Em nova falha, candidatos conseguem acessar dados de outros inscritos no Sisu
DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO
Depois de travar no fim de semana, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) apresentou novos problemas nesta segunda-feira. Candidatos que acessavam a página podiam ver dados de outros inscritos, como nota e opção de curso, o que pode ser caracterizado como vazamento de informações.
Inscrições para o ProUni são adiadas para sexta
Prazo para inscrição do Sisu é estendido para quinta
MEC limita tempo de acesso ao Sisu
O sistema seleciona alunos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para vagas em universidades públicas e institutos tecnológicos. O prazo final de inscrição, prorrogado hoje por conta de decisão judicial, termina às 23h59 de quinta-feira (20).
O resultado sai no dia 24 e o período de matrícula dos aprovados vai de 27 a 31 de janeiro. As duas chamadas seguintes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.
A confusão no site foi relatada à Folha por alunos, que tentaram acessar o sistema para conferir seus dados e acabaram visualizando as informações de outros candidatos.
O Ministério da Educação admitiu o problema e disse que ele já foi resolvido. Ainda segundo o MEC, os candidatos não conseguiriam mudar a opção do curso feita pelos outros.
Por volta das 19h30, o MEC tirou do ar a página do Sisu para uma manutenção, que durou 30 minutos.
Até as 19h, o sistema há havia recebido cerca de 600 mil inscrições e chegou a ter 40 mil acessos simultâneos.
CALENDÁRIO
A mudança no cronograma do Sisu atendeu decisão judicial que também proíbe a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que integra o sistema, de reservar vagas para alunos do Rio de Janeiro.
Além disso, o ministério diz ter considerado ainda as dificuldades de alunos da região serrana do Rio de se inscreverem devido às chuvas. Quem morar nas cidades devastadas pelos temporais e for selecionado, receberá uma bolsa mensal de R$ 350 como ajuda de custo.
Para minimizar a dificuldade enfrentada por alguns alunos para entrar no Sisu, o MEC resolveu limita o tempo de acesso de cada estudante ao site para o tempo máximo de 20 minutos.
A ampliação do prazo do Sisu acabou por adiar também a inscrição do Prouni para sexta-feira (21).
Criado no ano passado, neste ano o Sisu unificou 83.125 vagas em 83 universidades e institutos federais. Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada curso. O estudante pode mudar de opção, caso tenha mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.
Com a AGÊNCIA BRASIL
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário