[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Câmeras de Bangu 8 estavam desligadas quando Batman fugiu

Segurança mínima

Secretário de Administração Penitenciária admite que câmeras de Bangu 8 estavam desligadas durante fuga de Batman

Publicada em 31/10/2008 às 15h04m

Ana Cláudia Costa - O Globo e Aline Sysak - Extra

Secretário de Administração Penitenciária Cesar Rubens Monteiro é ouvido pelos deputados Marcelo Freixo, Alessandro Molon e Wagner Montes. Foto de Custódio Coimbra

RIO - O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, admitiu, na manhã desta sexta-feira, que as câmeras do presídio Bangu 8 estavam desligadas no dia em que o ex-PM Ricardo Teixeira Cruz, Batman, que faz parte da milícia Liga da Justiça , fugiu do presídio. A afirmação foi feita durante depoimento às comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), que apura as circunstâncias da morte do diretor do presídio Bangu 3-B , tenente-coronel José Roberto do Amaral Lourenço, há duas semanas. Durante a sabatina, ele foi questionado sobre a falta de segurança nos presídios, afirmou que a culpa da fragilidade da segurança na unidade é do ex-diretor, que foi exonerado no dia seguinte a fuga.

O ex-PM Ricardo Teixeira Cruz, o Ricardo Batman, fugiu pela porta da frente do presídio de segurança máxima Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8) na segunda-feira passada. Agentes que estavam de plantão no dia da fuga de Batman afirmaram que há menos de um mês, a maioria dos agentes penitenciários experientes de Bangu 8 foi substituída por servidores novatos. De acordo com um relatório feito nesta quinta-feira pelo Sindicato dos Servidores da Secretaria estadual de Administração Penitenciária (SindSeap), após vistoria nas unidades, quase todos os presídios do Rio têm falhas no sistema de monitoramento com câmeras, detectores de metais e guaritas .

Na quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Administração Penitenciária, Francisco Rodrigues, denunciou que uma falha na manutenção do sistema de câmeras que monitoram Bangu 8 pode dificultar as investigações da polícia . De acordo com ele, todas as câmeras do presídio estão quebradas e sem manutenção. As imagens da fuga de Batman, segundo ele, foram feitas pelas câmeras do presídio feminino Joaquim Ferreira de Souza, que fica próximo. Além das câmeras de Bangu 8, os bloqueadores instalados para evitar o uso de celulares por presos de Bangu 1, 2 e 3 e do Ary Franco (em Água Santa) não estariam funcionando.

A polícia deve divulgar ainda nesta semana o retrato-falado dos criminosos que ajudaram Batman a sair da prisão. Três agentes penitenciários estão entre os suspeitos de participação na fuga de Batman do presídio de Bangu 8 já foram identificados, de acordo com o site G1 . Segundo o telejornal RJTV, da TV Globo, eles estavam trabalhando no dia da fuga. O delegado Marcus Neves afirmou que a situação deles está cada vez mais complicada. Os três vão prestar um novo depoimento nesta sexta-feira. Eles podem ser indiciados pelo crime caso caiam em contradição.

Morte de diretor: quatro têm a prisão decretada

Sobre o assassinato do diretor de Bangu 3, tenente-coronel José Roberto do Amaral, o secretário voltou a dizer que era responsabilidade do diretor a fragilidade da sua segurança uma vez que dispensou por um ofício o PM que fazia sua escolta. O secretário apresentou o documento aos deputados e disse que o militar foi liberado porque iria fazer um curso.

Na quinta-feira, o juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da Vara Criminal de Bangu, decretou a prisão de quatro traficantes que seriam responsáveis pela morte do tenente-coronel José Roberto Lourenço, ex-diretor do presídio Bangu 3. Três dos bandidos já estão no presídio federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, cumprindo penas por outros crimes: Ronaldinho Tabajara, Aldair da Mangueira e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP. O quarto bandido, Luís Cláudio Correia, o Claudinho, também da Ladeira dos Tabajaras, como Ronaldinho, está foragido.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: