[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Forte terremoto atinge Haiti; instalações do Exército brasileiro são afetadas, diz Defesa


Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Atualizado às 0h28 de 13/01

O Haiti é o país mais pobre da América; saiba mais


Um grande terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o Haiti, o país mais pobre da América, por volta das 19h50 (horário de Brasília) desta terça-feira (12). Um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo a República Dominicana, Cuba e Bahamas chegou a ser emitido pelo Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico, mas já foi retirado.

Ainda não há números oficiais de vítimas e prejuízos, mas uma televisão local informou que diversos edifícios desabaram, inclusive o palácio presidencial da capital Porto Príncipe.

O Brasil comanda cerca de 7.000 soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem 1.266 militares na área, dos quais 250 são da engenharia do Exército.

O Ministério da Defesa divulgou nota na noite desta terça-feira (12), na qual informa que houve "ocorrência de danos materiais em algumas instalações usadas por brasileiros". O informe indica, entretanto, que o balanço desses danos será feito somente nesta quarta-feira (13).

"Os brasileiros estão bem, já tive essa informação. O escritório da embaixada teve muitos danos. Os militares brasileiros estão em uma planície onde não há construções altas, então ali não há tanto perigo. Mas a área da chancelaria sofreu bastante", disse o embaixador do Brasil no país, Igor Kipman, em entrevista à rádio CBN.

Um cinegrafista ligado à agência de notícias Associated Press disse que presenciou o desabamento de um hospital. Segundo o cinegrafista, o hospital desabou em Pétionville, subúrbio de Porto Príncipe, e era possível ouvir pessoas pedindo socorro.

Um repórter da agência Reuters afirmou que viu dezenas de mortos e feridos entre os escombros espalhados pelas ruas. "Tudo começou a tremer, as pessoas gritavam, casas começaram a cair... está um caos total", disse o repórter Joseph Guyler Delva.

De acordo com medição preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto aconteceu a cerca de 10 km de profundidade, a 22 km da capital haitiana, que tem mais de 1 milhão de habitantes. Um terremoto dessa magnitude é capaz de provocar danos graves. O terremoto foi seguido de outros tremores, sendo dois de magnitudes de 5,9 e 5,5.


O tremor foi sentido com força em quase todo o território da República Dominicana, país situado na ilha de Hispaniola, como o Haiti, e também no leste de Cuba, mas ainda não se sabe se provocou grandes danos, salvo cortes temporários no fornecimento de energia elétrica.

Em entrevista concedida à rede de televisão "CNN", o embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse que as consequências do terremoto pode ter tido proporções "catastróficas". "A única coisa que posso fazer agora é rezar e confiar em que o pior não aconteça", disse.

Veja localização de Porto Príncipe e Carrefour

  • Google Maps

    No quadrado menor abaixo, a localização de Bahamas, Cuba, Haiti e República Dominicana


"Estão todos muito assustados e abalados", disse Henry Bahn, funcionário do Departamento de Agricultura dos EUA que visitava o país. "O céu está cinza com poeira."
  • Reprodução AFP

    Imagem de satélite do Serviço Geólogico dos EUA mostra tremor no Haiti


"Definitivamente, peço a ajuda dos EUA", disse Raymond Joseph. O embaixador explicou que tentou ligar para funcionários de seu governo e que só conseguiu falar com um, que relatou "que as casas caíram dos dois lados das ruas".

Ajuda externa
O presidente dos EUA, Barack Obama, manifestou-se e disse que seus "pensamentos e preces" estão com o povo haitiano. "Estamos monitorando de perto a situação e estamos prontos para ajudar o povo do Haiti", disse, em nota. Também a República Dominicana e Venezuela já se comprometeram a ajudar o Haiti.

Um porta-voz do Itamaraty disse à BBC Brasil que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, já conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a situação no Haiti. Segundo o Itamaraty, "o presidente disse estar bastante preocupado com a situação dramática do país".

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, "expressou sua solidariedade ao povo do Haiti, (...) e exortou os militares brasileiros presentes naquele país a fazerem todo o esforço possível para minorar o sofrimento da população local".

Histórico de tremores na região
O terremoto desta terça foi um dos mais fortes já registrados no Haiti e na República Dominicana, que compartilham a ilha caribenha de Hispaniola.

"Desde o terremoto de 4 de agosto de 1946, que foi de 8,1 graus, não tínhamos registrado, pelo menos em nosso país, um fenômeno tão grande como este", afirmou o diretor do Instituto Sismológico Universitário da República Dominicana, Eugenio Polanco.

Outro forte terremoto no país ocorreu na noite de 22 de setembro de 2003, quando a terra tremeu a uma escala de 6,5 graus e derrubou um centro educativo, além de ter danificado seriamente outros prédios na cidade de Puerto Plata.

"Na ocasião, não ocorreu uma catástrofe nessa escola porque foi de noite e não havia alunos", afirmou Polanco.

*Com informações das agências internacionais e da Folha Online

Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters