[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Praga virtual captura dados financeiros de 600 mil pessoas

colaboração para a Folha Online

Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (31) apontou que uma praga virtual conhecida como Sinowal Trojan atingiu cerca de 600 mil pessoas nos últimos três anos. A pesquisa feita pelo RSA FraudAction Research Lab informa que informações de contas bancárias, e-mails e sites foram capturadas pelo cavalo de tróia.

Segundo os pesquisadores, o Sinowal Trojan é uma das mais "universais e avançadas" ameaças já criadas por fraudadores. Apesar de não saber indicar a origem desse cavalo de tróia, o levantamento verificou que o Sinowal já teve fortes laços com a gangue RBN (Russian Business Network).

Somente nos últimos seis meses, de acordo com o levantamento, o Sinowal roubou mais de 100 mil informações de contas bancárias no mundo.

"Bastou um único cavalo de tróia, operado por apenas um grupo, para ser capaz de infectar centenas de milhares de computadores, comprometendo e roubando informações das contas de seus usuários", diz a RSA.

Na acepção do termo, os cavalos de tróia diferem dos vírus. Seu processo de atuação, porém, já é considerado por empresas especializadas em segurança como "viral", pois alguns baixam arquivos que vão se reproduzir no PC ou se espalhar via e-mail.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: