[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lula diz que esperava há seis anos acordo com Cuba e revela vontade de se banhar em petróleo


Plantão | Publicada em 31/10/2008 às 15h09m

Eliane Oliveira - Enviada especial

HAVANA - Após participar da assinatura do contrato de partilha para exploração e produção de petróleo no mar de Cuba entre a Petrobras e a Cuba Petroleo (Cupet), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que esperava o fechamento do acordo há seis anos. Ele fez questão de ressaltar que o processo para estabelecer com solidez a extração no litoral é lento:

- O petróleo pode estar a 500 metros, mil metros, 7 mil metros, nós vamos buscá-lo e transformá-lo em energia. Da mesma forma como estamos transformando o pré-sal no Brasil - disse Lula, dirigindo-se ao presidente de Cuba, Raúl Castro.

Sobre extração de petróleo no Brasil, Lula afirmou que não tem como saber a quantidade exata de pré-sal, mas contou que ficou emocionado quando esteve no Espírito Santo, no campo de Jubarte, e tocou no petróleo que está a 4.375 metros de profundidade. Ele disse que pretende fazer o mesmo em março de 2009 no campo de Tupi, onde o petróleo está a 7.000 metros de profundidade:

- Tenho vontade de tomar um banho de petróleo, mas o (José Sergio) Gabrielli (presidente da Petrobras) disse que eu não posso, que é preciso tirar algumas substâncias químicas - brincou.

O presidente informou que há uma equipe técnica do Ministério de Minas e Energia em Cuba que está tentando restaurar o sistema elétrico do país após a temporada de furacões deste ano. Lula disse que o Brasil fará de tudo para ajudar os cubanos na questão e que o governo brasileiro vai doar 45 mil toneladas de arroz,

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: