[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PF procura prefeito suspeito de desvio no MA e apreende avião


03 de fevereiro de 2011 12h16 atualizado às 19h39


Foram apreendidos em São Luís um avião e um helicóptero de propriedade do prefeito. Foto: Polícia Federal/Divulgação

Foram apreendidos em São Luís um avião e um helicóptero de propriedade do prefeito
Foto: Polícia Federal/Divulgação


Eveline Cunha
Direto de São Luís

A Polícia Federal (PF) procura o prefeito de Barra do Corda (460 km de São Luís), Manoel Mariano de Souza (PV). Ele é suspeito de integrar um grupo que desviaria e se apropriaria de recursos públicos, além de realizar lavagem de dinheiro e cometer crimes contra a ordem tributária. Os agentes ainda procuram sua mulher, filho, genro e nora. Dentre as apreensões efetuadas de propriedade de Souza na capital na manhã desta quinta-feira, estão um avião e um helicóptero.

Até as 10h30 da manhã de hoje, a Polícia Federal havia prendido nove pessoas em Barra do Corda, região central do Estado. O prefeito e a mulher dele estão foragidos. A operação, batizada de Astiages, apurou que foram desviados aproximadamente R$ 50 milhões dos cofres públicos. As irregularidades seriam feitas em dois núcleos ligados ao prefeito: o familiar e um de apoio, que envolvia funcionários da prefeitura e lobistas.

Participam da Operação 100 policiais federais do Maranhão, Piauí e Brasília. Além das prisões, serão cumpridos 18 mandados de busca e apreensão. Na cidade de Barra do Corda foram apreendidos seis carros, seis caminhões baús e jóias. O material foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal, em São Luís.

"O crime principal é o de lavagem de dinheiro. Ele (prefeito) não tem como explicar a evolução patrimonial gigantesca em tão pouco tempo", afirmou o superintendente em exercício da PF no Maranhão, Eugênio Ricas.

Segundo o filho do prefeito, os advogados do político acompanharam os depoimentos dos presos no auditório da PF e disseram que só vão se pronunciar quando tiverem acesso ao processo.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: