[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Governo diz que bilhete único vale para ônibus com ar condicionado, mas site do sistema diz o contrário


Publicada em 13/01/2010 às 22h01m

Fábio Vasconcellos e Ruben Berta Nós e você. Já são dois gritando. Clique e participe Site do bilhete único informa que benefício não valerá em ônibus com ar-condicionado. Foto: Reprodução internet

RIO - A Secretaria estadual de Transportes divulgou nota nesta quarta-feira afirmando que o bilhete único, que está sendo implantado no estado, vale para todos os ônibus, inclusive aqueles equipados com ar-condicionado. A única exceção é o veículo tipo frescão, que não aceitará a nova tarifa.

Mas no próprio site oficial do Bilhete Único- onde o usuário pode obter informações sobre o modelo tarifário, em que consta, inclusive, a logomarca do governo do estado - lia-se, até o fim da manhã desta quarta-feira: "ônibus com tarifas especiais e/ou com ar-condicionado não estão incluídos no bilhete único". No fim do dia, o texto foi alterado para "todos os ônibus intermunicipais urbanos, sem e com ar-condicionado, aceitarão o Bilhete Único. Não aceitarão o bilhete apenas os ônibus classificados como tarifa especial, os chamados frescões."

Ônibus com bilhete único terão adesivo de identificação

A Fetranspor informou, por meio de sua assessoria, que irá colocar adesivos nos ônibus que estarão enquadrados no sistema de bilhete único para poder facilitar a identificação pelos usuários. Segundo a entidade, o benefício valerá para todos os coletivos chamados de convencionais, ou seja, urbanos com duas portas e roleta, sejam com ou sem ar-condicionado.

Ainda de acordo com a Fetranspor, o outro tipo de veículo, conhecido como rodoviário, sem roleta, com ou sem ar-condicionado, não será enquadrado no bilhete único desde que a concessão oferecida pelo Poder Público à empresa não tenha sido para utilização de ônibus convencionais.

Antes de publicar a reportagem desta quarta-feira que mostrava que os veículos com ar não aceitariam o benefício , O GLOBO consultou a Lei 5628, que instituiu o bilhete único. Quando define o tipo de modal que poderá ser usado, a lei diz que serão "ônibus convencionais, dotados de duas portas, de empresas com concessão ou permissão de linhas rodoviárias intermunicipais, delegadas pelo Estado do Rio de Janeiro". Em nenhum momento é lembrado que os usuários poderão usar o sistema nos ônibus com ar-condicionado.

O GLOBO procurou também uma fonte ligadas às empresas de transporte que são responsáveis por implantar o sistema. Ela explicou que ônibus convencional é sem ar-condicionado e, portanto, o bilhete único não vale para aqueles com esse equipamento.

Segundo a Fetranspor, existem atualmente na frota convencional intermunicipal 3.930 coletivos sem ar-condicionado e apenas 912 (18,9%) com o sistema de refrigeração. Em nota, a entidade também informou que "a Região Metropolitana do Rio de Janeiro compreende um total de 587 linhas de ônibus intermunicipais, das quais 518 estão integradas ao Bilhete Único".




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters