[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

#RIO : Número de mortos chega a 672, Helicóptero resgata 18 moradores que estavam isolados em Petrópolis



Eles foram examinados no Hospital de Campanha, e passam bem.
Número de mortos chega a 672, segundo as prefeituras.

Rodrigo Vianna Do G1 RJ

Aos poucos, as equipes de resgate chegam às áreas que ficaram isoladas após as chuvas dos últimos dias na Região Serrana do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (17), um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 18 moradores – 14 adultos e 4 crianças - da comunidade de Santa Rita, no distrito da Posse, em Petrópolis. Segundo a prefeitura de Petrópolis, eles estavam numa localidade considerada de risco. Todos passam bem.

Helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 18 moradores que estavam isoladosHelicóptero da FAB resgatou 18 moradores que estavam isolados (Foto: Divulgação / Prefeitura de Petrópolis)


A comunidade de Santa Rita fica na divisa de Petrópolis com Teresópolis. De acordo com a Aeronáutica, os moradores deixaram as suas casas e foram encaminhados para o Hospital de Campanha que foi montado em Itaipava, onde receberam atendimento médico preventivo (vacinação, medicamentos, curativos). De lá, eles foram levados para Teresópolis.

Cansados de esperar, moradores da comunidade Fazenda Alpina, em Teresópolis, decidiram enterrar os seus parentes, vítimas das chuvas, em covas improvisadas. A região ficou praticamente isolada após as tempestades dos últimos dias. Para chegar lá, só é possível a pé, caminhando por mais de duas horas.

Com pás e enxadas, os parentes enterraram ali mesmo a família: “Enterrar meu irmão, meu cunhado e minha sobrinha aqui é a atitude mais correta que eu posso fazer por eles. Não é o que eles merecem”, disse emocionado o irmão de uma das vítimas.

Número de mortos chega a 672

A tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana já causou 672 mortos desde terça-feira (11). Pelos últimos levantamentos dos municípios, são 318 mortos em Nova Friburgo, 274 em Teresópolis, 58 em Petrópolis, 20 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto.

Em Teresópolis, a prefeitura procura 177 desaparecidos. Em Petrópolis, há 26 desaparecidos, segundo a prefeitura. Em Sumidouro, há outros cinco. Já em Nova Friburgo, a prefeitura informou que não há levantamento sobre desaparecidos. O número de desabrigados e desalojados na região passa de 15 mil.

Já a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil informa que são 665 mortos no estado, sendo 312 em Nova Friburgo, 276 em Teresópolis, 58 em Petrópolis (incluindo corpos encontrados em São José do Vale do Rio Preto) e 19 em Sumidouro.

As duas mortes de São José do Vale do Rio Preto foram confirmadas pela prefeitura de Petrópolis, para onde foram transferidos os corpos e feita a identificação por familiares. A Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto informou nesta segunda-feira que ainda não tem registros de mortes de moradores da cidade. De acordo com a assessoria do município, os 6 corpos encontrados na cidade são de moradores de outras cidades e chegaram até lá pela correnteza do Rio Preto.

Segundo a Polícia Civil, 661 corpos já foram resgatados e identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal), sendo 275 em Teresópolis, 306 em Nova Friburgo, 56 em Petrópolis, 19 em Sumidouro, 4 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim. Com o corpo encontrado em Bom Jardim, passariam a ser 6 cidades com registros de mortos na Região Serrana, segundo a polícia. O G1 não conseguiu entrar em contato com a prefeitura de Bom Jardim.

Reforço de 700 militares

A Região Serrana recebeu o reforço de 700 militares de SP, MG e RS. De acordo com o Comando Militar do Leste (CML), são militares especializados na construção de pontes móveis.

Nesta segunda-feira, soldados do Batalhão Escola de Engenharia, de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, instalaram uma ponte no município de Teresópolis. Além de Teresópolis, partes dos municípios de Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto também estão isoladas depois que diversas pontes foram destruídas pelo temporal.

Tendas como as usadas após tsunami abrigarão vítimas das chuvas. Elas serão doadas por uma ONG, que trabalha em parceria com o Rotary Internacional. Cada barraca tem capacidade para dez pessoas e possui equipamentos de sobrevivência, cozinha separada, fogareiro, panelas, talheres, pratos, cobertor, purificador e armazenador de água.



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: