[Valid Atom 1.0]

sábado, 21 de novembro de 2009

Entidades protestam contra a visita de Mahmoud Ahmadinejad




Manifestantes pedirão que o governo cobre explicações do presidente iraniano
21/11/09 às 12:50 | Agência Estado


Entidades ligadas a movimentos civis e religiosos vão protestar amanhã (22) e segunda-feira (23), no Rio e em Brasília, contra a visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad e as violações dos direitos humanos no Irã. Os manifestantes, organizados na recém-criada Frente pela Liberdade no Irã (FLI), pedirão que o governo cobre explicações do presidente iraniano, que será recebido segunda-feira (23) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Nós nos manifestamos contra o presidente que nega deliberadamente o Holocausto e prega o fim de Israel. Alguém que nega a história e que não fala de futuro não agrega nada ao Brasil", disse Boris Ber, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

O ato de amanhã (22) acontece às 11 horas, em Ipanema, nas esquinas da Avenida Viera Souto com a Rua Maria Quitéria, no Rio Em Brasília, o ato está marcado para as 12 horas, em frente ao Itamaraty. No domingo passado (15), aconteceu a primeira rodada de manifestações, com protestos em 15 Estados. Além de grupos israelitas, judeus, minorias iranianas, integram o movimento grupos de homossexuais, de negros e outras organizações sociais.

Em manifesto redigido pela entidade, eles acusam Ahmadinejad de impor restrições sobre a liberdade de expressão, de associação e de reunião, de perseguir e torturar ativistas dos direitos humanos, de executar crianças, de negar o Holocausto, de tentar acabar com Israel e contrariar acordos internacionais ao desenvolver estudos de armas nucleares.

"O manifesto resume os motivos que levaram grupos distintos a se reunir para protestar contra a possibilidade de o governo brasileiro buscar acordos com o Irã, sem que sejam expostas as reprimendas pelas políticas extremistas do visitante. O Brasil tem o compromisso de explicitar ao governo do Irã que não apoiamos sua ações internas", diz o documento.

"A visita do presidente Ahmadinejad deve acontecer, porque isso nos ajuda a denunciar os problemas que existem no Irã. Claro que há os que defendam que não haja qualquer aproximação", afirmou Flávio Rassekh, representante da Comunidade Bahai no Brasil.

O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Cláudio Lottenberg, repudiou a presença do iraniano no País. "Mahmoud Ahmadinejad despreza o diálogo e a democracia, dois ingredientes fundamentais para a busca da paz, da justiça e da segurança. Acreditamos que sua visita ao Brasil não responde aos interesses da construção da democracia em nosso País e tampouco envia a sinalização correta a um líder que, em vez de priorizar o diálogo, cultiva o confronto", disse, em carta da entidade.





Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters