[Valid Atom 1.0]

domingo, 12 de julho de 2009

Nova versão do Mozilla Firefox traz melhorias no desempenho do navegador



RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo

Atualmente a maior ameaça ao reinado do Internet Explorer, da Microsoft, o Mozilla Firefox está mais rápido.

Com a versão 3.5 no navegador gratuito, lançada na semana passada, melhorou a velocidade do carregamento de páginas e o desempenho de aplicativos on-line, como o Gmail.

Outro recurso novo é a navegação privativa --função que já é oferecida nas versões mais recentes de seus concorrentes (Internet Explorer, Google Chrome e Safari, da Apple).

Na navegação privativa, o Firefox não armazena rastros como histórico de páginas visitadas, lista de downloads e arquivos temporários. Para ter acesso a essa funcionalidade, clique em Ferramentas e em Iniciar navegação privativa.

Uma novidade imediatamente perceptível é o botão com um símbolo de adição (+), para abrir novas abas.

Por padrão, a barra de abas fica sempre visível no Firefox 3.5, mesmo quando há apenas uma ou nenhuma página aberta --o que não acontecia na versão anterior, a 3.0.

A mudança pode desagradar especialmente os usuários de netbooks, laptops ultraportáteis em que todo espaço é valioso devido às telas diminutas e de baixa resolução.

Para fazer com que a barra só apareça quando há mais de uma aba aberta, clique em Ferramentas e em Opções. Na categoria Abas, desmarque o item Sempre exibir a barra de abas.

Melhorou, na versão 3.5, a compatibilidade do Firefox com os padrões de desenvolvimento da rede --conjunto de parâmetros a serem seguidos por criadores de sites para que estes apareçam da mesma forma nos diferentes navegadores.

No teste Acid3, que mede essa capacidade, o Firefox 3.5 faz 93 de 100 pontos possíveis, ante 71 da versão anterior.

A lista completa de novos recursos do Firefox 3.5 pode ser vista, em português, em www.mozilla.com/pt-BR/firefox/3.5/releasenotes.

Para baixá-lo, vá a www.getfirefox.com. Há versões para Windows, Mac OS X e Linux. Se você tem uma versão anterior, clique em Ajuda e em Verificar atualizações.

Um dos trunfos do Firefox é a grande oferta de complementos (ou extensões) gratuitos, que podem acrescentar novas funções ao navegador.

Embora boa parte das extensões mais populares já seja compatível com a versão 3.5, algumas podem parar de funcionar se você instalá-la.




Loading...













Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: