[Valid Atom 1.0]

sábado, 21 de novembro de 2009

Declarado alerta vermelha no sudoeste colombiano por nova erupção do Galeras

Bogotá, 20 nov (EFE).- As autoridades colombianas decretaram hoje novamente o alerta vermelho na zona de influência do vulcão Galeras, situado no departamento de Nariño, fronteiriço com o Equador, após registrar-se uma nova erupção que não deixou vítimas, informaram porta-vozes oficiais.

Um comunicado de imprensa do Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) explicou que "o nível de atividade vulcânica de Galeras muda para nível vermelho", que é uma erupção iminente ou em curso.

Informação fornecida pelo Observatório Vulcanológico e Sismológico de Pasto explica que às 17h37 hora local (10h37 de Brasília) "se registrou uma erupção do vulcão Galeras de caráter explosivo".

O prefeito de Pasto, capital do departamento de Nariño, Eduardo Alvarado, disse a jornalistas que desde dias atrás se tinha dado a ordem de evacuação na zona rural.

"Na cidade há normalidade", precisou Alvarado, que disse que foram ativados todos os comitês regionais de emergência e acrescentou que se esperará a evolução do vulcão este fim de semana para determinar se se suspendem as atividades escolares nos próximos dias .

As autoridades também restringiram a passagem de veículos em horas noturnas pela estrada que rodeia o Galeras.

Dia 18 de janeiro de 2008 foi necessária a evacuação de cerca de 8 mil habitantes de Mapachico e Genoy, na zona rural de Pasto, a albergues próximos como medida de segurança depois de uma explosão do vulcão.

O Galeras está localizado cerca de 700 quilômetros ao sudoeste de Bogotá e é um dos 38 que há na Colômbia, dos quais quinze estão ativos.

Todos pertencem ao chamado "Cinturão de fogo do Pacífico", região na qual se encontra a maioria dos vulcões ativos do mundo.

O vulcão Galeras se reativou em 2004 e registra cada ano cerca de 19 sismos; a mais recente das erupções se registrou em 25 de março passado, embora não causou vítimas ou danos de consideráveis.





Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica





Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters