[Valid Atom 1.0]

sábado, 21 de novembro de 2009

Telefônica se chamará Movistar no Brasil a partir de 2011


Mudança da marca é iniciativa global da empresa espanhola. Alteração passará a valer a partir de 2010 na Europa, segundo o jornal espanhol El País.

Por Redação da Computerworld

18 de novembro de 2009 - 12h48


A Telefônica anunciou nesta terça-feira (17/11), na Espanha, que mudará sua marca. A partir do próximo ano, a operadora passará a se chamar Movistar na Europa. No Brasil, no entanto, a mudança chegará apenas em 2011, informa o jornal espanhol El País. Segundo a assessoria de imprensa da companhia no Brasil, entretanto, "as discussões sobre o assunto no País acontecerão em 2010 e eventuais mudanças serão implementadas em 2011".

A marca Movistar será usada em todo o portfólio de produtos da empresa na Europa. Assim, o serviço de banda larga passará a ser chamado de Movistar banda larga, por exemplo. A marca Telefônica será utilizada exclusivamente como assinatura institucional.

Segundo Jaime Troiano, presidente da consultoria especializada em gestão de marcas, Grupo Troiano de Branding, trocar uma marca é um processo que só deve ser realizado em casos extremos. Isso porque a empresa tem de construir a nova marca e também apagar a antiga marca da lembrança de colaboradores, fornecedores e clientes.

Outro fator delicado é o custo e o tempo necessários para essa mudança. Segundo Troiano, o investimento neste processo está na casa de "centenas de milhões de reais" e exigirá pelo menos um ano para que a nova marca comece a substituir a antiga no mercado. "Mesmo assim, por muito tempo, muita gente vai continuar se referindo à marca antiga", observa.

Na avaliação de Troiano, a mudança da marca pode ser uma boa oportunidade para diminuir a distância entre a Telefônica e os consumidores brasileiros, provocando uma nova forma de relacionamento entre a empresa e seus clientes. "A Telefônica tem tido com seus clientes brasileiros uma relação meio tensa, de certo desconforto. Espero que mudança possa ser uma nova forma de se relacionar com o mercado brasileiro, de uma maneira um pouco mais amigável e parceira".

*Com reportagem de Fabiana Monte














Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters