02/02/2011
Ana Magalhães e Livia Wachowiak Junqueira
do Agora
No país, 78.617 segurados esperam há mais de 45 dias uma resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para um pedido de revisão ou de concessão de benefício. Por conta da demora, esses segurados receberão o benefício --caso tenham direito-- com correção monetária.
A correção inflacionária é feita de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e está prevista na legislação previdenciária. O objetivo é garantir que o segurado não seja prejudicado com a demora da Previdência em analisar um pedido de benefício ou de revisão.
No Estado de São Paulo, 11.910 segurados esperam por uma resposta há mais de 45 dias. Se eles tiverem direito ao benefício, receberão a grana sem as perdas provocadas pela inflação do período. Além disso, receberão os valores acumulados desde a data do primeiro pedido no posto.
- Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quarta, 2 de fevereiro, nas bancas
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