[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Câmara de SP convoca audiência sobre aumento do ônibus




DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de São Paulo marcou para o dia 12 de fevereiro uma audiência pública sobre o aumento da tarifa do transporte público na cidade.

Movimento organiza "tuitaço" contra aumento do ônibus
Protesto contra tarifa de ônibus reúne cerca de 500 em SP
Biblioteca de SP reabre com protesto contra tarifa de ônibus
Protesto contra ônibus interdita avenida Paulista
Protesto contra aumento do ônibus termina em confronto

A decisão foi tomada após protesto de estudantes e integrantes do Movimento Passe Livre no plenário da Câmara, nesta quarta-feira.

A audiência será realizada na própria Câmara, às 9h. O secretário de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, será oficialmente convidado.

Em janeiro, a passagem foi reajustada de R$ 2,70 para R$ 3 --aumento de 11%. Para efeito de comparação, a inflação em 2010 na cidade foi de 5,83%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).


Luiza Mandetta/MPL
Manifestantes protestam na galeria do plenário da Câmara Municipal de São Paulo
Manifestantes protestam com faixas contra aumento do ônibus na galeria do plenário da Câmara Municipal de SP

PRESSÃO

Cerca de 150 estudantes acompanharam a sessão. Com faixas e palavras de ordem contra o aumento aprovado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), monopolizaram a sessão.

Eles reivindicavam a convocação do secretário para uma audiência. A proposta inicial era que ela ocorrer somente no dia 26, no Anhembi. Após pressão dos manifestante, apoiados no plenário pela oposição, foi fechado um acordo para o dia 12.

A oposição ameaçou aprovar projeto que tira do prefeito e repassa à Câmara a prerrogativa de autorizar o aumento --hoje é por decreto.

Para o Movimento Passe Livre, a convocação da audiência foi "uma importante vitória, um espaço relevante de questionamento da prefeitura acerca do aumento que, entretanto, só tem sentido com a continuidade e o crescimento da pressão popular com manifestações de rua".

Um novo protesto já foi convocado para esta quinta-feira, na avenida Paulista, a partir das 17h.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: