[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 24 de março de 2010

Caças não serão pagos no meu governo, diz Lula





da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o rei da Suécia, Carl Gustaf, sobre a licitação para compra de caças para a Força Aérea Brasileira, nesta quarta-feira. Porém, em entrevista coletiva, Lula reforçou que também discutirá isso com os demais possíveis fornecedores.

O presidente ainda ressaltou que a decisão será tomada "sem nervosismo", já que é ano eleitoral e ele pretende evitar a especulação política e também porque essa dívida não será paga em seu mandato.


O governo brasileiro irá escolher entre as propostas da empresa americana Boeing (pelos F-18 Super Hornet), da francesa Dassault (Rafale) e da sueca Saab (Gripen NG) para comprar 36 aviões-caça.


( CREDOOOOOOOO !!! A PRIMEIRA DAMA ESTA DEFORMADA !)



Jobim ignora FAB e mantém preferência por caça Rafale


da Folha Online

Hoje na Folha O ministro da Defesa, Nelson Jobim, desconsiderou o ranking da Aeronáutica em que o caça sueco Gripen NG ficou em primeiro lugar para renovar a frota da FAB e priorizou transferência de tecnologia de caças, informa reportagem de Eliane Cantanhêde, publicada neste sábado pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a reportagem, Jobim mandou de volta aos militares um relatório sucinto desqualificando as possibilidades de transferência de tecnologia tanto do caça sueco quanto do norte-americano F-18 e afunilando a escolha para o francês Rafale.

A base da justificativa do ministro, conforme a Folha antecipou em 4 de fevereiro, é que o F-18 é americano e o Gripen NG tem componentes dos EUA, como o motor, e ambos deixariam o Brasil vulnerável. Os EUA, que têm regras peculiares de transferência de tecnologia, já impediram a Embraer de vender os aviões Super Tucano à Venezuela por terem peças americanas.

Argumentando que a avaliação de Jobim foi a partir de informações objetivas pinçadas do próprio relatório da FAB, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, respondeu anteontem ao ministro que o Alto Comando (integrado pelos brigadeiros de mais alta patente) não tinha nada a opor.

Com isso, Jobim tem o caminho livre para finalmente anunciar o caça francês, o último no ranking oficial da Aeronáutica. O pacote do Rafale deve ficar em cerca de R$ 18 bilhões.

Leia a reportagem completa na Folha deste sábado, que já está nas bancas.



LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters