[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 31 de julho de 2008

SP tem julho mais seco em 65 anos, diz Inmet


O mês registrou índice pluviométrico zero no Mirante de Santana, na Zona Norte.
Frente fria deve provocar chuva na capital neste fim de semana.
Silvia Ribeiro Do G1, em São Paulo

São Paulo teve o mês de julho mais seco em 65 anos, segundo informou no final da tarde desta quinta-feira (31) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Não houve neste mês registro de chuva na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da capital.

O recorde é histórico já que, desde a instalação do mirante, em 1943, nunca houve um mês julho que registrasse índice pluviométrico zero. O menor índice verificado até então havia ocorrido em 1974, quando foi registrado 0,4 milímetro de chuva.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também não registrou chuva neste mês na capital, apenas uma garoa no dia 24. Entretanto, ela não foi suficiente para mudar o índice pluviométrico, que permaneceu no zero. Para o CGE, esse julho foi o mais seco desde que o centro começou as medições, em 1995.

De acordo com Esther Regina Ito, meterologista do Inmet de São Paulo, durante a maior parte do mês houve predomínio de massa de ar seco que impedia que as frentes frias chegassem à capital com força a ponto de provocar chuva.

Nesta quinta-feira, o Inmet registrou umidade relativa do ar de 25%. Na terça-feira passada (29), foi registrada a taxa mais baixa do inverno, de 19%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera tolerável a umidade acima dos 30%. Entre 20% e 30%, é considerado estado de atenção; entre 12% e 20% é verificado estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

Chuva à vista
Após o longo período de estiagem, o Inmet prevê chuvas no fim de semana na capital devido à passagem de uma frente fria. Desta vez, a massa de ar seco não conseguirá detê-la.

Já na sexta-feira (1º) deve chover no sul e no sudoeste do estado e, no fim de semana, as chuvas ocorrem por toda São Paulo, o que vai melhorar os índices de umidade do ar. Em razão da frente fria, as temperaturas vão cair no domingo (3) e na segunda-feira (4).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: