[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Itamaraty informa sobre vítimas de tremor no Haiti; veja telefones

O Ministério de Relações Exteriores informou nesta terça-feira que organizou uma sala de crise, com funcionamento 24 horas, para atender vítimas do forte terremoto que atingiu o Haiti. Relatos apontam que houve grande destruição na capital Porto Príncipe, que tem 1 milhão de habitantes.

Os seguintes telefones foram abertos pelo Itamaraty:

61 3411-8803/

61 3411-8805 /

61 3411-8808 /

61 3411-8817 /

61 3411-9718

ou 61 8197-2284.

Segundo testemunhas, o terremoto devastou o centro da capital, incluindo o Palácio Nacional, a Catedral e a sede das Nações Unidas. Fontes médicas dizem esperar centenas de mortos. O contato por telefone com o Haiti é difícil.

Em nota, o MRE informou que, de acordo com o encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu "sérios abalos", porém não houve vítimas entre os funcionários brasileiros. "Há informações de que algumas instalações militares da ONU sofreram danos", afirma.

O Brasil tem 1.266 militares na Força de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, dos quais 250 são da engenharia do Exército. Esses militares tiveram participação no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti.

Mais cedo, o MRE havia informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava "muito preocupado" com a situação dos brasileiros e do povo haitiano em geral e que esperava por informações mais concretas para definir quais providências seriam tomadas.

De acordo com o Ministério da Defesa, houve "ocorrência de danos materiais em algumas instalações usadas por brasileiros", porém os danos ainda não foram contabilizados. Em um comunicado, o ministro Nelson Jobim "expressou sua solidariedade ao povo do Haiti, [...] e exortou os militares brasileiros presentes naquele país a fazerem todo o esforço possível para minorar o sofrimento da população local".

Em entrevista à rádio CBN, o embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman, que está de férias em Brasília, diz que as informações que possui são de que houve danos sérios em inúmeros imóveis na capital. "As informações preliminares são de que há muitos danos a imóveis, mas ainda não há informações sobre feridos, eventualmente, ou até se houve mortes. Ainda não tenho essa informação", disse.

"Brasileiros estão bem, já tive essa informação. O escritório da embaixada teve muitos danos. Os militares brasileiros estão em uma planície onde não há construções altas, então ali não há tanto perigo. Mas a área da chancelaria sofreu bastante", afirmou o embaixador.
































































































































Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters