17
Alto MinhoA Rede de Bibliotecas de Caminha está a apoiar e a divulgar o concurso literário ‘Um Mar de Contos’, que está a decorrer a nível nacional, e cujas inscrições terminam a 16 de Fevereiro.
Trata-se de uma iniciativa da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) para sensibilizar e mobilizar a sociedade para a importância do mar.
Esta iniciativa dirige-se aos jovens entre os 12 e os 17 anos, e visa encorajar o surgimento de novos talentos literários que se inspirem na grande riqueza que é o mar português, como o fizeram vários dos mais reconhecidos autores nacionais que consagraram o mar como um mundo privilegiado de aventuras, tragédias e histórias de amor de que são exemplo Luís de Camões, Fernão Mendes Pinto, Fernando Pessoa, Vergílio Ferreira e Sophia de Mello Breyner.
Assim, a EMAM e a Rede de Biblioteca de Caminha lançam o desafio a quem tem entre 12 e 17 anos. “Escreve sobre o passado, o presente ou o futuro”, “faz o relato de uma expedição científica ou de uma emocionante aventura de piratas. Conta a história de um peixe ou de um pescador, o que no caso do nosso concelho não é difícil, dadas as fortes ligações que temos com o mar, os peixes e os pescadores. Recorda um episódio que se tenha passado contigo na praia ou num barco”, “apela aos cuidados a ter com a poluição marítima, temática muita abordada nas campanhas de educação ambiental realizadas durante a época balnear pelo Município. Em suma: escreve sobre o que quiseres, mas escreve sobre o mar” são apelos dos organizadores.
O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis em www.emam.com.pt.
Os melhores trabalhos serão premiados. Consola Wii, equipamento de bodyboard, colecção de DVD “Mar é Azul” e Grande Enciclopédia do Oceano, são os prémios que serão entregues aos vencedores.
“A Rede de Bibliotecas de Caminha apoia e divulga o concurso, uma vez que Caminha é um concelho desde sempre ligado ao mar, ou seja, com fortes tradições e ligações ao mar e às suas gentes”, refere a autarquia na sua página da internet. Além disso, acrescenta, é um concelho muito procurado, na época balnear, por causa do mar e das suas praias. E, considera que essas mesmas tradições e o mar que banha o concelho podem servir de inspiração aos jovens talentos do concelho.
Universidade do Minho promove seminários
A Rede de Bibliotecas de Caminha está a promover a iniciativa Ciclos de Seminários mensais dedicados a autores portugueses. Os primeiros seminários temático decorreram, dia 26, com Luís Vaz de Camões como figura de destaque. Participado por cerca de 120 alunos e professores dos agrupamentos de escolas do concelho, os seminários, a cargo de Micaela Ramon, professora do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, decorreram na Biblioteca Escolar da EB2,3 /S de Caminha e na Biblioteca Municipal de Vila Praia de Âncora.
Este ano, ainda vão merecer destaque nestes seminários Eça de Queirós, Padre António Vieira, Cesário Verde e Fernando Pessoa. Os ciclos de Seminários Mensais dedicados a autores portugueses realizam-se no âmbito do acordo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Caminha e a Universidade do Minho, que visa o desenvolvimento de acções de formação e de colaboração técnico-científica e cultural nos domínios da língua e cultura portuguesas e, de um modo geral, das Letras, Artes e Ciências Humanas. Para o executivo camarário este acordo de cooperação com a Universidade do Minho representa mais um esforço do Município para melhorar os níveis literários da comunidade escolar.
www.correiodominho.com
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário