12 de novembro de 2009 • 14h08
E sua reportagem, a publicação cita cinco dos colaboradores das Farc no Equador. Os nomes, destaca o "Universo", foram obtidos após quatro anos de monitoramento das atividades de Núbia Calderón, conhecida como "Esperanza" e que seria da Comissão Internacional da guerrilha.
Segundo um documento "secreto" da Dipol, entre os colaboradores dos rebeldes no Equador estaria María Augusta Calle. A legisladora, eleita pelo movimento governista País, manteve contatos regulares com Calderón para a coordenação de eventos políticos da esquerda.
"Junto com ela, Wilson Sigifredo Basantes, professor do ensino médio, seria possível recrutador de jovens", acrescenta o jornal.
Outros contatos seriam Fouad Abdul Hamid El-Masri, de origem libanesa, e Lina del Rosario Enríquez Maya, cônsul colombiana na província de Carchi, "que teria ajudado ''Esperanza'' a relacionar o nome das Farc com integrantes do Congresso equatoriano", indicaria o documento da Dipol.
Outro citado é Luis Hernán Muñoz Pasquel, ex-presidente da Federação Nacional de Juízes do Equador, que, segundo a Dipol, "tinha contatos com líderes das Farc".
Em março, Muñoz admitiu que Núbia Calderón passava "de vez em quando" pelas instalações da organização usando o apelido de "Esperanza" e dizendo que era representante dos direitos humanos.
Calderón, acrescentou a Dipol, era a encarregada de coordenar a transferência de brasileiros, bolivianos, peruanos e equatorianos para as selvas do Putumayo, onde seriam "treinados em atividades terroristas e em técnicas de guerrilha em acampamentos das Farc".
Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica
Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia??? Sphere: Related Content