[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Forte terremoto provoca caos e destruição no Haiti


Plantão | 13/01 às 00h19 O GloboAgências Internacionais imagem obtida através do twitter mostra destruição no haiti - reprodução

RIO - Um forte terremoto de magnitude 7 graus na escala Richter atingiu o litoral do Haiti por volta das 17h de terça-feira (20h de Brasília). Uma réplica e uma tréplica de magnitudes 5,9 e 5,5 foram sentidas na região logo em seguida. Casas e prédios, entre eles o palácio do governo, desmoronaram logo em seguida. Ainda não há número oficial de vítimas, mas segundo relatos iniciais, dezenas de mortos e feridos estão sob escombros. O ministro da Defesa, nelson jobim, informou, através de nota, que algumas instalações usadas por brasileiros no haiti sofreram danos . Telefones fixos e celulares não estão funcionando, segundo o porta-voz do departamento de Estado dos Estados Unidos, Charles Luoma-Overstreet.

- O Palácio Nacional, os ministérios das Finanças, do Trabalho, de Comunicação e Cultura, o Palácio da Justiça e a Escola Normal Superior caíram - relatou um jornalista da TV Haitipal por telefone, de Porto Príncipe, à agência de notícias AFP.

( sede da missão da onu no haiti sofreu graves danos; funcionários estão desaparecidos )

Testemunhas, rádios e TVs locais relataram ainda o desabamento de um hospital em Pétionville, um subúrbio da capital; de construções de um aeroporto; de um hotel, do Parlamento; da catedral, além do bloqueio de estradas por destroços. A capital ficou coberta por uma espessa camada de poeira, que escureceu o céu após os desabamentos. Em entrevista à CNN, Frank Williams, da ONG World Vision Haiti, relatou que moradores atônitos gritavam pelas ruas procurando por parentes e escavando escombros em busca de sobreviventes.

O epicentro do terremoto foi dentro do território haitiano, a 10 quilômetros da cidade de Carrefour, perto da capital Porto Príncipe, a uma profundidade de apenas 30 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

( infográfico: tremor no caribe )

'Uma catástrofe de grandes proporções'

Segundo o embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Alcide Joseph, um assessor do presidente do país, René Préval, relatou por telefone, antes de as linhas serem cortadas, que "edifícios estavam desmoronando nas ruas à direita e à esquerda" do palácio, sem se referir a danos ao edifício. À CNN, Joseph disse que as únicas coisas que podia fazer ontem eram "rezar e esperar pelo melhor", e que se tratava de uma "catástrofe de grandes proporções".

- Tudo começou a tremer, as pessoas gritavam e as casas começaram a desabar. É um caos total - disse o jornalista Joseph Guyler Delva, da agência de notícias Reuters. - Vi gente sob os escombros, e vi gente morta.

Para Don Blakeman, um analista do Instituto Geológico dos Estados Unidos em Golden, no Colorado, um tremor tão forte como o sentido nesta terça-feira tem potencial para causar danos generalizados.

- Acho que veremos danos substanciais e vítimas.

imagem obtida através do twitter mostra destruição no haiti - reprodução

( está na área do tremor? envie seu relato, fotos e vídeos! )

Na República Dominicana, o segundo tremor foi sentido em San Juan de Managua e nas capitais de Santo Domingo e San Isidro. As pessoas deixaram suas casas imediatamente em busca de um lugar seguro.

- Em todos os lugares foram sentidos os efeitos do tremos. Não foi reportado qualquer dano, mas estamos monitorando os lugares mais vulneráveis - disse Luis Luna Paulino, diretor da Defesa Civil do país vizinho segundo a emissora Telesur.

Um alerta de tsunami foi emitido para partes do Caribe, incluindo o Haiti, a República Dominicana, Cuba e Bahamas, mas já foi cancelado, informou o Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico.

Segundo o embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman, todos os militares brasileiros que integram a missão de paz da ONU no país estão bem. Além dos militares, Kipman disse à CBN que há entre 50 e 60 civis brasileiros no Haiti, e que estes também estariam em lugar seguro. Kipman mora há dois anos no país, mas está no momento no Brasil e apenas recebeu relatos de sua equipe por telefone. Ele confirma que há danos severos em prédios da capital, mas não pode fornecer detalhes. De acordo com o embaixador, a área militar onde os brasileiros estão fica numa planície, sem muitas construções ao redor. Segundo o Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse preocupado com a situação dos brasileiros no Haiti, mas não passou orientações ao chanceler Celso Amorim.

imagem obtida através do twitter mostra destruição no haiti - reprodução

O Brasil lidera atualmente uma força de paz que conta com nove mil soldados, enviada em 2004, após a queda do presidente Jean-Bertrand Aristide. Nestes cinco anos, 13 mil soldados brasileiros já estiveram no Haiti. Atualmente, 1.266 militares brasileiros estão no Haiti.

EUA enviarão ajuda humanitária ao Haiti

Os Estados Unidos fornecerão assistência militar e civil ao Haiti, afirmou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou, mais cedo, que seus pensamentos e orações estão com a população do Haiti e que os Estados Unidos estão prontos para ajudar o país. Segundo funcionários da Casa Branca, Obama pediu que assessores se certificassem de que americanos no país estão a salvo. Os EUA têm cerca de 20 militares no Haiti à serviço da embaixada em Porto Príncipe. Obama também pediu que eles comecem a preparar ajuda humanitária para o país, caso venha a ser necessário.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters