[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Brasil e Cuba assinam contrato de exploração de petróleo

Medida prevê exploração e produção de petróleo em águas cubanas.
Inicialmente a Petrobras investirá US$ 8 milhões.



A Petrobras assinou nesta sexta-feira (31) um contrato de exploração e produção de petróleo em águas cubanas com a Cuba Petróleo. O contrato, assinado entre o presidente da petroleira brasileira, Sergio Gabrielli, e o diretor comercial da empresa cubana, Rafael Marias Batista, terá duração de 32 anos, sete deles destinados à prospecção, e 25 à produção.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em visita oficial a Cuba, participou da assinatura, que foi realizada no escritório da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos Brasileiros no Exterior (Apex Brasil). Inicialmente a Petrobras investirá US$ 8 milhões para prospecção de petróleo no Bloco 37, localizado na região de Varadero, no norte de Cuba.

Lula disse que o investimento da Petrobras em Cuba demorou para acontecer. “Não sei porque demorou tanto. Eu espero há seis anos e somente agora vejo acontecer”, salientou.

“Mas você pode estar certo, companheiro Raúl, que se existir petróleo a mil metros, a três mil metros, ou a sete mil metros nós vamos buscá-lo e transformá-lo em energia como fizemos com o pré-sal no Brasil”, prometeu Lula ao presidente cubano

O campo a ser explorado tem 1600 quilômetros quadrados e está entre 3 e 12 quilômetros da costa. O possível óleo a ser encontrado está a até 1600 metros de profundidade. O contrato prevê que a Petrobras avaliará, a cada 24 meses, sua participação no negócio e a viabilidade de produção de petróleo. Ao final do período de prospecção, a Cuba Petróleo poderá participar da produção pagando a parte dos investimentos desde o período inicial de exploração.

Este é o segundo contrato assinado entre a Petrobras e a petroleira cubana. O primeiro foi assinado em 2000, mas a empresa brasileira não conseguiu descobrir petróleo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: