[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Página de inscrição do Sisu vaza informação de alunos na internet

Em nova falha, candidatos conseguem acessar dados de outros inscritos no Sisu


DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

Depois de travar no fim de semana, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) apresentou novos problemas nesta segunda-feira. Candidatos que acessavam a página podiam ver dados de outros inscritos, como nota e opção de curso, o que pode ser caracterizado como vazamento de informações.

Inscrições para o ProUni são adiadas para sexta
Prazo para inscrição do Sisu é estendido para quinta
MEC limita tempo de acesso ao Sisu

O sistema seleciona alunos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para vagas em universidades públicas e institutos tecnológicos. O prazo final de inscrição, prorrogado hoje por conta de decisão judicial, termina às 23h59 de quinta-feira (20).

O resultado sai no dia 24 e o período de matrícula dos aprovados vai de 27 a 31 de janeiro. As duas chamadas seguintes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.

A confusão no site foi relatada à Folha por alunos, que tentaram acessar o sistema para conferir seus dados e acabaram visualizando as informações de outros candidatos.

O Ministério da Educação admitiu o problema e disse que ele já foi resolvido. Ainda segundo o MEC, os candidatos não conseguiriam mudar a opção do curso feita pelos outros.

Por volta das 19h30, o MEC tirou do ar a página do Sisu para uma manutenção, que durou 30 minutos.

Até as 19h, o sistema há havia recebido cerca de 600 mil inscrições e chegou a ter 40 mil acessos simultâneos.

CALENDÁRIO

A mudança no cronograma do Sisu atendeu decisão judicial que também proíbe a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que integra o sistema, de reservar vagas para alunos do Rio de Janeiro.

Além disso, o ministério diz ter considerado ainda as dificuldades de alunos da região serrana do Rio de se inscreverem devido às chuvas. Quem morar nas cidades devastadas pelos temporais e for selecionado, receberá uma bolsa mensal de R$ 350 como ajuda de custo.

Para minimizar a dificuldade enfrentada por alguns alunos para entrar no Sisu, o MEC resolveu limita o tempo de acesso de cada estudante ao site para o tempo máximo de 20 minutos.

A ampliação do prazo do Sisu acabou por adiar também a inscrição do Prouni para sexta-feira (21).

Criado no ano passado, neste ano o Sisu unificou 83.125 vagas em 83 universidades e institutos federais. Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada curso. O estudante pode mudar de opção, caso tenha mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.

Com a AGÊNCIA BRASIL




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: