[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novo sistema dá agilidade a processo de aposentadoria de policiais militares

06/04/2011


Curitiba - O processo de aposentadoria dos policiais militares vai ganhar mais agilidade com o sistema informatizado de emissão da certidão do tempo de serviço, lançado na segunda-feira (4). O programa, criado pela Polícia Militar em parceria com a Celepar, Paranaprevidência e Secretaria de Estado de Administração e Previdência (SEAP), diminui de 90 para 30 dias o tempo de trâmite do pedido.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, a rapidez para obtenção do benefício valoriza os servidores: “A agilidade do processo de aposentadoria dos policiais e bombeiros militares colabora para resgatar a dignidade e a cidadania. E com o sistema informatizado torna-se mais fácil para o policial saber quais são os seus direitos”.
A redução do prazo de trâmite do processo e a segurança na transferência de dados são os principais ganhos trazidos pela informatização do sistema de cálculo do tempo de serviço, segundo o diretor do Departamento Pessoal da PM, Coronel Carlos Alexandre Scheremeta.
A integração das informações entre os órgãos envolvidos no processo é o que permitirá que a aposentadoria dos policiais seja encaminhada com maior agilidade. “É um avanço importante, que abrevia a espera e a exposição a riscos dos policiais que já requisitaram a aposentadoria”, avaliou o presidente da Paranaprevidência, Jayme de Azevedo Lima.
O trabalho não informatizado também diminuirá, pois será necessária apenas a revisão dos dados do servidor antes de a aposentadoria ser confirmada. “Toda vida funcional do servidor, que já está no sistema, é repassada para a certidão de tempo de serviço”, explicou a diretora de Recursos Humanos da SEAP, Solange Busnardo Mattiello.
A informatização dos dados dos policiais está sendo feita por meio do programa Meta 4, criado pela Celepar em 2002 para administrar a vida funcional dos servidores estaduais. Os dados são enviados ao programa pelo Departamento Pessoal da PM, e recebidos pela Paranaprevidência para o cálculo dos valores de aposentadoria, antes de chegarem à Secretaria de Administração e Previdência para revisão e assinatura do ato e resolução do benefício.
Segundo a Celepar, 97% dos servidores já têm seus dados informatizados e a implementação do sistema está sendo feita por etapas. “As áreas de recursos humanos dos órgãos do Estado têm acesso ao sistema e conseguem inserir os dados dos servidores no programa”, esclareceu a gerente de Desenvolvimento da empresa, Maria Teresa Rodrigues Pahl.
Na apresentação do sistema, os bombeiros militares sargento Luis Omário Gomes e o cabo Sidnei Antonio Alves tiveram suas aposentadorias emitidas para demonstração do programa Meta 4. “É muito bom que o processo tenha melhorado”, afirmou o sargento. “Quando dávamos entrada no papel, não tínhamos certeza de que o processo daria certo. Hoje está bem mais seguro”, disse o cabo.
Com o novo sistema, o tempo de trâmite dos processos será acompanhado via internet. “O policial recebe um número de protocolo com o qual poderá acompanhar toda a tramitação do processo no portal do servidor”, informou o capitão Marcos Antonio Benetti, responsável pelo setor de movimentação de Departamento Pessoal da PM.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: