[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Brasileira diz ter sentido tremor na República Dominicana como "enjoo"


da Folha Online

A brasileira Eline Tanaka, 29, que vive há cinco anos em Santo Domingo, capital da República Dominicana, contou que levou um "susto" ao sentir o forte terremoto que atingiu o Haiti, nesta terça-feira. "Era 17h55. Senti como se estivesse enjoando. Tremeu bastante, foi em torno de 10 a 15 segundos", disse.

Arquivo Pessoal
Eline Tanaka, 29, que vive em Santo Domingo e sentiu o forte terremoto originado no Haiti
Eline Tanaka, 29, que vive em Santo Domingo e sentiu o forte terremoto originado no Haiti

Tanaka é farmacêutica e se mudou para o país por causa do trabalho do marido, também brasileiro, que é engenheiro civil. Neste podcast, ela conta que acompanha os desdobramentos do tremor por rádio, TV e internet e que os meios de comunicação dominicanos relatam que há lojas destruídas e que em locais como shoppings e supermercados houve corre-corre.

A República Dominicana chegou a ter um alerta de tsunami, mas ele acabou suspenso duas horas depois, sem que nada fosse registrado.

Centenas de pessoas telefonaram para programas de rádio informando terem sentido o tremor. O sistema de metrô de Santo Domingo foi fechado temporariamente, por precaução. Um jornalista da agência de notícias France Presse afirmou ter presenciado cenas de pânico, com pessoas saindo às ruas e rezando.

Luis Luna Paulino, diretor da Defesa Civil dominicana, afirmou aos meios de comunicação locais que não houve registro de danos ou de vítimas no país.

A agência oficial de notícias Antena informou que o tremor foi sentido, em Santo Domingo, às 17h52 e durou cerca de 34 segundos. Naquele país, o tremor teve uma magnitude de até 6,8 graus nas zonas mais afetadas, conforme a imprensa local.

O Centro de Operações de Emergências (COE), do governo dominicano, emitiu um alerta vermelho para 17 Províncias ao largo da costa do Atlântico e do Mar do Caribe, perante as ameaças de tsunami. O diretor do COE, Juan Manuel Méndez, pediu que a população deixe as zonas costeiras e mantenha a calma.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters