[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 31 de julho de 2008

PF e FBI prendem hacker brasileiro na Holand

a

Ele é suspeito de controlar computadores para cometer crimes na internet.
Investigação em parceria durou 4 meses; PF fez buscas no interior e no litoral.
Do G1, em São Paulo

A Polícia Federal realizou na terça-feira (29), em parceria com o FBI, departamento de investigações norte-americano, uma operação para prender um hacker brasileiro suspeito de controlar computadores para cometar crimes por meio da internet.

O suspeito foi preso na Holanda por policiais daquele país quando negociava a venda de acesso aos computadores que controlava. Por meio dessas máquinas, é possível fazer ataques contra bancos e servidores de computadores de grandes empresas.

A ação foi batizada de Conexão Holanda. Também foi preso um holandês e outro homem envolvido na fraude. Foram apreendidos documentos, dez discos rígidos, quatro notebooks, e 500 CDs e DVDs. Em São Paulo, a PF fez buscas em dois imóveis do suspeito em Taubaté, a 140 km de São Paulo, e Caraguatatuba, a 173 km.

A investigação durou quatro meses e foi realizada por agentes do FBI e policiais federais da unidade de repressão a crimes cibernéticos e da Superintendência Regional da PF em São Paulo. Com a apreensão dos computadores usados pelo hacker, a PF acredita que será possível saber o total de máquinas controladas e utilizadas nos golpes.

O golpe
Um hacker, por meio de e-mails ou sites, consegue instalar programas, conhecidos como malwares, em computadores que ficam sob o seu domínio. O usuário acaba nem percebendo a presença dos programas, já que na maioria das vezes a máquina não apresenta diferença em seu funcionamento.

Com a chamada rede de computadores zumbis (botnet), o hacker consegue realizar crimes pela internet, como o envio de spams e fraudes bancárias.

O criminoso também pode dar um comando para que todos os computadores controlados por ele acessem simultaneamente um site ou servidor de informações, o que torna o tráfego lento para os usuários comuns. Esse tipo de ação pode tirar o site ou servidor do ar.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: