[Valid Atom 1.0]

domingo, 12 de julho de 2009

Os banais




Qui, 25/06/09

O assessor para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, explicou a declaração de Lula sobre a normalidade da eleição no Irã – onde o banho de sangue, para o presidente brasileiro, “é apenas uma coisa entre flamenguistas e vascaínos”.

“O presidente fez um comentário banal, a que foi dado um peso maior do que é normal”, declarou Garcia. Informou ainda que a nova metáfora futebolística de Lula foi uma coisa simples, “sem transcendência”.

O presidente Lula deveria perguntar à mãe da jovem Neda, morta com um tiro no peito quando se manifestava sobre a eleição, se a filha dela era Flamengo ou Vasco. E dizer-lhe que, na próxima encarnação, é melhor Neda ver o jogo pela TV.

Lula não fez por mal. Foi apenas banal. A banalidade é uma bênção. Ela deixa qualquer atrocidade com cara de anjo.

O gesto obsceno (top-top) de Marco Aurélio Garcia, comemorando a notícia de que o avião da TAM tinha um defeito no reverso – o que acaba de ser desmentido, mas não vem ao caso –, era também só um desabafo banal. A gravidade e a dor envolvidas no assunto ficam momentaneamente suspensas, como um habeas corpus para a grossura. Viva a banalidade.

Por que Lula foi banal ao se referir aos graves conflitos no Irã?

Porque estava só cuidando do calculismo terceiro-mundista de seu governo, que acha uma grande política de Estado dar tapinhas nas costas desses ditadores aloprados. Lula quer continuar de braços abertos esperando a visita do presidente do Irã, cancelada por ele para montar seu açougue eleitoral.

Desse ponto de vista, a morte dramática de Neda não passa mesmo de um carrinho sem bola. Cartão amarelo para Ahmadinejad. E não se fala mais nisso.




Loading...













Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: